Painço, um grande aliado na alimentação.






















Painço é um nome genérico que se dá a um grupo de grãos produzidos por plantas diversas. O "painço verdadeiro" - millet ou milho-painço, cujo nome vem do latim mille, tem o significado de mil (proliferação). 






Também conhecido por milho miúdo e milheto - nesse caso, o painço português, outra variedade (talvez tantas denominações causem confusão para identificá-lo corretamente), botanicamente é um cereal mais antigo que o arroz, a cevada, o trigo ou o centeio. Uma enorme variedade de plantas pertence à espécie do milho-painço, entre elas o sorgo. 









É o único cereal alcalino, cultivado e consumido há milênios por povos do Sudeste Asiático e África.


Muffins painço

Possui baixa quantidade de gorduras e uma boa concentração de carboidratos associados a um alto teor de fibras solúveis e insolúveis, o que causa uma absorção lenta de açúcares pelo organismo (o que fornece energia de uma forma mais linear e fisiológica) – Baixo IG, favorecendo a saciedade, auxiliando na prevenção do excesso de peso e controle de colesterol e glicemia. 





A cada 100 gramas do produto, encontramos 12,5 gramas de proteína, 31,8 gramas de carboidratos e 3,5 gramas de gorduras totais. Possui cerca de 120 Calorias a cada 100 gramas do grão cru, é rico em magnésio (44mg/100g), manganês (0,275mg/100g), fósforo (100mg/100g). Possui uma boa quantidade de triptofano (41mg/100g), que é uma das bases para produção no organismo de serotonina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar). Portanto, é importante coadjuvante na prevenção de sintomas de depressão e TPM.

O painço é um alimento que auxilia na saúde cardiovascular, pois contém um alto teor de magnésio, que tem uma função importante na redução da pressão arterial e de riscos de infartos. Além disso seu alto teor de fósforo exerce efeito benéfico na mecânica e na composição óssea,  mantendo os ossos fortes e resistentes. O fósforo ainda participa ainda da formação de nossas células nervosas, melhorando  a memória e concentração.

O painço também é rico em antioxidantes que possuem o poder de eliminar os radicais livres do organismo responsáveis pelo envelhecimento. (Radicais livres são substâncias produzidas pelo organismo que danificam as estruturas celulares, assim comprometendo o seu funcionamento, além de favorecer o aparecimento de doenças). Assim como outros cereais integrais, o painço é uma grande fonte de magnésio e fibras, que são fortes aliados no controle da absorção da glicose que em grande quantidade é responsável pelo desenvolvimento da diabetes.

Curiosidade: Uma dieta rica em fibras e com um bom consumo de água auxilia na prevenção de cálculos renais. Algumas fibras formam compostos com sais de oxalato, fazendo com que estes não sejam absorvidos no intestino. Desta forma, estes compostos não migram para a corrente sanguínea e acarretam um menor depósito de sais de oxalato nos rins. Sendo assim, o painço pode ser uma opção para um incremento de fibras na alimentação de pessoas com propensão à formação de cálculos renais.

Fonte:  Lilóri


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