“Nascido para Correr” e sementes de CHIA













Chia rica em Ômega 3, Antioxidantes, Fibra Dietéticas, Proteínas, Vitaminas e Minerais


Tudo começou com uma simples pergunta: "Por que os meus pés doem"? Para responder, o jornalista Christopher McDougall teve que passar pela maior aventura de sua vida, entre personagens inacreditáveis num dos lugares mais remotos e perigosos do mundo. Christopher McDougall é jornalista formado em Harvard nos EUA, um fã de corridas ao ar livre e sofria com constantes problemas ao se exercitar. Se quisesse uma solução verdadeira não poderia percorrer apenas laboratórios, mas teria que se embrenhar entre os desfiladeiros mais isolados do México, onde vivem os índios Tarahumara, os maiores corredores de todos os tempos.

No livro “Nascido para correr”, relata a história desconhecida dos
índios Tarahumara que habitam a região de encostas e cânios inacessíveis na fronteira mexicana com os Estados-Unidos. Eles são os melhores corredores do mundo, superando em muitas vezes a resistência de maratonistas experientes. Com a maior naturalidade, correm distâncias enormes, em condições inacreditáveis para qualquer atleta de elite. O seu talento sobre-humano é compensado pela saúde e serenidade misteriosa, deixando o Tarahumara imune às doenças e conflitos que afligem a vida moderna.

Os cientistas há muito se perguntavam o que lhes confere resistência tão grande. McDougall procurou desvendar os segredos da dieta dos Tarahumara, descobrindo que é rico em proteínas, hidratos de carbono complexos e fibras, mas pobre em açúcares simples, gorduras e colesterol. A grande descoberta para os Tarahumara ter resistência tão grande é a sementes de CHIA, um superalimento originalmente cultivada pelos Incas, maias e Astecas.

Para os maias chia (Salvia hispanica) foi um dos quatro cultivos básicos destinados à alimentação humana, juntamente com o milho, feijão e amaranto.. Era uma fonte de energia para longas viagens e comida para os combatentes, combinado com o milho. Chia foi utilizado na preparação de uma bebida refrescante e nutritiva, personalizada, com variações, persiste até hoje na Europa Central e é chamado de "chia fresca": água, suco de limão e sementes de chia.

Chia é Super-Energético aumenta a resistência e energia. Uma mistura equilibrada de proteínas, gorduras essenciais, fibras, carboidratos complexos e antioxidantes. Chia é inigualável entre todas as sementes e grãos para fornecer energia para o corpo e a mente.

Benefício das sementes de chia

Melhora a saúde cardiovascular - Fornece níveis extremamente elevados de ácidos graxos essenciais. Chia contém o percentual mais alto conhecido de ômega-3(ácido linolênico), um incrível percentual de 62% a 64%.

Estabiliza o açúcar no sangue - Reduz a glicose do sangue, a fibra solúvel exerce uma influência estabilizadora nos níveis de glicose, regulando a velocidade com que os carboidratos complexos são digeridos e assimilados pelo corpo.

Reduz a vontade de docesA fração solúvel das fibras traz benefícios à saúde, porque apresentam efeito metabólico no trato gastrintestinal, retardam o esvaziamento gástrico e o tempo do trânsito intestinal, a fibra solúvel permite a liberação lenta dos carboidratos refinados.

Capacidade gelificante – Deixando 15 minutos de molho na água, forma um gel que, arrasta gorduras, poluentes e metais pesados contidos nos alimentos, retardando o tempo de esvaziamento gástrico (dificultando picos glicêmicos), proporcionando substrato fermentável para bactérias do cólon, reduzendo o colesterol, melhorando à tolerância a glicose e fixando os ácidos biliares.

Maior foco e concentração – balanceadas proporções entre gorduras essenciais, Omega-3 e Ômega-6, são conhecidos por seus efeitos antidepressivos. As gorduras essenciais tornam as membranas celulares mais flexíveis e permitem que a função da membrana fique mais eficiente, incluindo a transmissão nervosa e melhor transporte de nutrientes para as células. Um sistema nervoso saudável suporta a função cerebral mais eficiente.
Proteínas de alta qualidade - uma porcentagem mais elevada do que a encontrada em outros grãos, como trigo, milho, arroz ou aveia. Além disso, a chia é rico em antioxidantes naturais, o que significa que permanece fresco por mais tempo e material de poderosos antioxidantes da dieta.

Sem glúten Chia é um alimento ideal para pessoas que possuam sensibilidade ao glúten, intolerância aos carboidratos, a hipoglicemia, doença celíaca, doença de Crohn.

Excelente alimento funcional - Estudos não encontraram nenhuma evidência de reação alérgica a chia, mesmo entre indivíduos com alergias do amendoim e da porca da árvore. Além disso, a chia é um superalimento ideal porque é portátil, não estraga facilmente (isto é, protegido por antioxidantes naturais), e pode ser armazenado com segurança por períodos prolongados; chia pode ser comido cru, mas também permanece fresca após trituração, e até mesmo depois de ser misturado com água, (como um gel) pode manter por até duas semanas na geladeira.

Super-hidratação e equilíbrio eletrolítico - As sementes de Chia dobrar de 10 a 12 vezes o seu peso em água. Quando sementes de chia é colocado em água, suco ou misturado (inteira ou moída) em alimentos úmidos, ela incha muito e, assim, proporciona hidratação eficaz para o seu corpo. A água é o principal componente do nosso corpo, o valor de chia para a hidratação é muito importante, especialmente para pessoas ativas, e pode fazer uma enorme diferença em seus níveis de hidratação, e, assim, na sua qualidade de vida.

A propósito, a corrida de longa distancia diminui as taxas sangüíneas de mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol (HDL). Fortalece ossos prevenindo osteoporose. Ajuda a controlar o estresse (stress). Torna o sono mais agradável. Diminui a ansiedade. Acho que também vou adotar esse habito! Mas não esqueça que uma boa alimentação é fundamental.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento