Adoçantes: quais usar na dieta Low carb?


Se você está começando a dieta Low Carb, esqueça o açúcar refinado. Para “adoçar” cafés, chás e algumas sobremesas você pode utilizar alguns adoçantes naturais.


ÁLCOOIS DE AÇÚCAR (POLIOIS)

Os álcoois de açúcar provêm de substâncias naturais, e sua estrutura molecular está entre açúcar e álcool.
Nosso organismo não pode processar completamente os polióis. Portanto, embora sua contagem geral de carboidratos possa ser alta, a maioria dos carboidratos não é absorvida ou metabolizada no corpo.
Portanto, os carboidratos líquidos são muito inferiores aos do açúcar.
A quantidade exata de carboidratos líquidos varia de produto para produto. Os álcoois de açúcar geralmente podem causar transtorno digestivo e atuam como laxantes.
  • Eritritol
  • Xilitol
  • Manitol
  • Sorbitol
  • Isomaltulose
De todos os álcoois de açúcar, o eritritol possui o menor conteúdo de carboidratos líquidos e menos efeitos colaterais digestivos, por isso eu recomendaria como a melhor escolha neste grupo.

Os melhores substitutos de açúcar com baixo teor de carboidratos para assar – Eritritol ou Xilitol
O Eritritol tem um sabor bem próximo do açúcar convencional, com índice glicêmico zero, contém apenas 6% das calorias e 70% da doçura do açúcar. Ele é obtido a partir da fermentação de amido (normalmente do milho), possui o maior poder refrescante entre os edulcorantes e praticamente não é metabolizado pelo organismo, ou seja, não altera a insulina ou os níveis de glicose, sendo eliminado em 24 horas.
Por ter apenas 6% das calorias do açúcar é um dos adoçantes mais indicados para quem está buscando emagrecer!
O Eritritol, assim como o Xilitol, não fermenta na boca, prevenindo também a degradação dos dentes. Possui entre as suas características, a resistência às altas temperaturas, podendo ser utilizado no preparo de diversas sobremesas.



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