terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Freekeh - Sopa - Detox


FREEKEH
Também conhecido como trigo verde, é um grão que vem incorporando pratos de chefs na gastronomia internacional. Muito conhecido na culinária árabe, é comumente utilizado como acompanhamento de frango. O que diferencia esse trigo é o valor nutricional. É uma boa fonte de proteínas, podendo ser um bom cereal para compor refeição de vegetarianos, sendo também uma excelente fonte de fibras.
O grão oferece também micronutrientes como zinco, ferro, potássio, magnésio e cálcio. Como a colheita do trigo é feita com a semente ainda verde, isso resulta na valorização do conteúdo nutricional. Uma pesquisa concluída em 2003 e publicada no Journal of Agricultural and food chemistry pelos pesquisadores Humphries, J.M. e Khachik, F. concluiu que o trigo verde freekeh importado da Austrália tinha concentração maior de luteína e zeaxantina comparado com outras fontes de trigo e massas estudadas na pesquisa.
Luteína e zeaxantina são importantes carotenóides, que têm importante papel na saúde ocular. Assim, indivíduos com histórico familiar de degeneração macular são beneficiados com uma dieta rica nesses carotenóides.

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Estou passando para convidar a visitar o Saúde em Prática, reativado este ano e com muitas novidades sobre exercícios físicos e alimentação saudável. Venha conferir: http://saudeempratica.blogspot.com.br/
    Priscila - Profissional de Educação Física

    ResponderExcluir