Veja como fazer macarrão de sobá - Trigo sarraceno

Prato típico da culinária japonesa é preparado como arte a base de trigo sarraceno




Soba ou sobá é um tipo de macarrão japonês tradicionalmente degustado na passagem do ano. Na véspera do ano novo japonês, as famílias se reúnem para comer a iguaria feita de macarrão de trigo sarraceno, que não contém glúten, também chamado de toshikoshi-sobá — literalmente, macarrão da passagem de ano.

O trigo sarraceno contém proteínas, carboidratos, fibras solúveis, vitaminas do complexo B e minerais como manganês, magnésio e fósforo. Além disso, possui flavonoides (antioxidantes), principalmente a rutina. A presença de fibras e de antioxidantes faz com que o trigo sarraceno auxilie na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Sobá é vida

 "A união da farinha e da água em um fio delicado, fino e longo é como a nossa vida". Mestre Koichi Mori  
Não à toa, é prato obrigatório nas ceias de Ano Novo, como forma de desejar longevidade e saúde aos convidados.  

Sinônimo de macarrão para muitos, na verdade, sobá é toda massa feita com farinha de trigo sarraceno. Por isso não estranhe se encontrar bolinhos de sobá, por exemplo. A forma mais comum de degustar a massa é pura, quente ou fria, mergulhada em caldos leves, que podem ir da clássica mistura de sake e shoyo ao de peixe ou carne. Dependendo do acompanhamento, o prato ganhará diferentes nomes para o diferenciar, mas o sobá continuará sendo a estrela da refeição. 

Para preparar o macarrão de sobá você vai precisar de: 

Ingredientes:

- 800 g de trigo sarraceno 

- 200 g de farinha de trigo 

- 500 g de água quente 

Peneire as farinhas em uma tigela e aos poucos vá acrescentando a água. Sovar muito bem.Faça uma bola e começa a abrir com ajuda de um rolo. Cortar em tiras finas. Cozinhar em água fervente por aproximadamente 1 minuto.

Para o molho:
  • 700g de alcatra, patinho, mignon (carne de sua preferência) cortada em tiras médias
  • 1 xícara de molho shoyu
  • 5 ovos
  • 1colher de manteiga
  • Gengibre (picadinho)
  • Cebolinha picada
  • 1 colher de óleo
Refogar a carne com uma colher de óleo. Depois de refogada, acrescentar 1 litro de água e 1 xícara de shoyu. Depois de refogada, acrescentar 1 litro de água e 1 xícara de shoyu. Faça ovos mexidos (fritos com manteiga). Agora é só fazer camadas com os ingredientes, por ultimo a cebolinha e o gengibre.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento