quarta-feira, 13 de julho de 2016

Os benefícios do painço, um cereal alcalinizante e remineralizante!


Bela Gil já fez várias receitas em seu programa, usando o painço.

Considerado um dos grãos mais antigos e nutritivos, o painço é um cereal arredondado e pequeno, que possui muitos benefícios para promoção e manutenção da saúde. Isso porque além de ser rico em carboidratos, proteínas, aminoácidos, vitamina B, manganês, fósforo e magnésio, o ingrediente também pode contribuir para a perda de peso, já que possui um baixo teor de gordura e de calorias.




E mais: contém grandes quantidades de fibras, que proporcionam sensação de saciedade e, ainda, melhoram a digestão e o funcionamento do intestino ― fatores que o tornam um grande aliado no emagrecimento saudável





Com inúmeros benefícios:

  • Não contêm glúten, por isso é fácil de digerir e pode ser ingerido por celíacos e intolerantes a essa proteína.
  • É rico em fibras, por isso ajuda a regular os casos de prisão de ventre e elevadas taxas de colesterol, glicose e triglicerídeos.
  • É uma boa fonte de magnésio, um mineral que melhora o tônus muscular e favorece a saúde do sistema nervoso.
  • Contêm vitaminas do grupo B, como a vitamina B1 (reforça a atividade mental, a coordenação e melhora estados de cansaço e depressão), a vitamina B9 ou ácido fólico (previne a anemia e melhora a pele; é fundamental durante a gravidez), a vitamina B6 (favorece o sistema nervoso, imunológico e hormonal) e a vitamina B2 (favorece a oxigenação intercelular e a regeneração dos tecidos e favorece a saúde ocular).
  • É fonte natural de fósforo, um mineral essencial na formação e desenvolvimento dos ossos e dentes, durante a amamentação, e promove bom desempenho intelectual e da memória.
  • Também contêm ácidos graxos, ferro (um mineral que permite a renovação das células sanguíneas e previne casos de fadiga e anemia) zinco, iodo e vitamina E.
  • É importante destacar que o painço alcaliniza o organismo, ao contrário de outros cereais acidificantes, pela fato de equilibrar nosso pH e nos ajudar a compensar os efeitos acidificantes de uma má dieta.
Estes excelentes valores nutricionais o fazem ser um alimento muito benéfico e que pode ser terapêutico para pessoas que sofram de problemas digestivos. Segundo a medicina natural, o sistema digestivo condiciona nossa saúde geral, logo este cereal pode ser muito útil para pessoas que sofrem de acidez, úlceras, prisão de ventre, diarreias, gases, etc.
Além disso, devido às suas propriedades também recomenda-se consumi-lo em casos de anemia ferropênica, diabetes, gravidez e amamentação, e em fases de estresse e exaustão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário