sexta-feira, 29 de maio de 2015

Salada completa, com: grãos, leguminosas, hortaliças, oleaginosas e frutas secas



Ingredientes:

  • 1 xícara de painço (cru)
  • 1 xícara de grão de bico (cozido)
  • 1 xícara de cenoura picada em cubos
  • 1 xícara de chuchu picado em cubos
  • 1 xícara de beterraba picada em cubos
  • 1 xícara de milho cozido
  • 1 xícara de ervilha cozida
  • 1/2 xícara de uvas passas
  • 10 castanhas do pará
  • 1/2 xícara de salsinha picada
  • 1/2 xícara de coentro picado
  • 1/2 xícara de cebolinha picada
  • 1/2 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal Marinho
  • Molho Shoyu de fermentação natural
  • Vinagre de arroz integral 
Preparo:


Cozinhar o painço e o grão de bico seguindo as instruções da embalagem.

Em uma cuscuzeira, coloco água suficiente para cobrir a beterraba na parte de baixo. Na parte de cima, coloco a cenoura com o chuchu em cima (a cenoura demora mais para cozinhar, por isso deve ficar mais próxima do vapor). A beterraba é cozida separadamente para não 'tingir' tudo de rosa. Quando a cenoura estiver al dente, desliga o fogo. Reserva a água do cozimento da beterraba e coloca a beterraba cozida na geladeira (para ela secar e não manchar toda a salada de rosa quando for misturada aos demais ingredientes). A cenoura e o chuchu podem ser misturados ao painço. 

Coloca as uvas-passas de molho na água quente que cozinhou a beterraba, por aproximadamente trinta minutos, para elas darem uma inchada e ficarem mais saborosas. (A água do cozimento da beterraba pode ser usada no preparo de uma sopa para a noite).

Hoje, excepcionalmente usei o milho e a ervilha em salmoura. Como diz o ditado: o bom é inimigo do ótimo... A gente tenta fazer o melhor possível, mas atingir a perfeição é impossível e às vezes a praticidade fala mais alto... Uso MUITO POUCO conservas envasadas em casa (diria que não mais do que 4x ao ano), mas costumo ter milho e ervilha na despensa, para emergências. Hoje foi uma delas, queria dar uma incrementada na salada e fiz o que pude com o que tinha em casa. Vale lembrar que sempre leio os rótulos e compro apenas aquelas marcas que não adicionam produtos químicos nem açúcar na conserva, ou seja, que são conservas unicamente à base de água e sal. Mesmo assim, antes de usar, lavo bastante em água filtrada fervida. 

As castanhas do Pará, ficam de molho em água filtrada com uma pitada de sal por 30 minutos. Depois escorro a água, corto as castanhas em pedaços menores (não muito miúdos para não queimar) e coloco para tostar numa frigideira. O "farelo" das castanhas cortadas, invariavelmente queima e sabemos que elas estão no ponto quando ficam levemente douradas, crocantes e espalham um cheiro maravilhoso pela cozinha.

Agora é só misturar tudo e temperar. Para esta porção, utilizei uma colher de sopa de molho shoyu, três colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem e uma colher de sopa de vinagre de arroz integral orgânico. O ultimo passo é colocar na geladeira e servir em temperatura fria.

Esta receita pode ser usada como uma refeição completa, pois contém tudo que precisamos em termos de nutrientes em uma refeição equilibrada. Contém dois cereais (milho e painço); duas leguminosas (ervilha e grão-de-bico); uma fruta seca (uva-passa); duas fontes lipídicas (castanha do Pará e azeite de oliva extra vírgem); legumes de cores e formatos variados (chuchu, cenoura, beterraba e cebola); tempero verde; antioxidantes (alho); probióticos (molho shoyu e vinagre de arroz). Para ficar ainda mais perfeita, deve ser servida com um mix de folhas cruas, como: alface, rúcula, acelga e agrião. Outro ingrediente que fica ótimo nesta salada é o abacate!

Nas proporções que coloquei aqui rende de 3 a 4 porções. Bom apetite!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Painço na Macrobiótica e para Emagrecer

 Oque é painço?



O painço é um cereal integral riquíssimo em proteína, não contém glúten, alternativa para celíacos ou para quem segue uma alimentação livre de glúten. Por ser considerado um cereal alcalinizador, é muito usado na dieta macrobiótica.

Benefícios do painço para emagrecer


Fonte de fibras, o painço ajuda na absorção  sensação de saciedade, redução do colesterol, melhor digestão e funcionamento do intestino, auxiliando no emagrecimento. Como possui baixa quantidade de gorduras e uma boa concentração de carboidratos associados a fibras, causa uma absorção lenta de açúcares pelo organismo e fornece energia de uma forma mais linear e fisiológica.
Outros benefícios do painço são: protege o coração, fortalece os ossos, auxilia na prevenção do câncer de mama, é de fácil digestão, possui baixo teor de gordura, boa quantidade de minerais essenciais para a manutenção e saúde de ossos e tecidos. Cada 100 gramas do grão cru possui 120 calorias.

Como consumir painço

Pode ser consumido como alternativa em forma de semente em algumas receitas, como um cuscuz ou um risoto. 

Receita cuscuz de Painço

INGREDIENTES:
- 2 xícaras de painço
- 3 xícaras de caldo de legumes caseiro
- 1 alho-poró
- 200 gramas de tomatinho cereja
- 1 abobrinha italiana
- 1/2 xícara de uva passa ou goji berry
- 1 cebola picadinha
- 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva extravirgem
- Sal do Himalaia se tiver
- Pimenta síria (é composta de cravo, pimenta-da-jamaica, pimenta-do-reino, canela e noz-moscada, todos moídos juntos)
MODO DE PREPARO: 
Coloque o painço para cozinhar num caldo de legumes caseiro. Atenção para deixar "al dente". Refogue o alho- poró fatiado, fininho, no azeite de oliva com a cebola. Acrescente a abobrinha italiana e, em seguida, o tomatinho cereja. Acrescente a uva passa e o painço. Mexa mais um pouquinho e está pronto! Acerte o sal e acrescente a pimenta síria.

sábado, 23 de maio de 2015

Receitas com Painço descascado








MINGAU DE PAINÇO COM BANANA E NOZES


Ingredientes
5 xícaras de água
1 pitada de sal
1 xícara de painço
1 xícara de bebida vegetal de arroz
2 bananas cortadas em rodelas
1/4 de xícara de nozes picadas
1/4 de xícara de mel


Preparo
Em uma panela grande levar a água ao fogo até levantar fervura, adicionar a pitada de sal e o painço. Mexer e abaixar o fogo, deixar cozinhar por 20 minutos mexendo de vez em quando. Depois de cozido colocar em tigelas. Por cima colocar um pouco da bebida de arroz, rodelas de banana, nozes e mel.



RECEITA DE BOLINHO DE ARROZ COM PAINÇO

Ingredientes
• 1 xícara (chá) de arroz
• 1 xícara (chá) de Painço descascado
• 4 xícaras (chá) de água
• 1 colher (chá) de sal
• 1 cenoura ralada
• ½ cebola picada
• 1 dente de alho picado
• ½ xícara (chá) de azeitona picada (opcional)
• ½ copo de grãos de girassol 
• ½ xícara (chá) de salsa picada
• 1 colher (chá) de tomilho fresco
• 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado
• 3 colheres (sopa) de shoyu
Modo de preparo
1.Preaqueça o forno a 200ºC.
2.Lave o painço e o arroz, escorra bem e coloque numa panela. Adicione a água, deixe ferver e tempere com o sal.
3.Assim que ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 30 min.
4.Quando o arroz estiver pronto, coloque num recipiente grande e misture todos os outros ingredientes.
5.Faça os bolinhos e coloque no tabuleiro untado com azeite ou óleo para assar por 30 a 40 min.


Matchá o chá da VIDA!

Matcha é o chá verde em pó, 100% puro, onde cada xícara possui 10 vezes mais antioxidantes do que o chá verde comum. Importado, cultivado no Oriente, da forma tradicional conforme os ancestrais já faziam, onde as folhas dos brotos da Camelia sinensis (chá verde) são cobertas. A diminuição de luz nas folhas faz com que os brotos cresçam de forma que produzam mais clorofila, tornando este chá um detox premium. Todo este processo traz ao matcha um sabor mais leve e adocicado, sem o amargor marcante do chá verde comum. Esta forma de cultivo também faz com que a folha tenha a quantidade de aminoácidos l-theanina aumentados. Esses aminoácidos agem nas ondas alfa cerebrais, aumentando a sensação de bem-estar e relaxamento em quem o consome.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Painço descascado é saudável e saboroso.

Painço auxilia perda de peso e ajuda na prevenção do câncer


            O painço é fonte de magnésio, triptofano, manganês e fósforo. É também rico em proteínas, assim como o trigo, porém não contém glúten, sendo uma boa opção na dieta dos celíacos. É um cereal de fácil ingestão devido seu baixo teor de gordura. A proteína torna lenta a absorção de carboidratos e, dessa forma, diminui e índices glicêmicos, aumentando a saciedade e diminuindo a velocidade da formação de gorduras. Além disso, é matéria prima na formação de massa muscular, tecido conectivo, tecido conjuntivo assim como colágeno. 
            Por ser uma fonte de fibras, o painço ajuda na absorção da glicose pelo organismo, vantagem aos diabéticos. Lembrando que alimentos ricos em fibras proporcionam ao organismo, maior sensação de saciedade, redução do colesterol, melhor digestão e funcionamento do intestino, auxiliando no emagrecimento. 



              Devido à presença de magnésio, o painço proporciona redução na pressão arterial, diminuindo o risco de infarto. O papel do magnésio é auxiliar no metabolismo da glicose, na síntese de proteínas, na produção de energia para as células e transmissão de impulsos elétricos. Além disso, ele é essencial para a fixação do cálcio nos ossos. Está envolvido na fisiologia do sistema cardiovascular também. 

O fósforo presente no painço faz do cereal uma fonte de energia e concentração, além de fortalecer os ossos.

                   Existem alimentos que possuem nutrientes que vão ajudar a produzir o neurotransmissor da felicidade, do bem estar e da saciedade chamado de serotonina. Estes alimentos possuem um aminoácido chamado de triptofano que é precursor, isto é, que vai formar serotonina. O magnésio é co-fator na conversão do triptofano para serotonina. É essencial, por que a ausência limita a produção de serotonina assim como a ausência do triptofano que é a matéria prima pura para formar serotonina. Felicidade dupla ao consumidor de painço que não só apresenta magnésio como o triptofano em sua composição. 



                 Nosso organismo necessita da energia ATP para funcionar e a presença de fósforo na dieta, garante a formação dessa energia. O fósforo presente no painço faz do cereal uma fonte de energia e concentração, além de fortalecer os ossos.  

Prevenção contra o câncer

                Outro ponto importante é sua ação preventiva ao câncer de mama, devido a presença de antioxidantes e fibrr Mulheres a partir da pré-menopausa devem ter uma dieta rica em fibras e antioxidantes e o painço, oferece ainda, a proteção das lignanas. As lignanas possuem fitoestrógenos capazes de regular os hormônios femininos, principalmente na menopausa e períodos pré-menstruais, ajudando a diminuir as flutuações hormonais. 


                Com tantos benefícios à nossa saúde, minha dica de consumo é uma colher de sopa, duas vezes por semana, em saladas ou sua farinha em bolos, tortas, mingaus, sopas. Mas cuidado com o exagero. Consumir painço excessivamente pode causar diarréia devido a presença das fibras em sua composição e afinal, exageros nunca fazem bem.  





Fonte: Minha Vida

Maionese de Painço descascado



 Cozinhar o painço, escorrer e bater sal, azeite, limão, mostarda, sal e noz moscada! 




        Diversas pesquisas mostram os benefícios de uma dieta baseada em cereais integrais na proteção para doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e morte prematura. O painço é mais que uma alternativa interessante aos outros cereais integrais. 

         Ele se destaca por ser considerado boa fonte de importantes nutrientes, entre eles manganês, magnésio, fósforo e de triptofano. O Painço tem quase tanta proteína quanto o trigo, mas não contém glúten, e por isso é uma ótima alternativa para os que são sensíveis a essa proteína. Por seu baixo teor de gordura tem poucas calorias e fácil digestão.




terça-feira, 19 de maio de 2015

Receita passo a passo de bolo de matchá com chantilly e frutas


Lindo bolo de matchá com chantilly e frutas, da culinária japonesa, com a chef Telma Shimizu Shiraishi, do Aizomê.  Na Cozinha, do chef Carlos Ribeiro.


(Rendimento: de 8 a 10 porções)
Ingredientes:
4 gemas
4 claras
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara de chá de água fervente (200 ml)
1 colher de sopa de pó de matchá
500 ml de creme de leite fresco
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de conhaque
1 colher de chá de extrato de baunilha
Seleção de frutas: morangos, kiwis, pêssegos em calda, blueberries (ou a gosto)
 Modo de fazer:

Bata as claras em neve com uma pitada de sal e reserve. Bata as gemas com a xícara de água fervente até espumar bem (esse é um bom truque para obter uma massa fofinha). Vá acrescentando o açúcar aos poucos, sem deixar de bater. Acrescente a farinha aos poucos e continue a bater até ficar uma mistura homogênea. Retire da batedeira.
Dissolva o matchá em um pouco de água quente, até ficar uma pasta molinha (passe numa peneirinha pra tirar caroços). Misture delicadamente na massa, que logo ganhará uma coloração esverdeada, linda.


Acrescente o fermento em pó e as claras em neve, misturando delicadamente com a espátula, sempre debaixo pra cima – nao coloque toda a clara de uma vez, faça isso em duas etapas. Despeje em assadeira redonda, forrada com papel manteiga, e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC. Prefira uma daquelas assadeiras com fundo removível, mais fácil pra desenformar.
Enquanto o bolo assa, misture o creme de leite, o açúcar, o conhaque e a baunilha e bata até o ponto de chantilly firme. Quando o bolo começar a cheirar, ele já está pronto ou quase (de 30 a 40 minutos). Fique de olho pra não queimar, faça o este do palito seco, retire do forno e deixe esfriar.


Limpe as frutas. Separe uma parte menor (cerca de um terço do total de frutas) e fatie bem fininho os morangos, kiwis e pêssegos. Esses quase”sashimis” de frutas vão na parte de cima do bolo, decorando o doce, como a foto ao lado.  Pique em bubinhos os outros dois terços de frutas variadas, misturando um pouco da calda do pêssego e um toquinho de conhaque (você também pode usar rum ou cachaça, mas lembre-se de não exagerar!)
Depois de desenformado, corte o bolo para que fique com três camadas (ok, pode ser só duas, mas com três fica mais bonito!).
 Na camada de baixo, cubra com as frutas picadas, uma camada bem espalhada de chantilly e cubra com outra camada de bolo (veja abaixo). Faça o mesmo e cubra com a camada-tampa do bolo.

















Na hora de “tampar” o bolo, será o contrário: primeiro uma generosa camada de chantilly, que servirá de base “colante” para as fatias de frutas que você reservou pra decorar o bolo. Complete com os blueberries, se quiser algumas folhas de hortelã, e leve à geladeira até a hora de servir.

Fonte: Que delícia

sexta-feira, 15 de maio de 2015

PANQUECA DE MATCHÁ


 INGREDIENTES
– 1 ovo
– 1/3 xícara de leite (de amêndoas, macadâmia, arroz…)
– 2 colheres de sopa de óleo de coco ou manteiga ghee 
– 2 colheres de açúcar mel ou agave…)
– 1/2 colher de chá de essência de baunilha
– 1/2 xícara de farinha de arroz (ou outra com baixo índice glicêmico)
– 1 colher de sopa de pó de matcha
– 1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
– pitada de sal
Instruções:

1. Em uma tigela grande, misture o ovo, o leite, óleo, açúcar  e extrato de baunilha. Adicione a farinha de arroz, o matcha em pó, o fermento, o sal, e misture até a massa ficar homogenia.
2. Aqueça uma frigideira em fogo médio-baixo. Pincele com óleo vegetal ou manteiga. Usando uma medida de 1/4 de copo, coloque a massa de panqueca na frigideira. Espere até que apareçam bolhas na superfície, em seguida, vire as panquecas e cozinhe por mais um minuto. Agora só dar teu toque pessoal!
 Você deve incorporar em sua dieta matcha:
  1. os japoneses adoram. (E eles sabem o que está acontecendo, certo?) Eles bebem a muitos anos.
  2. ele é carregado com antioxidantes (como, cinco vezes a quantidade de qualquer outro alimento!)
  3. diz-se a dar-lhe 4 a 6 horas de energia constante
  4. induz relaxamento, mantendo o estado de alerta, tornando-o perfeito para estudar ou simplesmente no trabalho
  5. um copo de matchá é equivalente a 10 copos de chá verde regular em termos de valor nutricional; com matchaá em pó, você está ingerindo uma forma em pó do chá real deixa-se, em vez de apenas uma bebida com eles.
  6. é, tipo, a cor verde mais bonita que já vi, então é isso.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Matchá ajuda na Concentração, Atenção e Agilidade no Raciocínio.

Para você que passa os dias estudando para concursos ou para provas em geral, experimente tomar uma xícara do chá matchá e aproveite seus benefícios!



Benefícios do chá matchá:

Rico em antioxidante: afinal de contas o que são antioxidantes? São nutrientes poderosos, enzimas responsáveis pela luta contra o envelhecimento e efeitos negativos da radiação UV, é responsável por dar a pele uma aparência mais jovem e prevenir uma série de doenças degenerativas. São encontrados em abundancia na natureza, nos vegetais verde escuros, legumes verdes, no chocolate amargo. E se eu encontro antioxidantes em tudo dando sopa por aí, porque pagar mais caro pelo matchá? Simples: ele oferece 5 vezes mais antioxidantes do que qualquer outro alimento, estudo feito pelo método ORAC (um estudo que mede a capacidade de absorção de radicais livres).

EGCg (Catequinas): é um fitonutriente da família dos polifenóis, e tem uma forte ação antioxidante. Fora isso a substância é conhecida como boa opção no combate e prevenção do câncer, diabetes e doenças hepáticas, entre outras.

L-teanina: uma das funções deste aminoácido presente nas folhas do chá é a produção de dopamina e serotonina, estes servem para melhorar o humor, melhorar a memória, e promover uma melhor concentração , aumenta a sensação de saciedade e pode auxiliar no controle da compulsão alimentar.

Termogênico: Estudos comprovam que beber Matchá aumenta o metabolismo basal e ajuda o corpo a queimar gordura cerca de quatro vezes mais rápido do que a média. Ao contrário de muitos suplementos e termogênicos a base de cafeína disponíveis no mercado, Matchá não causa efeitos colaterais negativos, como aumento da freqüência cardíaca e pressão arterial elevada.

Efeito Detox:  a privação da luz solar no processo de cultivo  provoca um grande aumento na produção de clorofila  isso garante não apenas sua bela cor verde vibrante mas o transforma em um poderoso detox natural capaz de remover toxinas do corpo.

Fortalece o sistema imunológico: uma xícara fornece quantidades significativas de potássio, vitaminas A & C, ferro, proteínas e cálcio. Outros estudos sugeriram mesmo que os nutrientes em Matchá pode ter a capacidade de inibir os ataques de HIV em células T humanas.

Reduz o colesterol: Não existem pesquisas definitivas a respeito porém alguns pesquisadores afirma que o chá Matchá tem um efeito positivo sobre o colesterol, estudos de diferentes populações têm mostram que as pessoas que bebem chá Matchá regularmente têm níveis mais baixos de LDL (mau colesterol) e, ao mesmo tempo exibindo níveis mais elevados de HDL (bom colesterol). Homens que bebem chá verde Matchá são cerca de 11% menos chances de desenvolver doenças cardíacas do que aqueles que não bebem Matchá, segundo pesquisas.


Saboroso: Beber algo só porque é saudável pode ser pouco convincente.  Ao contrário de muitos outros chás que exigem o açúcar, o leite, ou limão para torná-los palatáveis ​​para o consumo, Matcha é absolutamente saboroso por si só. Possui um sabor vegetal único e nítido que é equilibrado com o sabor suavemente “salgado” do aminoácido L-teanina fazendo Matcha um chá que é verdadeiramente único em todos os sentidos. Então, sentar, relaxar e desfrutar de uma deliciosa taça de Matcha.


O chá pode ser consumido gelado, misturado com frutas e gelo, pode ser usado como máscara facial, fabricação de sorvetes e inclusive existe na China uma versão de kitkat matchá.
.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Smoothie de frutas com maca peruana

Smoothie de frutas com maca peruana
Ingredientes
1/4 de mamão papaia
4 morangos grandes
250 ml de leite desnatado
2 colheres de sopa de maca peruana
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.
Sete benefícios da maca peruana
1 - Rica em ferro, ótima para prevenir anemias.
2 - Rica em cálcio, auxilia na prevenção da osteoporose.
3 - Promete aumentar apetite sexual – Estudos científicos relacionam a combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E com a formação dos hormônios sexuais do organismo, melhorando problemas de falta de libido e de infertilidade.
4 - Ajuda a reduzir os sintomas desagradáveis da menopausa – A combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E auxilia a formação dos hormônios sexuais, aliviando as ondas de calor.
5 - Auxilia dietas de emagrecimento – Por ser rica em fibras, aumenta a saciedade.
6 - Previne o diabetes – Por ser rica em fibras, evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez, o que poderia levar à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.
7 - Diminui cansaço – É rica em carboidratos complexos, principal nutrientes responsável pelo fornecimento de energia aos organismo, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que participam das reações relacionadas à produção de energia do organismo.