ERYTHRITOL - Adoce e seja feliz!



Eritritol

O eritritol é um adoçante sem calorias, saboroso e de bom volume, adequado para uma variedade de alimentos e bebidas de calorias reduzidas e sem açúcar. Faz parte da dieta humana há milhares de anos devido à sua presença em frutas e outros alimentos. A tolerância digestiva do eritritol é bem elevada, não aumenta o nível glicêmico e é, portanto, seguro para diabéticos além de não promover a cárie dentária.

BENEFÍCIOS DO ERITRITOL

Zero caloria: nos EUA, na Europa e no Japão o eritritol tem zero caloria por grama de alimento para fins de identificação no rótulo. O valor de zero caloria baseia-se no processo de absorção e eliminação exclusivo do eritritol, que não envolve o seu metabolismo. Assim, o eritritol é excepcionalmente qualificado como adoçante de volume e zero caloria para a formulação de produtos de “calorias reduzidas” e “light”, que exigem 25 por cento ou mais redução calórica em relação à formulação padrão.
Tolerância digestiva elevada: o eritritol é rapidamente absorvido no intestino delgado e estudos têm demonstrado que não é fermentado pelo corpo humano.  Desse modo, é pouco provável que os alimentos com teores substanciais de eritritol provoquem gases e efeitos colaterais laxativos. Um recente estudo clínico concluiu que o consumo diário de 1 grama/kg do peso corporal de eritritol em vários alimentos e bebidas durante um dia é bem tolerado por adultos, se comparado com os alimentos que contêm sacarose.
Seguro para diabéticos: estudos clínicos de 14 dias e dose única demonstraram que o eritritol não afeta os níveis de glicose ou insulina no sangue. Estudos clínicos realizados com diabéticos concluíram que o eritritol pode ser usado com segurança para substituir a sacarose em alimentos formulados especificamente para diabéticos. Naturalmente, esses pacientes devem considerar o impacto em sua dieta dos outros ingredientes utilizados nos alimentos adoçados com eritritol.
Não provoca cáries: o eritritol, como outros polióis, não prejudica os dentes e é resistente ao metabolismo por bactérias bucais, que quebram açúcares e amidos para produzir ácidos que podem levar à perda do esmalte dos dentes e à formação de cáries. Portanto, não é cariogênico. A utilidade dos polióis, inclusive o eritritol, como alternativa aos açúcares e como parte de um programa abrangente para a adequada higiene dental, foi reconhecida por cientistas e autoridades normativas.
Polióis ou álcoois de açúcar
Os polióis são compostos que ocorrem naturalmente em vegetais. Suas estruturas moleculares são próximas das do açúcar e do álcool. Os polióis não causam nenhum efeito similar ao álcool e embora sejam doces, seus efeitos no organismo são bem diferentes dos do açúcar (e do álcool).
Existem diversos polióis, cada qual com sua característica, dentre eles, os mais conhecidos são xilitol, eritriol, lactitol, maltitol, isomalte, manitol, sorbitol.
Abaixo uma tabela mostrando os níveis de doçura, índice glicêmico (GI) e calorias por grama de diferentes polióis:
Ingrediente
Doçura
GI
       Cal/g
Sacarose (açúcar de mesa)
100%
60
        4
Xarope de Maltitol
75%
52
        3
Hidrolisado de Amido Hidrogenado
33%
39
        2.8
Maltitol
75%
36
        2.7
Xilitol
100%
13
        2.5
Isomalte
55%
9
        2.1
Sorbitol
60%
9
        2.5
Lactitol
35%
6
        2
Manitol
60%
0
        1.5
Eritritol
70%
0
        0.2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento