Você sabe a diferença entre um Óleo de Canola e Girassol extra virgem de um refinado?













A gordura deixou de ser a vilã de todo prato, de toda hora. Deixou de ser também a eterna inimiga das artérias. E — viva! —, dependendo do tipo, pode ajudar até a emagrecer

O século 21 tem se caracterizado pela liquefação e reabilitação instantânea de reputações. A da gordura é um exemplo flagrante. Banido da intimidade das cozinhas, erradicado dos menus de muitos restaurantes e extirpado da fórmula de vários alimentos industrializados, esse nutriente é um daqueles personagens que voltam à boca do povo como um benfeitor injustiçado.

Mas, se a gordura não é de todo culpada, o que explicaria a eclosão sem fim de infartos e acidentes vasculares cerebrais nos últimos anos? Especialistas americanos apontam a espátula, ou melhor, o dedo para os carboidratos simples que aparecem nos doces e no arroz branco. É que muita gente privilegia esse tipo de comida em detrimento das fontes gordurosas. Esse é um erro grave, carboidratos simples se transformam rapidamente em açúcar e se não consumido pelo seu corpo vira depósito de gordura, aumentando colesterol e triglicerídeos, congestionando artérias e obviamente levando ao aumento de peso. Devemos dar sempre preferência a carboidratos complexos, como arroz e farinhas integrais, que são quebrados mais lentamente pelo sistema digestivo, e entram na corrente sangüínea, mais lentamente.

Estudos associam cardápios excessivamente magros e infertilidade. A gordura participa da produção de hormônios como o estrógeno e a testosterona e entra na composição de membranas celulares. Se você imaginar que todo o seu corpo é composto de células, dá para supor a importância de comer fontes gordurosas em todas as refeições. Na falta delas, nosso organismo não se beneficia das vitaminas A, D, E e K, que não à toa são chamadas de lipossolúveis. A gordura é indispensável para a absorção dessas vitaminas.

Mas é importante saber qual gordura comer, existe gorduras saturadas e insaturadas. As saturadas e trans são péssimas já as insaturadas que se dividem em monoinsaturadas e poliinsaturadas, são chamadas “gorduras boas”, com ácidos graxos essenciais, os ômegas 3, 6 e 9.

Para que um óleo de Canola e Girassol fiquem no estado insaturado é necessário que ele seja extraído a frio, extra virgem, onde as moléculas permanecem no estado Cis Cis, oposto a trans.

Óleos extraídos a frio, são elaborados de forma artesanal, onde as sementes são esmagadas em prensa mecânica. O óleo bruto obtido passa por um processo de decantação dos materiais turvos suspensos, após é filtrado sem adição de nem um produto químico, conservando todos os elementos nutritivos e as informações energéticas da planta que lhe deu origem. Nos óleos vegetais encontram-se os Ômegas, ácidos graxos essenciais, que são moléculas de gordura encontradas em algumas sementes oleaginosas, como de linhaça, girassol, canola e cártamo.


Para que essas moléculas de gorduras estejam em estado funcional e bioativas (ativam a vida), esses óleos devem ser extraídos a frio, não mais de 45 graus. Os ácidos graxos essenciais são às "gorduras boas", que são necessárias as células de nosso corpo e exercem papéis fundamentais na produção de energia, aumento de metabolismo e crescimento muscular, transporte de oxigênio, crescimento normal celular, funções nervosas e regulação hormonal, auxiliam no funcionamento da mente, ajudando na transmissão do impulso nervoso, e melhorando a saúde cardiovascular diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Óleo de Girassol e Canola refinados são extraídos à custa da aplicação de alta temperatura, alta pressão e solventes químicos. Altas temperatura e pressão provocam a oxidação da delicada estrutura química dos óleos vegetais o que faz com que percam as suas qualidades nutricionais, e transformando-se em gorduras saturadas.

Também existem evidências de que as gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas atuam na adipogênese, ou seja, na proliferação das células de gordura, os chamados adipócitos, ajudando no emagrecimento saudável. Para diminuir a “barriga de chop” e os famosos “pneuzinhos”, é imprescindível acrescentar diariamente em nosso cardápio gorduras boas, Extra vrgem!

Comentários

  1. Vera, por favor, você sabe se em algum lugar aqui no Brasil eu consigo acha Hemp Protein, Hemp Oil e Hemp Seed para comprar. Conheci uma dieta de um Canadense (Brendan Brazier) que é vegan e promete que sua dieta aumenta a performance diminuindo o stress que segundo ele tem uma grande ligação com a ingestão de alimentos "não muito saudáveis". Grande parte da ingestão de proteina dele vem da Hemp Protein, Rice Protein, etc...
    Carteia as carnes da minha dieta há quase 1 ano, gosto muito da forma como as coisas estão mas estou começando a ficar cheio de leites, ovos e derivados. Além do que, odeio Whey Protein...
    Ainda como peixe, poucas vezes (1 ou 2 na semana) mas se conseguisse seguir uma dieta verdadeiramente vegetariana, ou devo me atrever dizer, a dieta vegan, acho que me sentiria melhor. Odeio estar no "meio do caminho".
    Desculpe o comentário (pergunta) enorme! Estou procurando o máximo de informação possível sobre alimentação natural.
    Sucesso e parabéns pelo blog!

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