Goji - considerada "baga feliz"!


O Goji tem sido a grande sensação dos últimos tempos, e são dados a conhecer a cada dia que passa mais estudos e estudos cada vez mais aprofundados sobre esse fruto maravilhoso. Por isso queremos dar-vos a conhecer algumas das suas propriedades e usos. Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalais, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva passa. Embora seja usado há milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação como constituinte de fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, só começou a despertar o interesse da ciência ocidental, quando se começou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante. 

Informação Nutricional 

Um pequena síntese do seu valor nutritivo: Contém 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais. Contém 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio , com actividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente. Contém grande teor de proteínas. Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protetor dos olhos). O Goji é a maior fonte de carotenóides conhecida. Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. Contém Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata. Contém ácidos gordos (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonios e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea. Contém Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B. Contém Betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína doa grupos metil, promovendo reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de DNA. 

Benefícios das Bagas Goji 

Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade 
Promove a energia e bem-estar em geral 
Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias 
Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável 
Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
Combate a artrite Baixa o colesterol 
Equilibra os níveis de pressão do sangue 
Ajuda no processo digestivo e na perda de peso 
Melhora os níveis de insulina nos diabéticos 
Melhora as cataratas, a visão turva e a audição 
Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins 
Fortalece os ossos e os tendões 
Mantém um sistema nervoso saudável 
Protege a pele dos danos causados pelo sol 
Aumenta a líbido e o desempenho sexual 
Promove a fertilidade 

As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry. 

Como usar

Diretamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podem ser demolhadas e reidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem: quantidade razoável: 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

Comentários

  1. Olá Vera, descobri seu blog recentemente, ao olhar no google informações sobre a Chia. Daí fui lendo suas postagens e descobri também a maca peruana. Me interessei bastante pelo dois produtos e até já comprei. Tenho comido a Chia e a maca tenho misturado no suco para meu marido. Então como estou querendo engravidar, vi que a maca é muito boa, mas estou em dúvida se posso consumir todos esses alimentos naturais juntos. Tipo comer a chia e também comer a maca....Tem algum problema, ou não...é bobagem da minha cabeça? Se puder responder minha dúvida, seria ótimo.

    Carina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento