Dieta saudável, cabeça boa!

Estudos recentes começam a relacionar a alimentação com problemas mentais como depressão, esquizofrenia, transtornos do déficit de atenção, hiperatividade e mal de Alzheimer.

As pesquisas sobre a influência da dieta no funcionamento do cérebro provêem da Inglaterra. Cita, por exemplo, que os ingleses comem 30% menos vegetais e peixes frescos em comparação com a dieta de 50 anos atrás. Em compensação consomem mais alimentos congelados, ricos em gorduras saturadas. O resultado são cérebros mais lentos e aumento significativo das doenças mentais. O mesmo estudo cita que a mudança para uma dieta mais saudável, consegue melhores resultados nesses pacientes, que o uso das medicações neurológicas tradicionais.

Muitos médicos estão orientando seus pacientes com doenças neurológicas degenerativas, para fazerem uma dieta mais natural, rica em cereais, proteínas vegetais e uso de óleos crus (extra virgem), principalmente o óleo de girassol, devido as suas excelentes propriedades regeneradoras.

O óleo de girassol extra virgem, extraído a frio de primeira e única pressão é elaborado artesanalmente a partir de sementes de girassol selecionadas, cultivadas sem nem um tipo de agrotóxico, apresenta sabor levemente adocicado semelhante a nozes, aroma agradável e coloração amarelo dourada. Trata-se de um óleo muito rico em Alfatocoferol (vitamina E natural), agindo positivamente sobre as funções reprodutoras com destacada ação antioxidante, e ácidos graxos essenciais bioativos. Ele atua favorecendo o sistema nervoso central, limpando a bainha de mielina e estimulando a produção de hormônios cerebrais, amenizando os problemas causados pela depressão. Nutrindo o cérebro com gorduras boas (poliinsaturada ou monoinsaturada), há uma melhora nas sinapses entre os neurônios. Auxilia também aliviando os desconfortos causados pela menopausa e tensão pré-menstrual. Para a Dr. em nutrição, Silvania Bottaro, do Spa Urbano, o ideal e consumir duas colheres de óleo extra virgem diariamente, para poder sentir os benefícios.

Ao contrário dos óleos comestíveis refinados, de baixa qualidade que são aquecidos, filtrados e clareados por processos químicos, o óleo de girassol extra virgem conserva todos os elementos nutritivos e as informações energéticas da planta e quando prensado a frio e produzido por processos naturais, revela, assim como as frutas, verduras e legumes sem defensivos agrícolas, uma qualidade luminosa visivelmente maior .

MASSAGEM COM ÓLEO DE GIRASSOL EXTRA VIRGEM

A Ayurveda, conhecida na Índia como “ciência da vida longa e do rejuvenescimento”, acredita que uma das vias para o rejuvenescimento, o repouso e a beleza é o uso dos óleos vegetais em massagens que podem ser feitas em casa ou em casas especializadas em massagens ayurvédica.

Para driblar a insônia e dormir profundamente, faça uma massagem no pé com óleo de girassol, coloque uma meia e “durma com os anjos”. A manipulação (massagem) deixa o corpo preparado para receber melhor os princípios ativos do óleo.

Outra opção bem interessante é uma boa massagem com óleo na cabeça antes de dormir, vai levar você a um nível bem profundo de sono. Prenda o cabelo e coloque um lenço para não sujar a cama com óleo. A massagem no cabelo limpa profundamente o couro cabeludo e nutre os fios do cabelo, deixando-os soltos macios e brilhantes. Lave-os bem com shampoo de manhã quando acordar.

BOCHECHOS MEDICINAIS COM ÓLEO DE GIRASSOL EXTRA VIRGEM

Quando em jejum, fazer bochecho com óleo de girassol (uma colher), durante quinze a vinte minutos. Depois devemos cuspi-lo! Depois de cuspir o óleo, precisamos bochechar diversas vezes com água e limpar bem os dentes com a escova. No líquido cuspido encontra-se grande quantidade de germes patogênicos e outras substâncias nocivas, que foram retirados do nosso organismo através da fresta entre a gengiva e os dentes. Com essa pratica nosso metabolismo se intensifica e nosso estado de saúde fica mais estável. Em relação aos dentes, ficam mais brancos e firmes e desaparecem sangramentos de gengiva. Ajuda a recuperar o apetite sadio, sono profundo e boa memória.


Vera Dalla Vechia

Giroil Agroindústria Ltda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento