Revista Women's Health - Conhece a Chia?

















Fonte de fibras, ela é consumida em semente ou na forma de farinha e tem Ômega 3, que faz bem ao coração; melhora o humor e ainda ajuda a emagrecer.


Por Julia Moióli

SUPERPODERES

Facilita as idas ao banheiro, contribui para a saúde do coração, ajuda a manter a saciedade.

ARMAS SECRETAS

Rica em fibras, contém minerais e o ácido graxo ômega 3 (5,2g por porção de 25g).

COMA JÁ!
  • Novidade quente no mundo da nutrição, a Chia é a semente da planta Salvia hispanica, da mesma família da hortelã. Ela é originária do México e, antigamente, fazia parte da dieta asteca. Hoje, ajuda você a cumprir sua cota diária de fibras, além de contribuir para a saúde cardíaca e turbinar seu humor.
Fibras para dar e vender
O forte da Chia é a presença desse nutriente, e você conhecebem sua importância. As fibras ajudam a regular o sistema digestivo, mas elas também ajudam seu coração a bater sempre forte. Um estudo realizado pela universidade Northwestern, nos EUA, mostrou que, entre os participantes, aqueles que mais ingeriam fibras tinham risco de morte relacionado a doenças cardiovasculares significamente menor. E a relação entre a Chia eo coração também está sendo estudada: "Em uma pesquisa realizada no Canadá com pessoas diabéticas que receberam cerca de 40g por dia de salba(variação branca da Chia), foram observados resultados positivos na redução da pressão arterial a atenuação nos riscos para doenças cardiovasculares", afirma a nuticionista Paula Gandin, de São paulo.

Olá, bom humor!
Além de turbinar a saúde cardíaca, o ácido graxo ômega 3 traz uma vantagem extra: é inimigo do mau humor. Em um estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, um grupo de estudantes que ingeriram uma dose diária do nutriente apresentou redução de 20% na ansiedade, em comparaçãocom quem só recebeu placebo. A boa notícia? A chia fornece boas quantidades de ácido graxo Ômega 3 e a ingestão das sementes pode ser mais uma opção além da linhaça", diz Paula.

Nutrientes do bem
" A chia tem ainda antioxidantes, cálcio, magnésio e ferro", afirma a nutricionista Priscila Di Ciero, de São paulo. A terapeuta alimentar Gabriela Marque, também de São Paulo, completa as contas: "Tem 15 vezes mais magnésio do que o brócolis, seis vezes mais cálcio do que o leite integral, cerca de nove vezes a quantidade de Ômega 3 do salmão verdadeiro, quase três vezes mais ferro do queo espinafre, além de ter mais fibras do que a linhaça e mais proteína do que o soja".

Amiga da perda de peso
Por ser rica em fibras, a chia provoca uma sensação de saciedade que pode fazer você comer menos. A terapeuta alimentar Gabriela dá três dicas práticas para isso: coma as sementes antes das refeições, misture a chia a outros alimentos e coloque a semente em uma garrafa com água e beba durante o dia. Se você é malhadora, anote esta: "Para quem quer perder peso com exercícios, é mais interessante consumir a Chia antes do treino. No entanto, para as corredoras, as fibras podem causar desconfortogástrico e prejudicar o desempenho, se consumidoem excesso, porque a corrida estimula o funcionamento do intestino. Apesar de outros estudos que relacionam a chia a perda de peso ainda não serem conclusivos, as pistas são aniomadoras. Um deles realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, com ratos, mostrou que o extrato de Chiamelhorou a sensibilidade à insulina e a tolerância à glicose, reduzindo aquela gordura mais perigosa, que fica entre os órgãos.

Mais benefícios
Por possuir baixo índice glicêmico, a chia ajuda a evitar picos de açucar no sangue, que podem causar hipoglicemia ou hiperglicimia. Para completar as vantagens, um estudo realizado por pesquisadores argentinos em 2007 relacionou seu consumo ao controle da proliferação de tumores e metástases de câncer de mama em ratos.

No seu cardápio
"Pessoas com síndrome do intestino irritável devem ser bem cautelosas no uso de sementes em geral e seguir orientações de médico e nutricionistas", alerta Priscila. Fora isso, a chia não tem contraindicações. "Comece com 1 colher de sopa ao dia e aumente para 2", sugere priscila. "mas não é necessário que a ingestão seja diária. O segredo da boa alimentação é variar e não cair na monotonia alimentar, nem mesmo com os alimentos tidos como saudáveis", lembra paula. Você pode juntar as sementes inteiras ou moídas em cereais como aveia em flocos,iogurtes ou saladas. Outra dica é moê-lase adicioná-las à farinhas para fazer pão, bolos e biscoitos e usá-las para fazer um gelcapaz de substituir o óleo, outras gorduras e ovos nas receitas. Para isso, coloque 2 colheres de chá de sementes de Chia em 250ml de água, mexa e deixe reposaraté a mistura ficar gelatinosa. Também vale comer as sementes cruas-é possível armazená-la por até dois anos em um recipiente fechado, em temperatura ambiente.

Hum...receita

Mingau hiperproteico
INGREDIENTES:
  • 1/2 xic (chá) de whey protein (proteína do soro de leite)
  • 1/2 xic (chá) de aveia em flocos
  • 2 col (sopa) de semente de Chia
  • 1 copo de 200ml de água
  • 1/2 banana picada ou 1/2 maça sem casca picadas
  • Canela em pó a gosto
MODO DE PREPARO

Misture a whey protein com a aveia em flocos e a Chia com os 200ml de água. Leve ao fogo baixo e mexa por cerca de 5 minutos. Apague o fogo e deixe amornar por 1 minuto. Salpique canela em pó e sirva com banana ou a maça.

Fonte: Women's Health, outubro, pg 36/37

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento