Xilitol - Um Grande Aliado na Higiene Oral

Xylitol

O xilitol é um adoçante saboroso, de baixo valor calórico e não prejudica os dentes. Descoberto em 1891, o xilitol tem sido usado como agente adoçante na alimentação humana desde a década de 1960. Ganhou aceitação generalizada como adoçante alternativo devido ao seu papel na redução do desenvolvimento de cáries.
O xilitol ocorre naturalmente em muitas frutas e legumes e também é produzido pelo corpo humano durante o metabolismo normal. Produzido comercialmente a partir de plantas como a bétula e outras árvores de madeira dura e vegetação fibrosa, o xilitol tem a mesma doçura e volume da sacarose (açucar) com um terço menos calorias e nenhum sabor desagradável após ingestão. Dissolve-se rapidamente e produz uma sensação de frescor na boca.
O xilitol tem aprovação para uso em alimentos, produtos farmacêuticos e para a saúde bucal em todo o mundo. O xilitol é usado em alimentos como gomas de mascar, balas de goma e balas firmes e em produtos farmacêuticos e para a saúde bucal como pastilhas para garganta, xaropes para tosse, multivitaminas mastigáveis infantis, cremes dentais e antissépticos bucais. Nos Estados Unidos, o xilitol é aprovado como aditivo alimentício direto para uso em alimentos para dietas especiais.
Recomendado:
- Baseado em evidências clínicas, é recomendável o uso do xilitol em pacientes de todas as idades.

- O emprego do xilitol como substituto de açúcar em confeitos faz com que o sabor seja idêntico ao produto similar com açúcar, com a vantagem de conter 40% menos calorias.

- Ao se dissolver, o xilitol possui um "calor de dissolução" negativo o que significa que absorve calor, resultando em um efeito gelado, refrescante que é especialmente realçado em sabores de menta.

- É absolutamente adequado para consumo por pessoas diabéticas já que seu metabolismo é independente da insulina.

- Todos podem aproveitar das propriedades do xilitol já mencionadas acima. Porém, os indivíduos mais susceptíveis à formação de cáries serão particularmente beneficiados.

- A atenção foi especialmente voltada às crianças que consomem açúcar com mais freqüência.

- Novos grupos incluem pessoas com baixa produção de saliva e aquelas que desejam parar de fumar e que se vêm tentadas a consumir doces/balas como terapia de substituição do cigarro e também por quem está preocupado com o controle de peso, visto que é um excelente substituto do açúcar.

- Assim como todos os outros adoçantes, o xilitol pode provocar um efeito laxativo leve quando consumido acima de 25g / dia.
Visite: http://loja.giroil.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento