Chia - Funciona mesmo? Pra que?















22-12-2011 Em: espelho - Nutrição e Saúde
Todo verão surge uma moda para que a gente acredite piamente que dá para emagrecer sem fazer reeducação alimentar! Mas, algumas são descobertas que realmente valem a pena incorporar ao nosso dia a dia. Por isso, hoje, no dia da nutrição a Anna Paola vai falar sobre essa novidade do verão: A Chia!

Com a palavra nossa nutricionista Anna Paola!

“A semente de Chia, originária do México e cultivada há muitos séculos pelos antigos povos daquela região, chegou ao Brasil como promessa de emagrecimento. É um alimento riquíssimo. Além de extremamente rica em fibras, ela é uma proteína completa.

Ela tem o dobro do potássio da banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que leite e oito vezes mais ômega 3 que salmão.

Quanto ao emagrecimento: ela ataca de duas formas diferentes, tornando-se muito eficaz. A primeira delas se dá pelo combate aos processos inflamatórios do corpo pela enorme quantidade de ômega 3presente nos grãos (lembram-se? Processos inflamatórios é igual a celulite e acne). É a mais rica fonte vegetal de ômega 3.

O outro benefício são as fibras, pois suas sementes são mucilaginosas, e ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago, tornando a digestão mais lenta, causando saciedade, evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos. As fibras presentes ainda ajudam a regular o trânsito intestinal, desintoxicando o organismo. Para obter este benefício a ingestão hídrica terá que ser de no mínimo dois litros por dia.

A Chia também ajuda na redução do colesterol, controle da glicemia, ajudando na formação óssea, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando a imunidade do organismo.

São também muito benéficas para desportistas, pois por serem hidrofílicas, e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado.

Esse grãozinho especial também é u

ma boa opção para quem deseja a hipertrofia muscular. Pois ele tem uma elevada concentração de proteínas, a principal matéria-prima da musculatura. Por isso, os especialistas recomendam consumi-la após a malhação.

Onde comprar? Como comprar?

A chia é encontrada em lojas de produtos naturais na forma de grãos, farinha e óleo.

Como consumir?

Cerca de 100g contêm 371 calorias, por isso, é bom não abusar na quantidade. A porção diária ideal é de uma colher de sopa.

Pode ser acrescentado a sucos, iogurte, leite, frutas. E seus grãos ou a farinha pode ser adicionado a massa de pães, bolos e pudins.

A Chia pode ser consumida crua, de várias maneiras. A receita de base é: misture 1 colher de sopa de semente de chia com ½ xícara de água e deixe hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo um gel terá se formado. Você pode preparar uma quantidade maior e deixar na geladeira. O gel de chia se conserva alguns dias, sem perder os nutrientes. Em seguida esse gel pode ser consumido de várias maneiras. Por ter sabor neutro pode ser misturada com outros alimentos sem alterar o gosto original. Você pode juntar o gel à frutas, por exemplo, como se fosse um iogurte. Se a textura do gel te desagradar, bata no liquidificador com as frutas. Fica ótimo!”

Agora vocês já sabem os benefícios e como usar a Chia que não faz nenhum milagre na balança, mas pelo visto faz muito bem para a saúde. Mas hoje além da Anna Paola resolvi consultar uma empresa com dicas de como comprar e guardar a Chia. A Vera Dalla Vechia da Giroil deu as dicas:

Como comprar?
Os principais cuidados na escolha do produto é buscar uma de qualidade. É preciso comprar de marcas que passam as sementes em maquinário de limpeza, assim elas ficam limpas de impurezas. Existem algumas marcas que não tem esse cuidado.

Também é importante comprar as sementes que venham em caixa ou material que proteja a Chia da luz.

E aí – Vamos de Chia?

Imagem – Giroil

Fonte: http://depoisdos25.com/?p=2694

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento