segunda-feira, 30 de junho de 2014

Freekeh Giroil

Salada de Frutas Freekeh



Ingredientes
  • Salada de frutas com Freekeh
  • Faz 6 porções
  • ½ xícara freekeh
  • 1-1/2 xícaras morangos picados
  • 1 xícara de pedaços de abacaxi fresco
  • 1 xícara de melão picado
  • ⅓ xícara de manjericão folhas de hortelã picado
  • 1 colher de chá de raspas de limão 
  • 2 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora
  • 1 colher de sopa de azeite extra-virgem
  • 1 colher de sopa de néctar de agave ou mel líquido
  • Pitada de sal fino
Instruções
  1. Em uma panela média de água a ferver, adicione freekah; ferver 30 a 35 minutos até que freekeh ficar macia. Escorra em uma peneira, deixar esfriar.Transfira para uma tigela média. Adicione as frutas e manjericão.
  2. Enquanto isso, em uma tigela pequena, misture as raspas, suco de limão, azeite, néctar de agave e sal. Regue sobre a salada e misture bem

terça-feira, 24 de junho de 2014

Bolo de Fubá com Chia - São João

Receita de Bolo de Fubá



Ingredientes

2 copos americanos de fubá

1 e 1/2 copos americanos rasos de açúcar mascavo ou adoçante STEVIA em pó ( adoçante

natural)

3 ovos

2 vidros de leite de leite de coco (se necessário colocar mais uma medida do vidro de água)

1/2 copo de óleo de linhaça

3 colheres (de sopa) de semente de chia

1 colher (de chá) de sementes de erva doce

1 colher (de sopa) cheia de fermento em pó

Modo de Preparo

Dissolver a frio o fubá, adoçante, óleo de linhaça no leite de coco. Acrescentar as sementes

colocar no fogo e mexer até engrossar. Deixar esfriar e acrescentar os ovos, um a um e mexer.

Depois é só colocar em uma forma para assar.

Freekeh receita doce






Ingredientes 
  • 4 xícaras de leite de amêndoas
  • Açúcar mascavo 2 colheres de sopa
  • 1 colher de chá de canela
  • 2 xícaras freekeh *
  • 2/3 xícara amêndoas tostadas
  • 1/4 xícara de sementes de abóbora cruas
  • Cranberries 2/3 xícara secas
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha natural
  • 1 colher de sopa de agave néctar cru
  • As bagas frescas para decorar



* Freekeh é trigo verde que foi assado e rachada. É rica em fibras e proteínas e compara nutricionalmente a outros grãos como quinoa. É nativa do Líbano, Síria e Egito.

sábado, 21 de junho de 2014

Batata yacon na forma de farinha

COMPOSIÇÃO DA BATATA YACON
Dos carboidratos que compõem a yacon, cerca de 40 a 70% são de FOS, 5 a 15% de sacarose, 5 a 15% de frutose e menos de 5% de glicose. A batata yacon possui pequena quantidade de gorduras e proteínas.
Além disso, existe em sua composição a presença de compostos fenólicos com ação antioxidante, principalmente, o ácido clorogênico e o cafeíco, que promovem diversos benefícios à saúde. A presença de compostos fenólicos é cerca de 10 vezes maior na yacon em comparação a batata inglesa. Enquanto a batata inglesa é composta por cerca de 834 mg/kg , a yacon apresenta 8989mg/kg de compostos antioxidantes.
O mineral mais abundante é o potássio, que existe em quantidade média de 230 mg em 100 g de batata. O potássio auxilia na prevenção de câimbras e no controle da pressão arterial. Em menores quantidades são encontrados o cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre. As vitaminas geralmente encontradas na yacon são as vitaminas A, B1 B2 e B3.
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
- Saúde intestinal: por conter quantidade importante de FOS em sua composição, a batata yacon beneficia o crescimento e proliferação das bactérias probióticas residentes em nosso intestino. Essa característica faz da batata yacon um ótimo alimento para auxiliar na integridade e saúde intetesinal. Os prebióticos são fermentados pelas bactérias benéficas no intestino e promovem diversos efeitos positivos, sendo um deles a maior absorção de minerais provenientes da alimentação.
- Controle do perfil lípídico: o consumo da batata yacon ainda pode auxiliar no controle do perfil de lipídeos no sangue, como as concentrações de colesterol. Como a FOS beneficia maior proliferação de bactérias probióticas no interior no intestino, isso facilita a eliminação de colesterol pelas fezes, porque estas bactérias alteram a estrutura dos sais biliares responsáveis pela absorção do colesterol. Existem indícios ainda de que metabólitos produzidos pelas bactérias probióticas podem reduzir a síntese endógena do colesterol, o que também contribui para o controle da colesterolemia.
- Controle do perfil glicêmico: A batata yacon pode auxiliar no controle da glicemia e do diabetes, principalmente devido a presença de FOS e compostos antioxidantes em sua composição. Os carboidratos da yacon são liberados em baixas quantidades para o sangue, equilibrando as concentrações de glicose sanguínea, consequentemente ajudando a controlar a glicemia O consumo de 24 gramas de batata yacon durante 5 semanas é capaz de promover redução nas concentrações de hemoglobina glicada em idosos, um importante marcador de controle do diabetes.
- Controle de peso: as calorias da batata yacon (33 kcal) são menores que as calorias da batata inglesa (51 kcal). Para as pessoas que buscam o controle de peso, este é um dos benefícios do consumo deste alimento. Estudos científicos demonstram que o consumo de xarope de yacon pode auxiliar na redução do peso, circunferência da cintura e no IMC.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Golden Berry Giroil

Depois da chegada do goji berry, outro fruto diferente vem ganhando espaço por sua lista de benefícios. O golden berry é originário do Peru, Colômbia e Equador e tem propriedades nutricionais que o definem como um alimentos completo.


Benefícios

O fruto seco lembra uma uva passa, mas tem sabor mais azedinho. Rico em ferro, o golden berry um dos poucos alimentos a substituir a proteína da carne vermelha.É um alimento com diversas funcionalidades e indicado principalmente para adeptos da dieta vegetariana, justamente por ser rico em proteínas.
Outro benefício do fruto é a grande quantidade de aminoácidos. Presentes no golden berry, a tiamina, a riboflavina e a niacina aceleram o metabolismo e na maior queima calórica. Além disso, o fruto possui vitaminas A e C, além de cálcio, ferro e fósforo.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Os Benefícios da Golden Berry

 
                

De tempos em tempos, a nutrição funcional ganha um novo queridinho. A maior candidata da vez é a Golden Berry, ou Physalis como também é conhecida. Originária a américa do sul, essa frutinha é um super alimento, riquíssima nos mais variados nutrientes.



Como todos os super alimentos, a golden berry provém uma quantidade excelente de nutrientes naturalmente, sem a intervenção de processo químicos. Ou seja, é um suplemento natural de:

* Proteína: Ajuda o corpo a aumentar a massa muscular e a queimar energia, resultando na perda de gordura.

* Fósforo: Facilita o crescimento e o fortalecimento de ossos e dentes.
* Vitamina A: Mantém os olhos, a pele e as membranas mucosas saudáveis e livres de radicais livres.

* Vitamina C: Essencial para mais de 300 funções no organismo, entre elas a luta contra o envelhecimento precoce e ajuda no sistema imunológico.

* Vitaminas do Complexo B: Estão presentes na Golden Berry B1, B2, B6 e B12, ajudando na queima de gordura, na memória, na redução de stress e na aceleração do metabolismo.

* Bioflavonóides: Importante para o sistema imunológico.



Ela tem um gosto exótico, mas é saborosa e podem ser um lanchinho super saudável. Pode ser colocadas em saladas ou misturadas com suas sementes e castanhas preferidas. Também ficam ótimas com iogurte!