sexta-feira, 10 de junho de 2011

Inverno e boa forma saudável


Para não ter uma surpresa na balança depois que o friozinho passar, principalmente porque as gordurinhas extras ficam escondidas debaixo das roupas de frio e acabam passando despercebidas, é preciso tomar alguns cuidados com a alimentação.





O funcionamento do organismo depende de uma temperatura adequada, em torno de 37ºC. Para manter a temperatura corporal dentro da faixa de normalidade, durante os dias mais frios, o corpo precisa aumentar a produção de calor, gastando, assim, mais calorias. No inverno, o metabolismo aumenta cerca de 10%.

O aumento do apetite no inverno é normal, já que o corpo precisa de mais energia para produção de calor. Então, comer um pouquinho a mais no inverno não é a causa do ganho de peso, pois o metabolismo está mais acelerado, “queimando” essa maior ingestão de alimentos para a regulação da temperatura corporal.

Na realidade, o problema é que no frio as pessoas ficam mais paradas, diminuem o ritmo das atividades físicas e exageram nos alimentos mais gordurosos, resultando no ganho de peso.
Quem segue uma alimentação equilibrada, sem exageros e mantém um programa de exercícios físicos consegue, facilmente, manter ou mesmo emagrecer nesse período.

A dica é manter os exercícios e caprichar nos chás quentes, sopas, vegetais cozidos, leite desnatado com cacau ou canela e adoçante, frutas aquecidas...

Aprender a fazer escolhas inteligentes é o primeiro grande passo para uma vida saudável.

Dicas para os dias de inverno:

  • Em jejum tomar meia colher de óleo de Cártamo com suco de meio limão;
  • No café da manhã incluir leite quente, farinha de linhaça dourada e mel;
  • Lanche um chá quente com biscoito de cereais, amaranto, linhaça, girassol;
  • Almoço com muita salada temperada com óleo de linhaça, que é rico em ômega3;
  • Durante a tarde café, chá, chimarrão...tudo para espantar o frio e não exagerar nos alimentos calóricos;
  • A noite a sopa ainda é a melhor opção. Esquenta! Se for bem produzida, com legumes, semente de amaranto, pimenta, pimentão, é muito saudável e nutritiva.
Muitas vezes não é fome que sentimos e sim frio. Por isso é importante nos mantermos aquecidos, substituindo alimentos muito calóricos por opções como chás, sopas, etc...




Nenhum comentário:

Postar um comentário