FARINHA DE LINHAÇA INTEGRAL TEM QUE SER ESTABILIZADA









O mercado de alimentação no Brasil observa um crescente perfil de consumidores voltados para uma reeducação alimentar que traga benefícios diretos à saúde e ao bem-estar físico e mental, o que incentiva a popularização de produtos como a linhaça nas gôndolas dos supermercados.

Contudo, apesar do interesse em saber que um alimento como a linhaça faz bem à saúde, muitos consumidores menos informados ainda hesitam em experimentar este grão, por não saberem exatamente como encaixá-lo dentro de seus hábitos alimentares e até mesmo sobre os cuidados necessários em sua armazenagem.

Atenta a esta necessidade, empresas como a Giroil investem na diversificação das formas de comercializar este alimento, potencializando o seu consumo nas mais diversas refeições e esclarecendo detalhes importantes sobre os seus atributos - como o fato de que os grãos triturados é a melhor forma para o organismo absorver todos os nutrientes da linhaça.

Neste contexto, produtos como a Farinha de Linhaça Dourada Integral já vem pronto, para oferecer ao consumidor todas as propriedades naturais associadas a este alimento de maneira prática e saborosa - como manda a cartilha da alimentação moderna e funcional.

As opções de consumo da farinha de linhaça nas refeições são muitas: o alimento pode ser adicionado em sucos, iogurtes, shakes, saladas de fruta, cereais matinais, como em pães, doces, biscoitos e até mesmo em pratos salgados - a recomendação dos nutricionistas é de se introduzir de uma a três colheres diárias do produto na dieta cotidiana.

A semente de linhaça dourada, uma versão que se destaca por um sabor mais suave e textura mais macia é produzida sem a utilização de agrotóxicos e se destaca pelo alto teor vitamínico, benefícios nutricionais, os atributos digestivos e de limpeza do organismo proporcionada pelas fibras, o equilíbrio hormonal associado às lignanas, a presença de ômega 3 e 6, além do aporte de minerais como cálcio, fósforo e magnésio e propriedade antioxidante.


Mas é necessário que a farinha de linhaça, tenha passado por um processo térmico especifico, onde as enzimas presentes nas farinhas integrais sejam inativadas, farinhas não tratadas podem acarretar rapidamente em rancificação que resulta num sabor desagradável. A rancificação é resultante de sua atividade enzimática, mais propriamente é devida a ação de uma enzima chamada lipoxidase que catalisa a oxidação dos ácidos graxos polinsaturados. O resultado é o surgimento de radicais que podem afetar outras moléculas, inclusive as proteínas.


A Giroil desenvolveu um processo de estabilização por inativação enzimática que consegue alcançar alto grau de eficiência na farinha de linhaça integral, a fim de tornar seu uso mais fácil, sadio e organolepticamente (cor, sabor, odor) agradável. Esse processo também é responsável pelo aumento da digestibilidade, devido á inativação de alguns fatores antinutricionais.

Comentários

  1. 1 - Depois da farinha de linhaça ter oxidado, ou seja, estar amargando, ainda tem alguma saída para que ela deixe de amargar? Algum processo ou algum ingrediente que se ponha nos preparos para retirar o gosto amargo?
    2 - Outra questão: nesta situação em que a farinha está amargando, ela perdeu as propriedades, qual percentual se mantem após esta oxidação?
    3 - E por último: como conservar a farinha para que não oxide, caso não seja ou tenhamos como saber se é estabilizada ou não?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento