quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Goji - considerada "baga feliz"!


O Goji tem sido a grande sensação dos últimos tempos, e são dados a conhecer a cada dia que passa mais estudos e estudos cada vez mais aprofundados sobre esse fruto maravilhoso. Por isso queremos dar-vos a conhecer algumas das suas propriedades e usos. Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalais, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva passa. Embora seja usado há milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação como constituinte de fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, só começou a despertar o interesse da ciência ocidental, quando se começou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante. 

Informação Nutricional 

Um pequena síntese do seu valor nutritivo: Contém 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais. Contém 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio , com actividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente. Contém grande teor de proteínas. Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protetor dos olhos). O Goji é a maior fonte de carotenóides conhecida. Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. Contém Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata. Contém ácidos gordos (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonios e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea. Contém Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B. Contém Betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína doa grupos metil, promovendo reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de DNA. 

Benefícios das Bagas Goji 

Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade 
Promove a energia e bem-estar em geral 
Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias 
Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável 
Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
Combate a artrite Baixa o colesterol 
Equilibra os níveis de pressão do sangue 
Ajuda no processo digestivo e na perda de peso 
Melhora os níveis de insulina nos diabéticos 
Melhora as cataratas, a visão turva e a audição 
Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins 
Fortalece os ossos e os tendões 
Mantém um sistema nervoso saudável 
Protege a pele dos danos causados pelo sol 
Aumenta a líbido e o desempenho sexual 
Promove a fertilidade 

As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry. 

Como usar

Diretamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podem ser demolhadas e reidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem: quantidade razoável: 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

Um comentário:

  1. Olá Vera, descobri seu blog recentemente, ao olhar no google informações sobre a Chia. Daí fui lendo suas postagens e descobri também a maca peruana. Me interessei bastante pelo dois produtos e até já comprei. Tenho comido a Chia e a maca tenho misturado no suco para meu marido. Então como estou querendo engravidar, vi que a maca é muito boa, mas estou em dúvida se posso consumir todos esses alimentos naturais juntos. Tipo comer a chia e também comer a maca....Tem algum problema, ou não...é bobagem da minha cabeça? Se puder responder minha dúvida, seria ótimo.

    Carina.

    ResponderExcluir