Freekeh, Frikeh, Freekah ou فريكة



Freekeh, Frikeh, Freekah فريكة que significa "esfregar" em árabe e significa o processo de sua elaboração. É uma comida do Oriente Médio, cereal antigo feito de trigo verde, que é torrado, enquanto produzido. Ele tem um belo aroma de noz, textura exótica e sabor extraordinário.

Receita de freekeh e acompanhamentos:

1- Freekeh com  frango
Ingredientes
250 gramas de freekeh (A caixa);1 colherinha de pimenta preta;1 pitada de canela;1maço de cominho;1 cebola grande vermelha;Gengibre ralado fresco;azeite e sal; manteiga;2 kg de frango;3 folhas de alecrim;amêndoas torradas, pinhões torrados, pistache torrado e passas torrado.

Modo de fazer:
Cozinhar o frango. Levar a panela com pouco de azeite para dar uma dourada. Acrescentar os demais temperos e por ultimo o freekeh para cozinhar. Adicionar o caldo de água aos poucos. Pronto em 20 minutos.
2- Molho de tomate ao óleo
Ingredientes
4 dentes de alho; 1pedaço de gengibre fresco; 1 pimentão verde; 1 colher de azeite;1 cebola verde (picado); pitada de sal, açucar e pimenta; pimenta dedo de moça; manjericão picado (fresco);  12 tomates; suco de meio limão;
Modo de fazer:
Passar os tomates em água fervente, para soltar facilmente a casca. Passa os demais ingredientes no liquidificador, menos o manjericão. Colocar a mistura na panela com óleo para dar uma fritadinha, acrescentar os tomates picados e sem pele para ferver uns 10 min. temperar com sal, pimenta e açúcar, acrescentando também o suco de limão. Por ultimo as folhas de manjericão.
3- Salada de pepino e iogurte
6 pepinos descascados e fatiados; 1 caixa de iogurte; 1colher de hortelã seca esmagada; opcional: dente de alho (picado). Só misturar.

Fonte: http://razanmasri.com/recipes/freekeh/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento