Sementes de Girassol


De Grão em Grão...

Sementes de girassol para melhor funcionamento intestinal, contém triptofano que ajuda no humor e proporciona um impulso na sua energia

Várias culturas têm desfrutado sementes de girassol a milhares de anos. Colhidas a partir de altos girassóis, as sementes podem ser comidas crus, torrada, ou utilizados para dar sabor e textura em uma variedade de refeições. Hoje, elas são muitas vezes saboreadas como um lanche saudável entre as refeições, dando um impulso de energia em um pacote conveniente. Apesar disto, muitas pessoas não estão familiarizados com os benefícios de comer sementes de girassol. Neste artigo, você vai entender que as sementes de girassol é uma poderosa fonte de vitaminas, minerais e outros nutrientes. Além disso, vamos explicar como sementes de girassol pode até proporcionar um ligeiro efeito relaxante no seu cérebro.

Uma rica fonte de vitamina E

A vitamina E é um dos antioxidantes mais aclamados, demonstrando ter um efeito poderoso contra a deterioração das células e efeitos contra o envelhecimento precoce. Ela impede a propagação desenfreada de radicais livres dentro do seu corpo, que causam danos celulares, responsáveis por uma grande variedade de problemas de saúde incluindo doença de Alzheimer, arteriosclerose, câncer, diabetes, distrofia muscular, doença de Parkinson e artrite reumatóide. A vitamina E defende todas as membranas celulares do corpo do estresse oxidativo, promovendo uma melhor saúde e sistema imunológico eficiente, combatendo microorganismos invasores, aumentando a vitalidade e virilidade masculina e feminina.

Fibra dietética para fácil digestão

As sementes de girassol é uma fonte de fibra dietética. Uma deficiência no consumo diário de fibra leva a uma série de problemas de saúde. Embora o valor recomendado de fibra seja de aproximadamente 30 gramas por dia, a maioria das pessoas deixam de consumir mais de 15 gramas diariamente. Isto pode causar problemas digestivos que leva ao aumento da toxicidade dentro do seu intestino. Ao comer sementes de girassol, você pode tirar proveito de um poderoso fornecimento de fibra dietética que seu organismo necessita, notando aquela tão sonhada mudança no funcionamento intestinal. Se o fizer, pode reduzir o risco de câncer, diminuir o seu colesterol e níveis de triglicerídios, ajudando na proteção cardiovascular.

Proteínas, hidratos de carbono e mais

Uma das razões pelas quais muitos atletas desfrutam sementes de girassol é que eles proporcionam uma oferta de proteínas e carboidratos. Ambos são importantes para a manutenção da energia. As sementes também podem estimular a liberação de glicogênio hepático pela corrente sanguínea. Porque glicogênio é uma forma de açúcar, este prevê um impulso adicional de energia rápida.

Seu corpo exige também um estoque de minerais, de modo a funcionar corretamente. Sementes de girassol é uma forte carga de recurso de magnésio, potássio, selénio, zinco, cálcio, fósforo e ferro. Também é riquíssima fonte de gordura “boa”, a poliinsaturada (ômega 6). Cada um destes tem vantagens inerentes a sua saúde. Enquanto magnésio reduz a pressão arterial (e, assim, reduz as chances de um ataque cardíaco), selênio pode ajuda a reparar danos celulares, enquanto abranda a disseminação das células cancerosas. Entretanto, o ferro ajuda a distribuir oxigênio para os músculos e zinco fortalece o seu sistema imunológico, o impulso que necessita para a defesa comum contra constipações (gripes e resfriados). A gordura poliinsaturada (ômega 6), ajuda a aumentar as taxas do "colesterol bom", o HDL, e manter baixas as taxas do colesterol ruim, o LDL. Também é indicado no tratamento de alergias, artrites, enfermidades cutâneas (psoríase e eczemas) e patologias do metabolismo lipídico.

Sementes de girassol para o cérebro

A maior parte das pessoas não percebe que sementes de girassol pode realmente ter um efeito sobre o apaziguamento do seu cérebro. Isto é devido aos elevados níveis de triptofano contido dentro das sementes. Quando você consumir alimentos que tenham triptofano, aumenta a eficácia do seu cérebro na produção de serotonina (um neurotransmissor). Altos níveis de serotonina reduzem as tensões gerando um efeito relaxante. Ela é também conhecida como a substância "mágica" e "sedativa" que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão.

Aproveitando sementes de girassol para a saúde de longa duração

A tendência para alimentos e refeições rápidas que são pesados com insalubres ingredientes pode ter um impacto duradouro sobre sua saúde. Muitos destes alimentos não fornecem uma fonte de proteínas, hidratos de carbono e de nutrientes essenciais. Uma deficiência em fibra dietética agrava o problema. Ao comer sementes de girassol regularmente, o seu organismo pode desfrutar de uma rica fonte de minerais, fibras e nutrientes de que necessita para funcionar corretamente. Se você está a procura de um conveniente lanche, que além de saboroso seja saudável, fornecendo um rápido choque de energia, considere a adição sementes de girassol para a sua dieta.

A semente com casca pode ser usada na germinação. Grãos recém germinados ou brotos fazem parte da dieta alimentação “viva”, que contém proteínas e "plasma" vivo enzimático (vitaminas e enzimas). O girassol descascado pode ser usado em saladas, na confecção de pães, pratos à base de arroz e legumes assados, adicionando um sabor adocicado e cheio de requinte. Torrá-las acentua seu sabor, faça em fogo baixo por no máximo 2 minutos para não haver perda dos nutrientes. Pode-se acrescentar um pouco de sal marinho (integral) e servir como aperitivo, tomando um chimarrão ou vinho, ou até mesmo uma cervejinha!

Vera Dalla Vechia

Giroil Agroindústria Ltda


Comentários

  1. Olá Vera!
    Vejo que seu blog é novinho, acabei de conhecê-lo via Twitter. Como tenho interesse em alimentação saudável, me tornei sua seguidora.
    Te espero no meu espaço para uma visita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. estou bem satisfeita pela suas publicações e sei que será benéfica pra todos que compartilhar delas.fiquei impressionada pela informações contidas nelas e serei tua seguidora de hoje em diante

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito. Estou comendo as sementes com banana e melaço.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde meu nome Luciano
    gostaria de saber a quantidade diária recomendada
    luribeiro30@hotmail.com tambem no facebook

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento