quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Goji berry - Deliciosa barrinha

INGREDIENTES

2 xícara de aveia 
¼ xícara de pistache sem casca salgados, picados 
3 colheres de sopa de sementes de linho 
⅓ xícara de mel orgânico ou néctar de agave (aqui usamos adoçantes saudáveis) 
2 colher de chá de extrato de baunilha puro 
2 colheres de sopa de óleo de coco 
2 ½ colheres de sopa de manteiga de amêndoa 
¼ xícara secas Goji berries

INSTRUÇÕES

  1. Pré-aqueça o forno a 350F. Forre uma assadeira grande com papel manteiga. Organizar aveia em uma única camada e leve ao forno por 10 a 15 minutos, mantendo um olho para que não queime. Deixe esfriar
  2. Transferência de aveia para uma tigela grande. Adicionar pistache picado e sementes de linhaça e misture bem
  3. Em uma panela pequena, misture o mel ou agave com o extrato de baunilha e óleo de coco.Cozinhe em fogo médio baixo ouvir, mexendo sempre até que o óleo de coco tem derretido.Bata a manteiga de amêndoa e e continue cozinhando por 1 a 2 minutos até ficar bem incorporado.
  4. Retire do fogo e adicione as bagas de Goji. Despeje a mistura sobre a aveia e misture bem com uma colher de pau, certificando-se que eles são bem revestido
  5. Unte uma assadeira antiaderente 11inx7in com spray de cozinha. Transfira a mistura de aveia uniformemente, pressionando-o bem na panela (quanto mais você pressioná-lo, o melhor dos bares vão ficar juntos!). Leve à geladeira até ficar firme (pelo menos 2 horas), retire da panela e corte em barras. Faz cerca de 12 bares (dependendo do tamanho que você quer).Mantenha as barras refrigerado.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Doce fake - Yacon em pó e Maca peruana


Quando bate aquela vontade comer um docinho, como fazer pra não estragar todo o processo de preparação para o verão?

Que tal um docinho fake, vai dar aquela enganadinha mágica e ainda turbinar seu corpo com nutrientes super especiais.

Nesse, produtos Andinos que estão em alta.

Doce fake:

- Leite condensado de soja
- Farinha de maca peruana
- Yacon em pó para adoçar 
- Castanha de caju moída
- Cacau em pó

Só misturar, fazer as bolinhas e por ultimo passar no yacon em pó.






sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Yacon em pó Giroil - Controle da glicemia ao seu alcance!

Benefícios do Yacon

Ajuda no controle do Diabetes, na Regulação Intestinal e no aumento da Sensação de Saciedade.


- Com alto teor de Frutooligossacarídeos (FOS) e inulina, que não são digeríveis pelo aparelho digestivo,  e agem de forma semelhante as fibras, esses são digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando um aumento pequeno e gradual da glicemia, ajudando no controle do diabetes tipo 2.

- Por ser rica em FOS e inulina, prébioticos,  não digerível pelo organismo humano, ajuda a melhorar o funcionamento intestinal por estimular o crescimento e a atividade de bactérias boas no cólon, diminuindo o pH do cólon induzindo a um aumento na absorção de minerais como Ca, Mg e P, proporcionando aumento na imunidade.


- Por ser um alimento rico em fibras, formando no estômago um gel de lenta digestão, yacon dá sensação de saciedade. Proporcionando também redução e controle no colesterol.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Batata yacon controla diabetes, colesterol e aumenta a saciedade.

Conheça outros benefícios para a saúde desse carboidrato de baixa caloria

 A yacon é famosa nos países do oriente, mas já ganhou o cardápio do brasileiro, principalmente dos portadores de diabetes. Entre os benefícios desse alimento está o controle da doença. E não é só isso que ela faz de bom para o organismo. 













Veja outras vantagens em incluir este tubérculo na sua alimentação: 


Ajuda no controle do diabetes

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Franca (UNIFRAN), em São Paulo, afirma que o consumo diário da batata yacon pode ajudar no controle da glicemia em portadores dediabetes tipo 2. Segundo os pesquisadores, o tubérculo é rico em um carboidrato chamado frutooligossacárico, que age de forma semelhante as fibras em nosso organismo. Um carboidrato simples - também conhecido como amido - é absorvido rapidamente pelo organismo, elevando as taxas de glicose no sangue em uma velocidade maior e gerando picos de insulina. Já no caso do carboidrato presente na batata yacon o que acontece é o contrário. "Nosso corpo não consegue quebrar as moléculas desse carboidrato com tanta facilidade, por isso sua absorção é mais lenta", diz o nutrólogo Roberto Navarro. E por que esse mecanismo faz diferença no controle do diabetes? "Os carboidratos da batata yacon, por serem de lenta absorção, liberam o açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose do organismo e, consequentemente ajudando a controlar a doença, como fazem as fibras", completa o especialista. 

Baixa caloria

O carboidrato da batata yacon é menos calórico que um carboidrato simples. Cada 100 gramas da batata yacon tem cerca de 30 calorias, ao passo que a batata inglesa tem 52 calorias na mesma porção. "Esse possui um alto percentual de água (em torno de 83 a 90% do seu peso), fator que diminui o nível calórico", aponta a especialista. 

Intestino regulado

Mais um ponto positivo da batata é o seu benefício em regular o trânsito intestinal. Em um outro estudo, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a descoberta foi que a batata yacon é rica em inulina, um tipo de carboidrato do grupo dos frutooligossacáricos que é altamente fermentado pela flora intestinal, servindo de alimento para essas bactérias. "Isso ajuda a estimular o crescimento de bactérias boas para o intestino, fazendo com que ele funcione melhor e evite problemas como intestino preso", explica o nutrólogo Roberto.  

Aumenta a saciedade

A batata yacon proporciona uma sensação maior de saciedade, fazendo com que a pessoa levem mais tempo para sentir fome novamente. Isso acontece, novamente, em função de o alimento ser um carboidrato de ação lenta. "Isso porque a batata irá frear a absorção da glicose, proporcionando saciedade", diz. "Para quem quer aproveitar esses efeitos, o melhor é incluir duas ou três fatias da batata em um suco para ser consumido entre as refeições", recomenda Roberto Navarro. Dessa forma, você retarda a absorção de glicose do suco e ainda aproveita todas as vitaminas das frutas

Controla o colesterol

Para entender o mecanismo de ação da batata yacon na redução do colesterol, primeiro é preciso saber que muito do colesterol presente em nosso corpo é produzido pelo próprio organismo, no fígado. "Esse colesterol também é chamado de sal biliar e atua na digestão de gorduras", explica o nutrólogo Roberto. Depois de ser usado na digestão dos alimentos, esse colesterol volta para o fígado, onde deve ser reabsorvido para produzir uma nova bile. No entanto, se a flora intestinal não estiver funcionando como deveria, o sal biliar não é absorvido e vai para a corrente sanguínea, elevando os níveis de colesterol no sangue. "Por ajudar a flora intestinal a funcionar melhor, a batata yacon ajuda indiretamente na absorção de colesterol, impedindo que ele se acumule no sangue e controlando suas taxas."  

Mantem o organismo longe de doenças

Uma flora intestinal em ordem é essencial para o controle dos processos inflamatórios e infecções. Quando você estimula o crescimento da flora intestinal benéfica, ela será mais efetiva no extermínio de bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação, como a salmonela. "O desenvolvimento da flora intestinal proporcionado pela batata yacon ajuda diretamente na prevenção de doenças e no fortalecimento da imunidade", diz a nutricionista. 

Rica em potássio

A batata yacon também é rica em potássio, um mineral importante para diversas funções do organismo. Além de ajudar na reconstrução muscular, prevenindo contra dores, cansaço e fadiga muscular, o potássio também ajuda no controle da pressão arterial, prevenindo doenças cardíacas. "Se a sua intenção é obter mais potássio para melhorar a performance na atividade física, prefira consumir a batata yacon acompanhada de frutas ou outra fonte de carboidrato, já que o tubérculo oferece baixas taxas de glicose e, consequentemente, menos energia para a atividade física", alerta o nutrólogo Roberto. 
Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15492-batata-yacon-controla-diabetes-colesterol-e-aumenta-a-saciedade

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Yacon - Diábeticos



O principal nutriente encontrado na batata yacon é a inulina, um tipo de carboidrato, que funciona como um prebiótico intestinal. Prebiótico é o substrato usado como "alimento" pelas nossas bactérias intestinais (probióticos) que favorecem assim, o equilíbrio adequado da microbiota, funcionamento intestinal e absorção de vitaminas e minerais.

A inulina tem fibras, menor valor calórico e não é facilmente digerida pelo organismo humano, fazendo com que o intestino funcione mais, interferindo menos no aumento da glicemia sanguínea, por ter menor absorção do carboidrato presente.
É ela quem oferece o sabor mais adocicado (parecido com pêra ou melão).

Por também ser considerada fibra solúvel, a inulina reduz a liberação de glicose após as refeições, e pode ainda, diminuir a concentração de ácidos graxos e colesterol no sangue. Diferentemente dos demais tubérculos, o seu carboidrato eleva menos a glicemia sanguínea e o seu consumo é recomendado para o controle do diabetes, resistência à insulina, Síndrome do Ovário Policístico (SOP), colesterol alto, tratamento da disbiose ou controle saudável da microbiota intestinal que auxilia na diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, prevenindo alteraçõs gástricas como diarréias ou constipação.

Enfim, por sua digestão ser mais lenta, favorece o controle glicêmico, auxilia no controle da saciedade e na vontade de comer doces. Isso pode ajudar muito a perda de peso para quem está fazendo reeducação alimentar ou está com glicemia/insulina alteradas.
A yacon apresenta baixas quantidades de proteínas e gorduras. O potássio é o mineral mais abundante como na batata inglesa. Em menores quantidades são encontrados cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre.


Os frutooligossacarídeos (FOS) são açúcares não convencionais, não metabolizados pelo organismo humano e não calóricos. São considerados prebióticos uma vez que promovem seletivamente o crescimento de probióticos como Acidophillus e Bifidus. Essa característica faz com que os FOS promovam uma série de benefícios à saúde humana, desde a redução de colesterol sérico até o auxílio na prevenção de alguns tipos de câncer.