Guerra as gorduras! Estamos mais magros?


Nunca uma geração foi tão preocupada com peso e boa alimentação. Mesmo assim estamos mais gordos! 

            Uma das falhas é que passamos a caminhar e nos movimentar menos, tudo está na mão, prontinho, biscoitos, pães, comidas prontas, cápsulas, comprimidos mágicos, sucos prontos e assim por diante. Outra falha foi imposta pela indústria, onde refinado era a palavra de ordem. Quanto mais branca a farinha, o arroz e o açúcar melhor, assim também foi imposta a troca da manteiga e nata pela manteiga a banha de porco pelo óleo de soja refinado, leite fresco e fervido, por leite de caixinha cheio de conservantes e outras adulterações. Então chegou a hora de cortar a gordura, mas precisamos de energia para realizar nossas tarefas! Comer é necessário, sentimos fome, cansaço, falta de energia e com o terror imposto contra as gorduras lá vai nós se entupir de carboidratos e açucares. Estamos mais magros e saudáveis? Que nada! Diabetes, hipertensão, obesidade e infarto só aumentaram. Sem contar com o aumento de pessoas com depressão e doenças degenerativas.

          Aos poucos vai surgindo uma volta ao prazer de cozinhar, o faça você mesmo, pelo menos de vez em quando fazer um bolo, um pão caseiro, uma sopa com osso bem fervido e legumes, isso trás um aconchego a família. O perfume que fica, o carinho dedicado as pessoas que convivemos é gratificante.

       Da Revista Time, esse texto está bem escrito, aborda "Terminando a guerra à gordura", gostei de ler. Um programa que está muito bom de assistir e trás boas dicas de alimentação e receitas e a Bela Gil, no GNT, quando não consigo assistir acompanho no outro dia pela internet. Não é radical em nada, do glúten as gorduras, mas sempre usa alimentos de qualidade, gorduras não refinadas, farinhas integrais, açúcar de cana, ela usa muito o melaço de cana, verduras e frutas frescas, grãos como linhaça e girassol.

          Então não seja "gordurofobico", não troque calorias de boas gorduras por calorias vazias! Óleos de extração a frio são um bom exemplo, vão ajudar a dar saciedade, nutrir bem seu organismo com ômegas 3, 6 e 9, que são os chamados ácidos graxos essenciais a boa saúde.


          



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento