CHIA – O Super Alimento


Sementes de CHIA são oriundas do México e Guatemala, e eram consideradas um Super Alimento para os Incas e Maias, sendo que os seus guerreiros alimentavam-se alguns dias só com estas sementes em tempos de batalhas. O significado de Chia é “força”, pela energia que proporciona e naquela época valia mais do que o próprio ouro. As sementes de Chia são a terceira semente Andina a ressurgir, primeiro foi a quinua, depois o amaranto e em breve veremos muito falar da Chia.

Quando uma colherada de “chia” é despejada num copo d’água e deixada por 30 minutos, se formará como uma gelatina sólida. Este gel, ou gelatina, é criado devido à fibra solúvel que contém. Pesquisadores acreditam que este mesmo gel é o fenômeno que ocorre no estômago quando a comida contém este tipo de fibra pegajosa conhecida como mucilagem.

O gel criado, quando ingerido, produz uma barreira física, que divide as enzimas digestivas dos carboidratos, isto faz uma lenta conversão de carboidratos em açúcar. Tende a fazer uma digestão lenta e mantém os níveis de açúcar no sangue, a qual pode ser útil na prevenção e controle da diabete.

Fácil de digerir, a absorção de água na “chia” é uma ajuda importante para a digestão humana. A “chia” amolecida n’água é melhor absorvida e digerida. Isto significa um rápido transporte aos tecidos.

Vejamos as suas características:

  • Cerca de 19 a 23% do seu peso é proteína completa, contém todos os aminoácidos essenciais em equilibrio perfeito.
  • 60% do seu óleo é Ómega 3 e 40% Ómega 6.
  • Contem: 5 vezes mais cálcio do que o leite; 3 vezes mais ferro do que os espinafres; 15 vezes mais magnésio do que os brócolis; 2 vezes mais potássio que a banana; 3 vezes mais antioxidantes que a uvas-do-monte (mirtilo). É também rico em manganêsio e boro (que também é fundamental para os ossos).
  • 100% natural, sem glúten e não OGM.

Benefícios:

  • As sementes de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome por aumentarem o seu volume evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e, além disso, limpam o corpo das toxinas dos intestinos.
  • Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2.
  • Ajudam a regular o trânsito intestinal, previne divertículos (divertículos), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico.
  • Elimina os desejos constantes de petiscar comida.
  • Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídios.
  • São também muito benéficas para desportistas, pois por serem hidrofílicas, e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado.
  • No caso de refluxo gastro esofágico, colocar 1 colher de chá de sementes de chia num pouco de água, mexer e beber de imediato. Aguardar uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água. Ajudam a absorver o excesso de ácido.

Indicadas para:

    • Perda de peso e manutenção
    • Problemas da tiróide
    • Hipoglicémia e diabetes
    • Sindrome do cólon irritável
    • Doença celíaca (intolerância permanente ao glúten)
    • Refluxo gastro esofágico
    • Hipercolesterolemia (nível alto de colesterol no sangue)
    • Indispensável para os vegetarianos por conter muita proteína

Bebida popular no México e na América Central chamada “chia fresca” : 1 colherada das sementes num quarto de litro de água (você verá um líquido levemente gelatinoso). Adicione lima ou suco de limão e açúcar, e desfrute.



Comprar na Loja Giroil

http://loja.giroil.com.br/

Comentários

  1. Li sobre a chia em um livro chamado Ñascido para correr"e me interessei de imediato. Você sane aonde posso adquirir no Brasil? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em qualquer casa que vende produtos naturais...

      Excluir
    2. Posso tomar a chia somente com a agua,e qual a quantidade devo consumir em cada copo???OBRIGADA

      Excluir
  2. Em breve na Giroil www.giroil.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nascido para correr... Interessante, esse assunto me persegue. Cheguei aqui por acaso...
    Ah! Vou fazer minhas sandalhas Huaraches, tomar minha cerveja de milho e comer minha tigela de Chia.
    Ironman Brasil, me aguarde!

    ResponderExcluir
  4. Fernando, boa sorte na Ironman Brasil!

    ResponderExcluir
  5. Olá, podemos adicionar as sementes nos iogurtes ou sumos de fruta?

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sementes de Chia tem sabor neutro, pode ser adicionado a pratos doces e salgados.

    Fica ótimo no iogurte e sucos. No México é tradiocional tomar "Chia fresca", sementes de chia, água, suco de limão e adoçar com mel. Fica uma delícia.

    Tenho feito um maravilhoso pudim com sementes de chia e gelatina. Vou colocar a receita no site www.giroil.com.br
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. este alimento natural pode ser a chave para uma vida saudavel,vou experimentar esta semente, creio que será uma ótima forma para me ajudar a perder peso, pois estou muito acima do meu peso normal, grata pela materia.

    ResponderExcluir
  8. estou amamentando posso fazer uso da chia.
    Elizete

    ResponderExcluir
  9. Posso comer uma colher de sopa de SEMENTE de chia com um copo d'agua duas vezes ao dia, almoço e jantar, como a semente, obrigada

    ResponderExcluir
  10. Fiquei sabendo sobre a semente esses dias e logo me interessei.
    Pra quem é de BH e está com dificuldade de achar, em casas de ervas e sementes deve ter e se não tiver, eu comprei no Mercado Central.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de tirar uma duvida, a colher de sopa cada vez antes das refeiçoes ou ela fracionada, com muita agua.....pois comer de mais engorda....

    ResponderExcluir
  12. O ideal seria 2 colheres de sopa durante o dia. Pode ser com suco de manga, abacaxi com cenoura ou com iogurte. Nunca querer comer as sementes secas e depois tomar água, isso iria fazer você desistir da Chia, o que seria um pecado!

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber se uma criança de 11 anos pode consumir as sementes de chia

    ResponderExcluir
  14. Crianças e gestantes podem consumir sementes de Chia. Ajuda muito para o desenvolvimento neural, já que contém muito ômega 3.

    ResponderExcluir
  15. Olá estou amamentando gostaria de saber se posso fazer o uso da chia!??Agradeço desde já!!!

    ResponderExcluir
  16. Para mães que estão amamentando vai ser uma maravilha! Já pensou na qualidade do leite que seu bebê vai estar se alimentando? muitos nutrientes, como ômega 3, ferro, potássio...

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado pela dica Vera!!!!!Vou começar a tomar.Evelin

    ResponderExcluir
  18. quem tem pressão alta pode usar chia?

    ResponderExcluir
  19. Faço uso da chia algum tempo. Tenho intolerância ao glúten, e a chia realmente melhora muito o sistema digestório, além não ter gosto, pode ser usado no preparo de alimentos. Vale a pena!

    ResponderExcluir
  20. ola a UM MES ESTOU CONSUMINDO A SEMENTE DE CHIA E JA VI RESULTADO ISSO É MT BOM.....

    ResponderExcluir
  21. sementes de chia e bom para quem tem bursiti?

    ResponderExcluir
  22. Ah seis meses tive um bebê e engordei 14k,não estou conseguindo fazer dieta,pois estou amamentado!será q a chia vai me ajudar???

    ResponderExcluir
  23. Li, a chia por não ser remédio, mas sim um alimento rico em Ômega 3 , vitaminas e minerais, vai ajudar a dar saciedade, ajudando a consumir menos carboidratos e doces, sem prejudicar a amamentação, muito pelo contrario, vai ajudar muito na qualidade do leite.Abraço!

    ResponderExcluir
  24. gostaria de saber se chia e bom para quem tem bursiti?

    ResponderExcluir
  25. Ola!!!começei a tomar chia e me sentir muito bem... mais teve um porém...fiquei com enchaço em todo o corpo,ja tenho enchaço por conta do sal de cozinha,só que depois que começei a tomar piorou, alguem poderia me dar uma explicaçao? obg e estou aguardando resposta!!!
    att:Marlene negreiros...

    ResponderExcluir
  26. Marlene,

    troca para farinha de Chia.Já vi casos em que a farinha por passar por processo diferenciado é melhor para esses casos.

    ResponderExcluir
  27. estou amamentando posso tomar chia como tomar

    ResponderExcluir
  28. Sementes de Chia não tem fim especifico de emagrecimento, mas sim de equilibrar nutrientes e saciedade. Poderá tomar Chia tranquilamente,isso ajudará a dar a seu filho um leite com muitas vitaminas e minerais e ainda ajudando a você equilibrar o seu peso.

    ResponderExcluir
  29. COMECEI A TOMAR CHIA MEIA HORA ANTES DO ALMOÇO,APENAS TOMO UMA VEZ AO DIA,UMA COLHER DE SOPA EM UMA XICARÁ DE ÁGUA,ADICIONO SUCO DE LIMÃO,LARANJA OU APENAS TOMO COM ÁGUA E MEL.MUITO BOM MELHOROU DEMAIS O MEU INTESTINO,O MEU HUMOR NOSSA SUPER JÓIA E SEM CONTAR QUE ESTOU EMAGRECENDO MOTIVO REAL PELO QUAL COMECEI A USAR A SEMENTE DE CHIA.ESTA SEMENTE REALMENTE É UMA BOMBA, MAIS UMA BOMBA PARA O BEM DO HORGANISMO. PODEM USAR EU RECOMENDO,USO TAMBÉM A LINHAÇA QUE É BOA MAIS A CHIA SUPEROU! UM ABRAÇO A TODOS!

    ResponderExcluir
  30. comecei a tomar chia faz dois dias estou me sentido bem meu intestino era lento e começou a funcionar

    ResponderExcluir
  31. comecei a tomar semente chia a 1 semana até agora não senti nenhuma diferença, gostaria de saber se estou tomando certo, coloco um colher de sopa no iogurte e tomo, mas tomo o café da manhã normente.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Vera, estou muito acima do meu peso, se eu começar a tomar Chia, vou emagrecer??? Ou preciso tomar remedio?? Obrigada
    Michele

    ResponderExcluir
  33. Emagrecer não é mágica!É necessário um conjunto de atitudes positivas. Comer alimentos adequados, como semente de chia por exemplo, fazer exercícios físicos e muita persistência.A semente de chia ajuda a emagrecer por que produz saciedade. Mas deve associar a isso uma alimentação baixa em calorias, evitando comer muito carboidrato simples, preferir sempre alimentos integrais e evitar ao máximo gorduras saturadas.
    Antes das principais refeições tomar um copo de suco com 2 colheres de semente de chia é ótimo para não exagerar no prato.Bjoss

    ResponderExcluir
  34. tenho um filho de 10 anos e ele tem colesteról alto, gostaria de saber se a chia é bom para baixar o colesterol, e se vc sabe de outros produtos naturais que faça baixar o colesteról. muito obrigado , aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
  35. tenho problema renal crônico. posso tomar farinha de chia? não faço hemodiálise.

    ResponderExcluir
  36. O melhor no caso de problemas renais e pedir aconselhamento a uma nutricionista ou para seu médico. Mas acredito não haver problema algum. Semente de chia é um alimento com grandes propriedades. Só pode fazer bem!

    ResponderExcluir
  37. Mulheres gravidas podem fazer uso de chia?
    Pode causar alguma problema para gravidez?

    ResponderExcluir
  38. Sementes de Chia são um alimentos maravilhoso para mulheres gravidas também. Por conter grande quantidade de Ômega 3, ajuda na formação neurológica da criança.Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha pergunta é do dia 4 de fevereiro de 2013 as 13:48, por favor se puder me responda, pois já procurei em varios lugares e nao obtive resposta! Desde já agradeço!

      Excluir
  39. oi!tudo bem Meu nome é juliana queria muito tomar chia mais tenho medo por causa que tenho pressão alta e operei o estomago a chia faz mal .

    ResponderExcluir
  40. gostaria de saber se criança de 9 anos pode consumir chia para baixar o colesterol ldl e quanto consumir

    ResponderExcluir
  41. Vera Dalla Vechia, gostaria de saber como se faz o chá de chia! E sobre o suco, ponho 2 colheres de sopa hidratada com 250ml de suco, e tomo 30 minutos antes do almoço e jantar?

    ResponderExcluir
  42. Estou tomando o pó de chia, o efeito e melhor que a semente?

    ResponderExcluir
  43. Chia é maravilhosa e trás grandes benefícios tanto na forma de farinha como na forma de semente. O melhor é descobrir qual a forma que você se gosta mais.

    ResponderExcluir
  44. Estou tomando chia e estou me sentindo muito bem, vale a pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. quero sabe se posso tomar chia tenho pressao auta estou aguardando a resposta!!!

    ResponderExcluir
  46. Olá. Tenho uma filha de 2 anos e tem prisão de ventre. Posso dar uma colher de chia( semente) na sopa. Obrigada

    ResponderExcluir
  47. Meu filho de 4 anos sofre de constipação intestinal. gostaria de saber se posso dar chia para ele. Também tenho um irmão que está com problemas de ácido úrico. A chia pode ajudar nesse caso?

    ResponderExcluir
  48. gostaria de saber ser a chia e bom pra quem tem problema de intestino?

    ResponderExcluir
  49. 2 colheres de linhaça marrom sem triturar somente amolecidas em meio copo com água gelada por 3h faz mal?Posso tomar todos os dias?Posso colocar uma colher de linhaça e outra de chia na água e beber após 3 hs?

    ResponderExcluir
  50. também como uma cenoura cra ralada todos os dias no almoço.O consumo tá bom ou tem que diminuir os dias?

    ResponderExcluir
  51. Gostei da objetividade e clareza do seu texto. Em nossa webpage sobre chia, levamos informações sobre a chia e como usa-la de modo a conseguir seus objetivos. Passe por lá pra dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  52. Malta quero divulgar uma coisa testada por mim, tenho 45 anos e toda minha vida foi pouco de dormir por norma deito-me sempre a partir das 2 da manhã todos dias e saio da cama de manhã por volta das 7:30h e mesmo assim acordava várias vezes durante a noite mesmo tomando uma pastilha pra dormir que no final dormir por noite umas 3 horas a 4 h e as vezes nem 5 minutos dormia então ouvi falar da chia e comecei a beber todos dias aí ir pra cama uma colher de sopa junto com água e mel e não é que dormi toda a noite sem me levantar uma única vez ! Andei a tomar 3 semanas e sempre a dormir bem acabou as sacas de chia e só foi comprar novamente as sementes passado 3 dias e nesses dias dormi mesmo mal cerca de três horas por noite quando comecei a tomar novamente comecei a dormir muito bem novamente acabei por fazer novamente o teste e não é que a chia faz mesmo dormir bem ! Eu sei ela tenho de tomar pastilhas mesmo assim não durmo bem e com a chia não preciso de pastilha e além disso durmo toda a noite sem precisar de ir a casa de banho .
    Para quem tem problema de dormir fazem o teste por mim aprovou 100%

    ResponderExcluir
  53. Quem tem ácido úrico alto pode fazer uso da chia?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA