Como preparar sementes de chia


Sandra Guimarães
Faz muito tempo que quero falar sobre sementes de chia aqui, mas não conseguia me decidir se era uma boa ou má idéia. Muita gente acha que comida vegana é diferente, exótica, cara e difícil de encontrar (o que chamo de “comida esotérica”) e falar desse alimento que pouca gente conhece só reforçaria esse mito. Mas, por outro lado, eu gosto de mostrar a imensa variedade de produtos que a natureza nos oferece, o que ajuda a acabar com um outro mito, o de que veganos não podem comer nada. Antes de começar a falar desse super alimento, que está na moda em alguns países do hemisfério norte, gostaria de avisar que feijão com arroz também é vegano e que ninguém precisa de comida esotérica pra adotar uma dieta 100% vegetal.
Chia é uma planta (seu nome botânico é salvia hispanica) cultivada há muitos séculos no sul do México. Os Maias e os Astecas eram grandes apreciadores das sementes de chia, que além de ocupar uma parte importante de sua alimentação (parece que depois do milho e do feijão, era o vegetal mais consumido), também era usado como moeda. Elas ficaram confinadas lá no México, onde nunca deixaram de ser cultivadas, até o pessoal natureba descobrir, alguns anos atrás, que semente de chia é um dos alimentos mais completos, nutritivos e funcionais que existe. Além de extremamente ricas em fibras, elas são uma proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que leite e oito vezes mais ômegra 3 que salmão.

As sementes são minúsculas, menores que um grão de arroz...

...e muito menores que um feijão.
A chia, assim como a linhaça, é uma semente mucilaginosa, ou seja, em contato com líquidos se transforma em gel (graças ao grande teor em fibras), o que diminui a velocidade em que o organismo assimila os açúcares (carboidrato também é açúcar). As sementes absorvem 12 vezes seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino. Como se isso tudo não fosse suficiente, chia é facílima de ser digerida e tem poucas calorias. Dizem que os guerreiros astecas podiam correr durante 24 horas depois de ter ingerido apenas 1cs de chia. Não sei se acredito nisso, mas um dia Anne colocou 1cs de chia no seu pratinho de papa de aveia às sete da manhã, trabalhou (andando e correndo) durante horas e só foi sentir fome depois das três da tarde. Mas se alguém fizer o teste da maratona, por favor divida os resultados comigo.
Vocês devem estar se perguntando “Onde comprar essa maravilha da natureza?”. Agora vem a parte cruel da história: na Europa e na América do Norte é possível encontrar chia em quase todas as lojas de produtos orgânicos/naturais, mas não sei se ela é vendida no Brasil. Mas se até aqui nesse fim de mundo onde moro eu encontro chia, acho que não vai demorar muito pras essas sementes aparecerem no mercado brasileiro, como aconteceu com a quinoa. Pergunte na loja de produtos naturais que você frequenta se eles conhecem chia. Se várias pessoas perguntarem, acredito que eles irão se informar e começarão a vender. Ela é produzida no México e na Argentina e se daria muitíssimo bem no solo brasileiro (precisa de pouca água e é super resistente às pragas).
Pros felizardos que encontram chia perto de casa, a questão agora é “Como prepará-la?”. Nada mais simples! Chia pode ser consumida crua, de várias maneiras. Ela também pode substituir ovos em bolos e pães, exatamente como a linhaça, mas como custa uma pequena fortuna prefiro consumí-la crua, pra aproveitar ao máximo os nutrientes. Aqui onde moro pago o equivalente a 20 reais por um pacote de meio quilo. Sei que parece muito, mas ele rende três meses, pois só uso 1cs por vez (1cs oferece todo o ômega 3 que precisamos em um dia) e não como todos os dias. A receita de base é: misture 1cs de chia com 1/2x de água e deixe hidratar meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo um gel terá se formado, como na foto abaixo.
Você também pode preparar uma quantidade maior e deixar na geladeira. O gel de chia se conserva alguns dias, sem perder os nutritentes. Em seguida esse gel pode ser consumido de várias maneiras. Chia não tem absolutamente gosto nenhum e tem uma textura idêntica à sementes de tomate. Por ter sabor neutro pode ser misturada com outros alimentos sem alterar o gosto original. Você pode juntar o gel à papa de aveia (depois de pronta) ou vitaminas de frutas, por exemplo. Fica ótimo também com iogurte de soja, como na foto (1/2x de gel misturado com um iogurte).
Você também pode usar outros líquidos pra hidratar a chia. Eu adoro usar leite de amêndoas, por exemplo.
Depois de hidratada, uso a mistura de chia/leite de amêndoas de várias maneiras. A mais simples é misturar com frutas frescas amassadas ou em pedaços: peras em cubinhos, maçã ralada, pêssegos em pedaços, banana amassada (como na foto abaixo) …
Se a textura das sementinhas te desagradar (tem quem ache viscoso demais, mas eu não me incomodo de maneira alguma), triture o gel com as frutas no liquidificador. Nessa foto bati a mistura chia/leite de amêndoas com morangos. Delícia! Mil vezes melhor que os iogurtes cheios de açúcar e produtos químicos que me faziam salivar antigamente.
Uma idéia de lanche ou sobremesa super nutritiva e deliciosa é fazer um pudim de chia. Preparo o gel de chia com leite de amêndoas (a proporção é a mesma: 1cs de chia pra 1/2x de leite de amêndoas) e depois trituro com 1 banana congelada (em rodelas) e 1 ou 2cc de cacau em pó. Se eu tiver com vontade de um pudim mais docinho, coloco 1/3 de tâmara também (sou muito, muito sensível ao doce). Fica sublime!
Se você tiver a sorte de encontrar sementes de chia, aproveite. Esse alimento funcional é uma verdadeira mina de saúde. Mas quem mora no Brasil não deve ficar triste. A linhaça, embora um pouco mais fraquinha quando comparada à chia, continua sendo uma excelente fonte de fibra e ômega 3 (mais do que peixe, sim, sim!). E quem sair por aí dizendo que vegano só come alimentos caros e difíceis de encontrar leva cascudo.
Para comprar sementes de Chia:
Para comprar sementes de Chia: veralpdv@hotmail.com

Comentários

  1. Dra. Vera, Boa Noite!!!

    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo Blog e dizer que suas postagens têm me ajudado e auxiliado muito na minha reeducação alimentar. Todo dia entro pelo menos uma vez neste blog para ver se tem novas postagens.

    Comecei a comprar sementes de CHIA depois que li neste blog postagens sobre as gorduras boas e sobre as sementes de CHIA. Comprei pela internet as sementes de CHIA de um fornecedor do Rio Grande do Sul (Sementes Oraci) o preço foi 35,00 R$/kg.

    Me alimento com 20g de sementes de CHIA por dia junto com 40g de Cereal Rico em Fibras da marca All Bran (em 40g deste cereal possui 13g de fibras insolúveis) em 150ml de leite desnatado. Ressalto que este é apenas o início do meu café da manhã. Ressalto ainda, que tomo 13ml de óleo de cártamo extra virgem da marca giroil (prefiro tomar in natura do que com o suco de meio limão), este blog teve influência (positiva) para tomar o óleo de cártamo. Em outra postagem, farei uma pergunta sobre qual o melhor óleo para se ingerir, devido a quantidades diferenciadas das gorduras insaturadas.

    Vou tentar fazer as sementes de CHIA com leite desnatado e morango batendo no liquidificador, pois aqui em Tucuruí-PA não encontro leite de amêndoas.

    Para finalizar, mais uma vez parabéns pelo Blog.

    Atenciosamente,
    Davi Moreira

    ResponderExcluir
  2. Fiquei surpresa em ver meu post sobre sementes de chia aqui. Obrigada por compartilhar a informação. Não conhecia o seu blog, mas a partir de agora vou passar por aqui sempre.

    Ao amigo Davi, eu preparo em casa meu leite de amêndoas, mas se você não encontrar essa oleaginosa em Tucurui, as abundantes castanhas do Para também rendem um saboroso leite vegetal.

    Sandra

    ResponderExcluir
  3. A Chia, é maravilhosa, além de todos os demais benefícios, eu emagreci 6 Kg em 2 meses, e me sinto maravilhosamente bem.
    Moro em Foz do Iguaçu no Paraná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tudo bem? como vc usou a chia em grão? Tem que deixar ela inchar em algum liquido para consumi-la...ou pode somente misturar e comer? obrigada

      Excluir
  4. Oi Vera,
    eu gostaria de tirar uma dúvida...
    Eu comprei chia, com objetivo de emagrecer e cuidar da saúde. E bem, como que eu faço isso? você sabe?!
    Um amigo tomou, um como de água com a chia hidratada(uma colher de sopa), antes de 2 refeições por dia. Porém... eu achei meio nojento... ela pura assim. Se eu misturar com iogurte, ou suco, vitamina... e etc.. continua com o mesmo efeito?
    pq eu ouvi falar q se comer demais... ela pode nos engordar. E é a ultima coisa q eu quero! rs
    aguardo retorno... meu email é: thassilav4@gmail.com
    Beijinhos!
    Thássila

    ResponderExcluir
  5. Thassila, comer Chia com prazer, com sabor! Jamais querer comer seca, ou somente com água!
    Fazer o gel Chia(Chia hidratada com um pouquinho de água, daí acrescentat iogurte, leite com mel, suco adoçado com mel ou açucar mascavo, salada de frutas....

    ResponderExcluir
  6. Mas tipo, se é pra emagrecer, não atrapalha tomar com suco?
    afinal é mais calórico né!
    Quem q inventou q chia não tem gosto de nada!? eu sinto mor gostinho ruim! rs... até com suco! mas...
    tipo, talvez já q tomo com suco, ou iogurte, teria q substituir toda a refeição por isso né.... ao invés do almoço e ainda comer por cima..

    ResponderExcluir
  7. Olá eu ainda não conhecia a chia...faço uso da linhaça dourada e a cada dia vejo maiores resultados benéficos para minha saúde...vou comprar e experimentar agora que conheço depois comento sobre o resultado,..e quanto ao blog de vocêis parabéns pelas dicas.

    ResponderExcluir
  8. Faco uso da chia e nao senti nenhum beneficio para o intestino funcionar melhor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Para um melhor aproveitamento da chia, se eu nao colocar para hidratar na agua, eu posso bater direto do pacote com suco no liquidificador ou mastigar bem para abri-la ou nao é necessario? A linhaça deve ser "aberta" para consumirmos o óleo de dentro dela, com a chia é o mesmo? Obrigada

    ResponderExcluir
  11. oi bom dia meu mome é Leni,e faço uso da semente de chia,sempre pela manhã antes do café.Gostaria de saber como usar a semente corretamente,para usufruir melhor dos seus resultados.Encontro a semente de chia em casa naturais aqui em salvador Bahia,no valor de r$9,00 um pacotinho com 100gr.Obrigado aguardo reposta no meu E-mail lenisandes32@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. OI BOA NOITE MEU NOME E ANALICE DE SALVADOR BA NUNCA VI FALAR SOBRE ESSA SEMENTE FUI NA CASA DE PRODUTOS NATURAIS A PROCURA DE OUTRA FONTE DE SUPLEMENTO ALIMENTAR E A VENDEDORA ME ENDICOU CHIA COMPRE NO VALOR DE 17.90 100G ESPERO GRANDES REZUTADOS AI VAI MEU E MAIL ANALICE.NATY@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  13. Se eu nao colocar para hidratar na agua, eu posso bater direto do pacote com suco no liquidificador ou vitamina? E-mail: lucas_cesar81@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Analice, a caixa de Chia Giroil tem 250g, deve estar com preço bem melhor que esses 100g que você comprou. Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Lucas, se for colocado no suco e bater, não é necessário deixar hidratar. No bater já vai ir hidratando.Abraço!

    ResponderExcluir
  16. OLá! Estou fazendo uso da farinha com iogurte ou misturada ao leite com aveia, mas estou sentindo um amargo, isto é normnla? Posso continuar a usar? O pacote está dentro da validade e estou conservando em geladeira como recomendando na embalagem. Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Ricardo, o normal não é ter gosto de nada. A chia só vai ter um amarguinho se você mastigar. Mas já observamos que se o iogurte for colorido, o corante usado no iogurte reage com a semente de chia, dando um gosto amargo. Usar iogurte sem corantes artificiais.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns por toda a informação Doutora Vera. É gratificante encontrar pessoas como você, cuja bonomia, como uma bendição, se espalha para ajudar os necessitados e ignorantes como eu. Obrigado. José

    ResponderExcluir
  19. tenho duvida se ela hidratada ou seca faz o mesmo efeito

    ResponderExcluir
  20. dra Vera gostaria de saber se a chia hidratada ou seca fazem o mesmo efeito ou nâo

    ResponderExcluir
  21. A Chia hidratada em água, suco ou leite fica muito mais saborosa e fácil de consumir. Mas pode ser adicionada seca alguns caso, sem problema algum. Vai hidratar no estômago.

    ResponderExcluir
  22. DRA VERA QUANTO DE AGUA DEVO TOMAR JUNTO COM A CHIA SECA PARA QUE ELA HIDRATE NO ESTOMAGO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não quero emagrecer, tenho até que ganhar peso rsrs, usando a chia diariamente irá afetar o meu peso?

      Excluir
  23. Não é necessário comer a Chia seca, melhor é hidratar antes de comer. Colocar 2 colheres cheias de semente de Chia no copo, acrescentar um pouco de água para hidratar e preencher o copo com sucos naturais, leite , iogurte...

    ResponderExcluir
  24. Tania Fev. 21/2012 16:58
    Estou usando Chia a 5 dias, deixo ele hidratar em um copo de aguá e tomo duas vezes ao dia, antes do almoço e jantar, não sinto gosto de nada. Gosataria de saber se chia em capsula tem o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
  25. Respostas
    1. Duas vezes ao dia, uma colher de sopa meio dia e uma colher de sopa a noite. Não esqueça de diluir a semente em uma xicara de água.

      Excluir
  26. Gostaria de saber quantas vezes por dia deveremos consumir chia(1cs diluida em liquido) para uma boa saúde.

    ResponderExcluir
  27. As nutricionistas indicam até 2 colheres de sopa de semente de Chia por dia.

    ResponderExcluir
  28. oi vera, sou de salvador er peso 140klos e n~quero fazer redução.estou caminhando e na academia. será que posso fazer o uso de chia e linhaça intercalados três vezes ao dia?

    ResponderExcluir
  29. A chia é a linhaça são ótimos em dietas de emagrecimento. Ricas em fibras e ômega 3 ajudam a dar saciedade e melhorar o transito intestinal. Podem ser intercaladas as refeições.

    ResponderExcluir
  30. Oi Bom Dia! gostaria de saber quantas vezes ao dia devemos tomar a farinha de chia e pode misturar em comida algo assim?

    ResponderExcluir
  31. O ideal é consumir 2 colheres de farinha de chia no dia. Pode ser colocado em sucos, leites, iogurtes, massas de pães, bolos e pizzas. Também pode ser misturada a comida diretamente.

    ResponderExcluir
  32. estou tomando 1 colher de sopa em um copo de agua deixo agir meia hora antes do almoço e jantar pra emagrecer esta certo?

    ResponderExcluir
  33. Eu estou consumindo a semente de chia assim: 1cs,com 300ml de agua 1h.antes do almoço e 1h.antes do jantar, meu objetivo é perder peso, estou fazendo certo? Obrigada

    ResponderExcluir
  34. parabens querida, por essas informaçoes,e muito bom saber que tem pessoas boas afim de transmitir coisas tao maravilhosas para tantos desconhecidos.otima iniciativa.bjus claudinha

    ResponderExcluir
  35. olá moro em belo horizonte e gostaria de saber onde eu encontro a semente de chia aqui

    ResponderExcluir
  36. Semente de Chia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Lojas mundo Verde tem produtos Giroil.

    ResponderExcluir
  37. GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR SEMENTE DE CHIA SO UMA VEZ POR DIA E SE O EFEITO E O MESMO ,POR QUE CORTEI A JANTA DE MEU CARDAPIO E SE NAO VOU JANTAR NAO E PRECISO TOMAR A SEMENTE DE CHIA.AGUARDO SUA RESPOSTA .DESDE JA AGRADECO .ASS:IZAURA

    ResponderExcluir
  38. Sementes de Chia podem ser tomadas quantas vezes gostar. Se achar interessante tomar uma única vez no dia não tem problema algum. Alimentação deve ser agradável, nunca algo sofrido.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia!!
    Estou tomando semente de chia e oleo de coco a 3 semanas e faco academia 5 vezes por semana 2 horas por dia ,minha alimentacao mudou muito antes jantava agora nao janto mais, meu almoco e so salada ,cortei todo tipo de refrigerante,mais ainda nao estou vendo resultado.E muito cedo pra ver algum resultado? Obrigada pela atencao.

    ResponderExcluir
  40. Oi Boa Tarede, comprei qui no Rj por 6,80 100g, gostaria de saber pra emagrecer como faz, o rapaz me falou pra eu hidrtar n agua e tomar 2 x no dia 1 antes do almoço, e outra ntes da janta, é desse jeito mesmo???

    ResponderExcluir
  41. Olá! Boa noite! Estou tomando 2 colheres de chá de chia em semente com iogurte da Activia por dia às 8h. E estou tomando bastante água também. Eu fico sem fome durante um bom tempo.. que vou apenas almoçar às 14h. Estou tomando corretamente? Posso tomar tb à noite para eu não sentir fome?

    Att,
    Franciane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 21 05 2012 0012 ola bom dia quero sb se quem tem icc pode tomar chia

      Excluir
  42. Aqui em Brasilia tem. É uma loja maravilhosa de queijos e vários produtos nacionais e importados. inclusive chia, quinoa entre outros. o pessoal é gente finissima.

    ResponderExcluir
  43. LEGAL ADOREI AS DICAS DE COMO FAÇO PARA CONSSUMIR A CEMETE DE CHIA,BOM COMECEI A ULTILIZAR AGORA E ADOREI TEM UM SABOR MELHOR QUE DA LINHAÇA,QUANDO ME FAZER RESSULTADO VALTAREI A FALAR COM VCS.BEIJOOOSS!!

    ResponderExcluir
  44. Estou fazendo tratamento contra emagioma, preciso de ômega 3, busco fontes nos peixes e outros alimentos. Hoje no mercado encontrei essa semente, que até agora não sabia que existia. Depois de lê seu blog, amanhã mesmo vou comprar a semente e começar a fazer uso.
    Obrigada Vou passar o endereço para minha nutricionista.

    ResponderExcluir
  45. Dra. Vera, estou tomando CHIA 2 vezes ao dia na Proporção de 1 colher de sopa cheia para 1 xícara de chá de liquido como água, suco de frutas, leite desnatado,iogurte etc...mas tenho Preferencia mesmo é por dissolvê-la no suco de uva integral.. diga-me: estou certa ou fazendo muito errado? Agradeço.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde gostaria de saber apartir de quanto tempo que começo a perder peso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, segundos os relatos e estudos, com menos de uma semana você começará a ver os resultados.

      Excluir
  47. Boa tarde, vi uma reportagem na Record sobre a semente CHIA e fiquei muito interessado, pesquisei no google e encontrei seu blog me me animou mais ainda. Vou começar a usar a CHIA ainda essa semana. Assim que eu tiver resultados, mandarei para você. Abraço.

    ResponderExcluir
  48. Encontrei no Mundo Verde aqui em Salvador pct 100g de semenhte de Chia por R$12,00(marca Vovó Nize). Dissolvi 1 cs em 350 ml de agua e bebi. Parece uma gelatina sem sabor apesar do aspecto "feinho"...Depois de ler aqui varias dicas coloquei pedaços de frutas e pronto!Nem se compara ao gosto horrivel da linhaça e da fainha de maracujá que a nutricionista havia indicado p/controle triglicerides e colesterol. Valeuuuu!

    ResponderExcluir
  49. Ah! Ficou uma dúvida, como o efeito gelatinoso demora um pouquinho, posso preparar e guardar em geladeira caso venha a consumir 2x dia?
    abs Chris

    ResponderExcluir
  50. As sementes de chia podem ser hidratadas e deixadas em recipiente fechado na geladeira, até 3 dias, mais ou menos.

    ResponderExcluir
  51. eu tenho hipotiroedismo e ganhei uns kilos a mais faço de tudo para emagrecer, tomo 1,5 litros de bancha verde ao dia uso o oleo de coco ando de bicicleta 3 vezes por semana mais nao vejo resultado,vou começar com a chia ainda hoje, tem alguma dica que possa mim ajudar a emagreçer por favor ja estou entrando em panico.
    email: angelmgpz@ymail.com

    ResponderExcluir
  52. boa noite comprei achia como devo usar posso triturar no liqidodeficador por favor mim ajuda ficarei muito agradecida abracos iara

    ResponderExcluir
  53. ola td bem ja estou tomando chia a um tempo mais tomo um colher de cafe de manhan por dia crua com agua esta certo assim ou devo fazer como estao falando de colocar para idratar na agua ..abracos.

    ResponderExcluir
  54. Olá Dr Vera, com o objetivo de emagrecer estou deixando a semente alguns minutos num copo d'agua e tomo 30 minutos antes do almoço e do jantar. Mas a água nao fica completamente um gel, sera que tenho que colocar menos quantidade de água para uma colher de sobremesa de chia? Vi resultado nos primeiros dias, mas depois de alguns dias tive a sensaçao de meu corpo ter recuperado o que tinha "perdido". E se tem o mesmo efeito para emagrecer colocando no iogurte, com semente hidratada ou nao, e se devo tomar o iogurte ou o suco uma vez por dia? Estou fazendo certo??; AGUARDO RESPOSTA. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  55. DR.Vera coloco a semente para hidratar como e indicado so tenho duvidas se preciso mastiga-las,ou so engolir com o suco.

    ResponderExcluir
  56. gostaria de saber como preparar e se posso bater cm suco ou leite de soja
    santo antonio de jesus ba

    ResponderExcluir
  57. ESTOU TOMANDO COMO GELEIA MAS NAO ESTOU GOSTANDO

    ResponderExcluir
  58. Meu nome é João Batista de Oliveira, moro em Juiz de Fora , MG, Brasil. Plantei uma pequena quantidade de chia em meu sítio e deu certo, estou colhendo cerca de 6 Kg.Meu caseiro e eu estamos debulhando com as mãos e soprando as palhas diretamente com a boca.Fico preocupado se este processo caseiro, devido ao contato direto, não estaria contaminando as sementes, que ao contrário do feijão( que também colho e limpo manualmente ) não serão cozidas para consumo. Então gostaria de saber se o aquecimento direto ou cozimento das sementes, como processo de higienização, destruiria algum nutriente ou retiraria alguma propriedade da chia. Desde já , agradeço qualquer esclarecimento.

    ResponderExcluir
  59. Sr. João, uma leve aquecida, até mais ou menos 60 graus, não deve provocar perdas significativas nos nutrientes. o melhor seria limpar as sementes com o uso de algum equipamento mais adequado, algum tipo de peneiras e ventilador.

    ResponderExcluir
  60. Dra. Vera
    Li a matéria e achei muito boa as explicações.
    Estou tomando Chia a treis dias e só tenho uma dúvida. Na hora de consumir preciso mastigar a semente ou posso engolir sem mastigar?
    Muito obrigada.
    Neusa

    ResponderExcluir
  61. OLA,QUERO MUITO COMPRAR. MAIS ESTOU COM UMA DUVIDA COMO PREPARAR A CHIA SEI QUE É SEMPRE 1 COLHER DE SOPA DE SEMENTE DE CHIA,MAIS NÃO SEI A QUANTIDADE DE ÁGUA. SERA QUE PODE ME AJUDAR AGRADECERIA MUITO.HAA...meu elogios o blog esta lindo...

    ResponderExcluir
  62. Dra,vera comprei um saquinho de 100g de semente chia, só quando abri que percebi que tem umas pequenas sementinhas pretas, elas não vira gel. já o outro saquinho que comprei foi nomal não tinha estas sementinha preta e é da mesma marca obrigado. wermersonlopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  63. Onde moro o quilo de chia custa R$110,00. Mas de qualquerforma é muito boa esta semente então compro quantidades pequenas.

    ResponderExcluir
  64. Olá fiquei muito feliz em encontrar as
    respostas s/ a chia pois estou começando
    hoje a usa-la e espero grandes resultados
    pois vou usa-la p/baixar meu nivel alto
    de colesterol....

    ResponderExcluir
  65. Olá hoje vou começar a tomar sementes de chia, mas gostava de saber qual a dose diária que devo fazer pois onde comprei não me souberam responder
    obrigada

    ResponderExcluir
  66. As sementes de Chia podem ser consumidas até 30g por dia. Mas 2 colheres de sopa diariamente já vai dar um ótimo suporte de nutrientes.

    ResponderExcluir
  67. posso usa misturado a comida? não gostei do gel no organismo trasfona no gel.

    ResponderExcluir
  68. Sementes de chia podem ser consumidas da forma que achar mais agradável.Em sucos, batidas, iogurtes. Até mesmo cozinhar junto ao arroz ou sopa. Fazer pães ou bolos...

    ResponderExcluir
  69. Adorei!! experimentei hoje com iogurte!!!

    ResponderExcluir
  70. Ola quero tirar uma duvida, ja sei que devo tmar a chia 30 minutos antes do almoço e jantar,mas posso coloca- la na agua e tomar em seguida ou realmente de vo esperar ela virar o gel para depois tomar?
    Gostaria de poder toma - la durinha ainda mas aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  71. Olá!

    Pode tomar a Chia sem esperar hidratar.Vai hidratar no estômago, dando a sensação de saciedade.

    ResponderExcluir
  72. Olá Drª,sou Lucinéia aqui de Porto Velho-ro se tomar a chia seca com água pela manhã não
    seria melhor sendo assim ela vai hidratando no estômago e já dando saciedade para que no almoço diminuímos a quantidades de alimentos? a chia emagrece por que absorve as gorduras dos alimentos devido ela parecer um absorvente de líquidos (gorduras)?

    ResponderExcluir
  73. Eu acho que da pra fazer um belo de um sagu ou um mingau de banana com a chia. Pode DOUTORA?

    ResponderExcluir
  74. Bom dia, Estou consumindo a chia hidratada pura (sem adicionar nada) 30 minutos antes das refeições, no intuito de emagrecer e ter uma qualidade de vida melhor. Estou fazendo certo?

    Obrigado!
    Kau

    ResponderExcluir
  75. Para uso no emagrecimento devo tomar todos os dias sem interromper? Tomo já tem pouco mais de um mês, ainda não senti emagrecer, mas não tomo todos os dias, por isso a dúvida? E no controle do intestino, senti mais resultado tomando linhaça todas as manhãs... obrigada

    Livia

    ResponderExcluir
  76. A Chia pode ser consumida de várias formas, como sucos, iogurtes, fabricação de pães e pudins. Se não hidratar antes de comer, vai hidratar depois no estômago. Para melhor efeito na função intestinal pode ser colocada para hidratar uns 5 min em suco de laranja. Tomar em jejum.Bjoss

    ResponderExcluir
  77. logo que acordo eu faço uma vitamina de sheik da forever com quinoa aveia em flocos e uma banana, estava kerendo colocar a semente de chia mas pode ser levada ao liquidificador, que nao perde seus nutrientes ? por favor espero a resposta.. obrigado
    marcelo-eduardo@bol.com.br

    ResponderExcluir
  78. Ei Vera meu nome é Renata,gostaria de saber como posso usrar chia para poder emagrecer rapidamente...
    minha prima usou e teve um resultado muito bom...
    meu imail é renata-guimaraes25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. Oii...sua publicação é muito legal...
    Comecei a tomar a Chia, acredito que trará bons beneficios.

    ResponderExcluir
  80. Muito esclarecedor seu blog. Parabéns!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida: Faço vitamina pela manhã com frutas, aveia, linhaça e agora comecei a adicionar também a chia. Há algum problema nesta combinação? Aveia + linhaça dourada + chia?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  81. Oi Vera ... Gostaria de saber se posso bater no liquidificador a Chia com Linhaça?

    ResponderExcluir
  82. Onde eu encontro a Chia em Porto Velho - Ro? alguém pode me responder por favor? grata

    ResponderExcluir
  83. Onde eu encontro a Chia em Porto Velho - Ro? alguém pode me responder por favor? grata

    ResponderExcluir
  84. Wanusa, pode sim bater a Chia no liquidificador, terá uma farinha que pode ser usada em leite, iogurte, sucos, colocar diretamente uma colherada sobre o prato feito...vale a criatividade.Bjos!


    ResponderExcluir
  85. Wanusa, poderá indicar a Giroil para uma Loja de produtos naturais de sua cidade, assim terá onde comprar todos os produtos sempre. Ou fazer a compra na loja virtual http://loja.giroil.com.br/.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  86. estou usando quinoa,linhaça e agora comprei chia.Possou fazer usa das tres juntos ou cada dia alternados usa-las separadamente

    ResponderExcluir
  87. posso fazer uso da chia todos dias ou auterna-los,junto com a quinoa e a linhaça

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  89. QUERO COMPRAR TAMBÉM AQUI EM SALVADOR, MAIS SO QUE NÃO ACHO CHIA.
    VOCÊS SABEM AONDE POSSO COMPRAR EM SALVADOR?
    ROSA OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  90. POR FAVOR ME INFORME ONDE DEVO COMPRAR CHIA EM GRÃO EM SALVADOR-BA. EM QUE LUGAR! OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  91. Olá Dra. Vera qual a melhor maneira de consumir a chia para ajudar no emagrecimento? Em qual quantidade? Eu estava colocando a chia em sucos, sopas, salada e iogurtes mas sem qualquer tempo de espera. Está correto? Aguardo obrigada

    ResponderExcluir
  92. Janaina,semente de chia fica bom em tudo realmente e é muito saudável! Se não esperar ela hidratar não tem problema. Para emagrecer o melhor seria consumir uma hora antes das principais refeições. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERA DALLA VECHIA posso tomar mais de 2 colheres por dia... meu dia é bem longo trabalho a noite toda e ainda quando chego de manhã do trabalho võ pra academia acabo dormindo pouco!!

      Excluir
  93. O que significa cc, cs, e cx sitado acima quando explica a quantidade de chia utilizada?

    Obrigada
    Aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  94. Olá, li em varios lugares que é necessario comer uma colher de sopa de chia 30 min antes das principais refeiçoes, mas minha duvida é ... uma colher de chia hidratada ou seca já que varia mto a quantidade?

    ResponderExcluir
  95. hoje eu fiz.deixei idratar chia com um suco de uva integral por meia hora,bati no liguidificador com leite desnatado e adoçante,ficou muito bom

    ResponderExcluir
  96. olá, comprei a chia, mas tem um pó junto, ruim de comer, pega no dente como se fosse terra mas ñ é, acredito q seja da propria planta, como faço pra tirar esse pó, usei peneira mas ñ sai todo...

    ResponderExcluir
  97. VERA DALLA VECHIA posso tomar mais de 2 colheres por dia... meu dia é bem longo trabalho a noite toda e ainda quando chego de manhã do trabalho vô pra academia acabo dormindo pouco eu trabalho anoite toda e não durmo o dia inteiro fico muito tempo acordada e fico muito cansada e ansiosa e acabo comendo muito!!

    ResponderExcluir
  98. Renata, pode comer mais que 2 colheres de CHIA sim. Como Chia tem bastante fibras, deverá consumir mais água. Abraço!

    ResponderExcluir
  99. posso tomar chia com cheik dait para reduçao de peso

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde! Poderia me tirar uma dúvida? Estou fazendo uso da chia mas agora lendo aqui acho que estou fazendo errado. Estou tomando no colação da manhã misturada com iogurte (sem hidratar). Já notei diferença no funcionamento do meu intestino mas não sinto muita saciedade. Acho que não vou me adaptar em tomar o gel. O que me sugere? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  101. Po

    sso bater sopa chia 250 ml água coco

    ResponderExcluir
  102. Tenho dúvidas tem ficar de molho ou usar outros meio

    ResponderExcluir
  103. Tenho dúvidas tem ficar de molho ou usar outros meio

    ResponderExcluir
  104. Posso mistura chia na comida
    Tipo feijão arroz

    ResponderExcluir
  105. QUANDO HIDRATAMOS 1 COLHER DE CHIA NA AGUA, TOMA-SE SO A AGUA OU PODE ENGOLIR OS GRÃOS TAMBEM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento