Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2016

Xylitol, o que é?

Imagem
O Xilitol é uma substância classificada como polióis ou alcoóis de açúcar que são carboidratos, mas não são açucares. Sua estrutura tem capacidade de estimular os receptores de sabor doce na língua, por isso, é utilizado como adoçante sem açúcar pela indústria.  É um ingrediente utilizado para conferir sabor adocicado em gomas de mascar, pastilhas, doces, balas, alimentos diet, xaropes, sprays nasais, produtos de higiene bucal (cremes dentais e enxágüe bucal). É considerado um adoçante natural e seguro, pois foi aprovado para o uso nos EUA pelo FDA (Food and Drug Administration).  Possui uma doçura semelhante ao açúcar comum, mas contêm 40% menos calorias na composição. BENEFÍCIOS 1 – Apresenta baixo índice glicêmico - O índice glicêmico (IG) esta relacionado com a velocidade que o açúcar proveniente da digestão dos carboidratos alcança a corrente sanguínea. Quanto mais rápido esse carboidrato for digerido, maior será seu índice glicêmico. Segundo a tabela do The  American Journal of Clin…

Xylitol, muito mais que um adoçante!

Imagem
Xylitol

Um substituto do açúcar comum com 40% menos calorias que pode ser consumido por diabéticos e proporciona ao paladar uma sensação de frescor.


O Xilitol tem um índice glicêmico muito baixo, ao contrário do açúcar tradicional e do xarope de milho, os quais contem grande quantidade de frutose, que leva à resistência à insulina e colabora para os problemas metabólicos, quando consumidos em excesso. Enquanto isso, o Xilitol contém frutose zero. Para explicar melhor, vale dizer que oíndice glicêmico refere-se a uma medida de quão rapidamente os alimentos elevam o açúcar no sangue. No caso do Xilitol é de apenas 7, em comparação com o açúcar comum, que tem índice glicêmico de 60-70. Outras particularidades


- Baseado em evidências clínicas, é recomendável o uso do xilitol em pacientes de todas as idades.
- O emprego do xilitol como substituto de açúcar em confeitos faz com que o sabor seja idêntico ao produto similar com açúcar, com a vantagem de conter 40% menos calorias.
- Ao se dissolver, o…

Bolo de TEFF para criançada.

Imagem
Bolo é sempre muito bem aceito pelas crianças. Se for de chocolate então, não tem quem não goste!

Mas é possível fazer um bolo atraente, gostoso e ainda por cima muito saudável. Afinal quem ama cuida!




Usando forminhas diferentes e atraentes, a festa vai ser garantida!
Ingredientes:
120 ml mel120 ml cacau2 colheres de café de bicarbonato de sódio240 ml farinha de teff240 ml farinha de coco2 bananas maduras2 colheres de sopa de óleo de coco3 ovosModo de fazer:
1. Começar por bater os ovos com a banana, o óleo de coco e o mel; 2. Adicionar os restantes ingredientes, e bater apenas até incoporar; 3. Colocar em forma untada com óleo de coco ou azeite e levar ao forno até ficar cozido (+- 30 minutos);
Cobrir com ganache de chocolate.




O Teff é um cereal de origem etíope, com uma concentração elevada e variada de nutrientes como cálcio, ferro, cobre, alumínio, bário, fósforo, tiamina e magnésio, que ajudam na recuperação rápida após um treino físico ou forte desgaste mental. Rico em carboidratos de di…

Painço, um grande aliado na alimentação.

Imagem
Painço é um nome genérico que se dá a um grupo de grãos produzidos por plantas diversas. O "painço verdadeiro" - millet ou milho-painço, cujo nome vem do latim mille, tem o significado de mil (proliferação). 





Também conhecido por milho miúdo e milheto - nesse caso, o painço português, outra variedade (talvez tantas denominações causem confusão para identificá-lo corretamente), botanicamente é um cereal mais antigo que o arroz, a cevada, o trigo ou o centeio. Uma enorme variedade de plantas pertence à espécie do milho-painço, entre elas o sorgo. 








É o único cereal alcalino, cultivado e consumido há milênios por povos do Sudeste Asiático e África.


Possui baixa quantidade de gorduras e uma boa concentração de carboidratos associados a um alto teor de fibras solúveis e insolúveis, o que causa uma absorção lenta de açúcares pelo organismo (o que fornece energia de uma forma mais linear e fisiológica) – Baixo IG, favorecendo a saciedade, auxiliando na prevenção do excesso de peso e co…