Mudança de Hábito e Estilo de Vida
Alimentação
Dentre as várias dificuldades de nosso dia a dia, perder peso e fazer atividade física são sempre um grande desafio. Perder peso é um processo que envolve vontade férrea, disciplina e mudança de certos hábitos. Estes fatores contribuem muito para o sucesso na manutenção de um peso saudável. É bom que um médico o acompanhe a fim de que você não entre em nenhuma dieta exótica.
Sempre que se fala em perder peso temos que falar em reeducação alimentar. A recuperação do peso é comum em pacientes que interrompem o uso de medicamentos, quando não houve mudança no estilo de vida e na alimentação.
Para que se consiga sucesso é imperioso passar por este processo de aprendizagem, que consiste em orientações nutricionais específicas, onde o indivíduo conhece e aprende novos hábitos alimentares, proporcionando a escolha correta dos alimentos das suas refeições, tanto quantitativo quanto qualitativamente falando.
Reeducação alimentar não é regime, mas a forma de resgatar o verdadeiro sentido da alimentação: nutrir o corpo da maneira mais correta possível. Pode ser aplicada em pessoas que possuem hábitos alimentares inadequados, com caráter preventivo e terapêutico.
Atividade Física
A atividade física de qualidade é aquela orientada por médico ou profissional de educação física. Deve ser preferencialmente individualizada e sempre monitorada.
Segundo muitos profissionais da área 40 minutos diários de caminhada já são de grande auxílio.
Procure escolher o tipo de exercício que melhor combine com seu jeito de ser, com seu estado emocional e também osteo muscular.
A associação de exercício com programas de reeducação alimentar são essenciais em qualquer programa de emagrecimento.
Estabilidade Emocional
Fatores psicológicos são importantes para perder peso e manter o peso estável. A força de vontade que tanto se fala, reside muito no fato de se procurar e assegurar uma estabilidade emocional.
Os seguidos fracassos experimentados por todos nós em tentativas de diferentes dietas, diminuem muito nossa força de vontade. Por isso, muito mais que querer é preciso persistir.
Uma das formas de fazer essa força de vontade prevalecer é valorizar as menores conquistas. Os quilinhos perdidos, os minutos extras de atividade física devem ser festejados como grandes vitórias. Isso reforça muito a auto estima e se converte em ferramenta importante na luta contra o sobrepeso e o sedentarismo.
Obviamente, se fosse fácil, não estaríamos aqui discutindo o assunto. Mas não é impossível, desde que acreditemos em nós mesmos e em nosso potencial. E pense sempre que você não está sozinho. Há sempre alguém como você, e sempre haverá alguém para ajudá-lo.
Fonte:http://www.unimed.com.br
Comentários
Postar um comentário