Cabelo brilhoso, pele lisinha e boa memória













Óleo de linhaça, além da saúde, também atua em prol da beleza, fortificando os cabelos, as unhas e a pele



Se, atualmente, você anda com a memória "curta", esquecendo-se de fatos recentes, tendo "brancos" constrangedores; seu cabelo esta sem brilho e com muita queda; as unhas estão fracas e quebradiças, prestes atenção: sua dieta alimentar pode estar desregrada.
A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual. A alimentação influi sobre o sistema de defesa do organismo, o sistema que determina sua resistência, a condição mais importante para a manutenção da vida, pois determina se a pessoa será sadia ou doente. Não é o poder dos micróbios, vírus e bactérias que deve ser temido, mas a falta de resistência do organismo.
Sem uma alimentação adequada, o organismo sofre alterações em suas funções e fica sem resistência, sendo estas as causas principais de todas as doenças. Por isso se diz: "Somos o que comemos". Dependendo da alimentação, o sangue, será puro, vitalizador, levando saúde para todo o organismo, ou será intoxicado, cheio de venenos, provocando doenças e morte. Hipócrates, o pai da medicina disse: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". E disse também: "Deixa de lado a droga, se puderes curar o paciente com alimento". O alimento, além de nutrir, é o melhor remédio.
Os alimentos são os veículos dos nutrientes que fornecem ao organismo a matéria-prima para o seu equilíbrio e funcionamento. Existe uma classe de nutrientes que possuem ações especiais sobre as células, tecidos e órgãos, que são os nutracêuticos. Eles agem estimulando a função destas estruturas, muito semelhante a uma ação “farmacológica”.
Os óleos vegetais extraídos a frio atendem muito bem a estas recomendações. A linhaça é uma planta linum usiotatissimum, que é utilizada quase na sua totalidade. Do caule retiram-se as fibras para fazer o linho, tecido nobre usado para confeccionar roupas. Das sementes, por sua vez, extrai-se o óleo, que é utilizado nas indústrias de tintas e resinas. Contudo, além destas aplicações, o óleo de linhaça é usado como um nutracêutico, por ser rico em ácidos linolêicos, conhecidos como Ômega 3. As sementes da linhaça são utilizadas como complemento alimentar, sendo adicionadas a massas, pães, bolos e cereais.
O óleo de linhaça é extraído de suas sementes por compressão a frio, fato que preserva suas propriedades nutritivas. Os óleos extraídos a frio não sofrem nem um tipo de adição de produtos químicos e não são elevados a altas temperaturas preservando assim as suas propriedades naturais e seus aromas característicos as plantas que foram obtidos.
O óleo de linhaça é rico em Ômega 3 e fitoestrógeno promovendo:
Redução do colesterol total e o mau colesterol, conferindo uma proteção cardiovascular.
Ação antiinflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico.
● Possui substâncias parecidas como os estrogênios (hormônios femininos), melhorando a absorção de cálcio, prevenindo, por exemplo, a osteoporose.
Ação antioxidante contra os radicais livres, que quando em excesso, provocam doenças crônico degenerativas e envelhecimento precoce.
Renovação das células cerebrais, melhorando a capacidade de concentração e a agilidade mental. Promovendo um aumento do QI (quociente de inteligência). Os ácidos graxos tornam mais fluidas as membranas celulares, contribuindo para melhorar as sinapses entre os neurônios. Por isso são facilitadores da comunicação entre as células do cérebro.
Melhora nos processos inflamatórios e alérgicos, como eczema atópico, psoríase, asma e artrite reumatóide.
Tratamento da tensão pré-menstrual e menopausa e na redução dos riscos de câncer de mama, próstata e pulmão.
Com o consumo regular de óleo de linhaça você notará como sua pele volta a ser suave, não vai enrugar facilmente. Para quem exagera no sol querendo uma pele bronzeada, é bom saber que o ômega 3 protege a pele contra raios UV e inflamações.
Trava a queda de cabelo e acelera o crescimento capilar .
● Por agir nas células nervosas, o ômega 3, pode ainda ajudar muito no tratamento da depressão, aliviando os sintomas como a tristeza, ansiedade e problemas de sono.
Atenuando sintomas na Síndrome do Olho Seco. "Pacientes que sofrem de olho seco e ingerem suplementação de Ômega 3 apresentam melhora no tempo de ruptura do filme lacrimal. Essa síndrome costuma afetar a qualidade e a quantidade de lágrimas que normalmente lubrificam o globo ocular, permitindo seu funcionamento normal. Quando não tratada, a doença pode evoluir para ulceração da córnea ou, até mesmo, perda de visão", diz o oftalmologista Renato Ambrósio Jr., do Rio de Janeiro.
É indicado para regularizar o funcionamento intestinal.
●Podem ajudar a acelerar a perda de Gordura Corporal, facilitando vários eventos bioquímicos no corpo que permite as células de gordura à serem usadas como energia e ajuda a utilizar hormônios para manter e/ou aumentar a massa muscular magra.
Minimizar a morte de neurônios (células nervosas) durante os ataques epilépticos e, de quebra, ajudar na regeneração do tecido cerebral.
Como pode-se observar, o óleo de linhaça é um importante nutracêutico(alimentos com características medicinais), que quando bem indicado, pode ser de grande valia para a sua saúde, promovendo o equilíbrio orgânico. Experimente diariamente tomar óleo de linhaça in natura ou temperar sua salada preferida. Você notara a diferença.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento