quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Conheça o Goji Berry, um fruto considerado super-alimento


O nome científico do Goji Berry é Lycium barbarum L., é oriundo dos himalaias, onde é colhido de Julho a Setembro. Tem a aparência de um pequeno tomate-cereja, de cor vermelha viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado, por isso não deve ser tocado pela mão humana. Esse é o motivo pelo qual sua colheita é feita sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambu, sendo depois as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra.



Bagas de Goji, são talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida. 

Proteínas

As bagas de goji contém 18 tipos de aminoácidos, incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, sendo por isso indicada para vegetarianos.

Minerais

As bagas de Goji contêm também mais de 21 oligoelementos, incluindo o zinco, o ferro, o cobre, o cálcio, o germânio (mineral anti-cancerígeno), o selênio e o fósforo.
ÔMEGAS 3 e 6
As bagas de goji são também muito ricas em ácidos graxos essenciais, que são requeridos pelo corpo para a produção de hormônios e promovem o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

Antioxidantes e vitaminas

As bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenoides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno (melhor fonte do que a cenoura), zeaxantina e a luteína (os grandes protetores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas. São ricas em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona (regula a pressão arterial, alivia o desconforto menstrual, usada no tratamento do câncer do colo do útero) e solavetivona (que contêm propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o DNA) e fisalina (substância ativa contra todos os tipos de leucemia). As bagas de Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibras. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji, demonstrou ser um poderoso estimulante da secreção rejuvenescedora do hormônio do crescimento humano (HGH). As bagas de Goji foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC. Recordemos que as amoras e os mirtilos, exelentes anti-oxidantes apresentam, respectivamente, 2.036 e 2.300.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Suco refrescante com goji berry - Giroil




Ingredientes
½ xícara (chá) de goji berry hidratada
½ colher (sopa) de raspas de laranja
½ colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de mel
1 xícara (chá) de água de coco
Modo de preparo
1.Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um purê
2. Misture a água de coco e o gelo
3. Sirva
Rendimento: 1 copo grande
Tempo de preparo:10 minutos
Calorias: 140 por copo grande de suco
*Receitas elaboradas por Patricia Haiat e Fábio Bicalho.

O que mais você ganha com a goji berry

A nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), aprova o consumo da goji berry diariamente. De acordo com ela, além de ajudar a emagrecer, o alimento deixa cabelos, unhas e pele mais fortes e bonitos, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usada também no tratamento de impotência sexual. Confira!
Melhora o humor e regula o hormônio causador do estresse
A goji berry possui triptofano, também conhecido como a substância do bom humor, porque é precursor da serotonina, que afasta a depressão e controla o sono e o apetite.
Reduz o colesterol ruim (LDL) e protege rins e fígado
Por conter um ácido graxo chamado linoleico, a goji berry é indicada para diminuir o colesterol ruim do sangue e também o acúmulo de gordura no organismo.
Melhora a aparência da pele, deixando-a mais bonita e saudável
Tem mais betacaroteno do que a cenoura, o que aumenta a obtenção de vitamina A para combater a osteoporose, prevenir as doenças da visão e melhorar a aparência da pele como um todo.
Previne o desenvolvimento de câncer em todo o organismo
A goji berry afasta doenças degenerativas, como o câncer, por conter fi tonutrientes chamados betaína e germânio, além de combater os radicais livres, que são degenerativos.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Poder das frutas vermelhas - Goji Berry


Amoras, framboesas, morango, mirtilo, cereja, uva escura, cranberry, goji são frutas vermelhas e devido ao seu alto teor de antioxidantes alcançaram o status de SUPER ALIMENTOS.

Suas cascas de cores que vão de vermelho a arroxeado são ricas em flavonóides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por danos ao nosso organismo. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes tem sido relacionado a redução de risco de doenças como câncer e doenças do coração.

Mas, os benefícios dessas frutas bonitas e saborosas não param por ai, os antioxidantes tem ainda papel importante na melhora das funções cerebrais, do sistema imunológico e da visão. Os estudos mostram que as antocianinas das frutas vermelhas assim como diminuem o desenvolvimento de tumores também melhoram o funcionamento do cérebro.

Além de flavonoides, são ricas também em vitaminas C e E o que aumentam seu poder antioxidante, relacionado também ao combate ao envelhecimento precoce.

A novidade fica por conta das "Goji berries", frutas vermelhas, parecidas com uvas, originárias do noroeste da China e do Tibete.

Bem aceita, têm sido utilizadas para fins medicinais e como SUPER ALIMENTO. Além de ser ótima fonte de antioxidantes as goji berries são fontes de minerais e vitaminas como zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo e das vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.

Tem efeito protetor contra doenças cardiovasculares e inflamatórias. Estimula o sistema imunológico e tem propriedades protetoras contra diversos tipos de câncer.
Ainda devido aos seus efeitos antioxidantes é considerada uma fruta aliada a longevidade.

Para termos os benefícios dessas frutas elas devem ser consumidas in natura, na forma de polpa congelada ou desidratadas. Devem aparecer no cardápio como opção de sucos, em saladas de frutas, misturadas em iogurtes ou secas como opção de lanches entre as refeições.

Fonte: Flavia Morais – nutricionista da rede Mundo Verde

sábado, 8 de dezembro de 2012

Goji Berry - receita vegetariana


Bolo de cenoura Goji

Ingredientes
-4 cenouras grandes 
-1/2 xícara de óleo de coco 
-1 colher de sopa de canela 
-1 colher de chá de baunilha extrato 
-1/2 colher de chá de gengibre fresco 
-1/4 colher de chá de noz-moscada
-pitada de sal 
-3/4 xícara de farinha de coco cru 
-1/4 xícara de goji bagas + adicionais para enfeitar 

Spicy Cobertura: 
 -1-1/2 copos pecans, de molho durante 4 horas, lavado e escorrido 
-1/2 xícara de água 
-1/4 xícara de óleo de coco
-1/4 xícara de mel  ou agave 
- baunilha 
-1 colher de chá de canela 
-1/4 colher de chá de gengibre fresco 
-pitada de sal

Fonte:http://www.rawfoodrecipes.com/recipes/carrot-goji-cake-with-spicy-icing.html

Goji Berry - Receita vegetariana



Mingau com semente de Chia e Goji Berry
Ingredientes
1 copo chia sementes
3 xícaras de leite de cânhamo fresco
5 colheres de sopa  de agave ou outro adoçante
1 colher de chá de extrato de baunilha 
¼ colher de chá de canela
1 colher de chá de pó de maca
Pitada de sal marinho
¼ xícara de bagas de Goji, hidratado 10 minutos e escorrido
¼ xícara de blueberries orgânicas(mirtilos)
¼ xícara de cacau 
1 banana madura grande, cortada
1 colher de sopa de cacau em pó
 Métodos / etapas
1) Em uma tigela, misture as sementes chia e leite de cânhamo. Mexa vigorosamente para cobrir todas as sementes de chia com leite. Agita-se a cada 5 minutos para evitar aglomeração. Adicione todos os ingredientes restantes e misture até ficar bem incorporado. O mingau vai engrossar e atingir o volume máximo em 15-20 minutos. Mantém por até 5 dias em um recipiente fechado na geladeira. Agora é só acrescentar os demais ingredientes.

Fonte: http://www.rawfoodrecipes.com/recipes/chia-seed-porridge.html

Goji Berry - Receita vegetariana



Smoothie de Goji Berry e morangos

Ingredientes
1 1/2 xícaras de leite de amêndoa simples ou de baunilha 
1/2 xícara de água 
1 1/2 xícaras de banana cortada congelada (madura é a melhor)
1 xícara de morangos congelados (ou frescos)
1/4 xícara bagas de goji
2 colheres de sopa de semente de linhaça 
1/4 colher de chá de canela (opcional)
 Métodos / etapas
1) Adicione todos os ingredientes para um liquidificador de alta potência e purê por alguns minutos para garantir que as bagas de goji e sementes de linho são pulverizadas e bem incorporado. Faz 2 médio-grandes smoothies.

Trufas com semente de gergelim e Goji Berry



1/4 xícara de nozes
6 colheres de sopa de sementes de cânhamo
1/4 xícara bagas de goji , hidratadas
1/2 xícara de passas de sua preferencia
2 colheres de sopa de semente de gergelim

Métodos / etapas

1) Adicione todos os ingredientes em um processador de alimentos com um "S" lâmina. Processar por alguns minutos até que a mistura começa grudadas. Use uma colher de sopa ou colher pequena para formar em bolas.

Goji Berry - Receita vegetariana




Ingredientes para o molho
3 colheres manteiga de coco 
1 copo de água de coco
1 colher de coentro
1 colher de cominho 
T colher de páprica
1/8 colherinha  pimentão em pó
2 colher de capim limão fresco (ou 1 colher se for seco) - lemongrass=capim limão
1/2 colher de gengibre 
6 colher suco de limão
Base: Seja criativo!
macarrão de algas
picado couve
cortar feijões verdes frescos
brócolis
cenoura ralada
folhas verdes
abobrinha ou macarrão pepino
Especial cobertura:
Bagas de goji 

Métodos / etapas


Molho:
1) Coloque os ingredientes em um liquidificador de alta potência. Daí é só montar o prato.

Fonte: http://www.rawfoodrecipes.com/recipes/goji-berry-thai-curry.html


Musse de iogurte com Goji Berry


Musse de iogurte com Goji Berry 
130 calorias por porcão


Ingredientes

1/2 xic de Goji Berry desidratado
1 pote de iogurte desnatado
1 cx de creme de leite
2 envelope de geletina sem sabor
1 xic de leite desnatado
5 colheres(sopa) de adoçante em pó forno e fogão
1/2 colher(sopa) de raspas de casca de laranja
1/2 colher(sopa) de gengibre ralado
1 colher(sopa) de mel
1 xic(chá) de água de coco

Modo de Preparo
- Deixe a fruta de molho na água por aproximadamente 30 minutos.
- Dissolva a gelatina em 300 ml de água, misture em fogo baixo, o goji e 3 colheres de adoçante. Reserve.
- Bata os demais ingredientes com 2 colheres de adoçante, o objetivo é que a mistura fique homogenia. 
- Para montar coloque primeiro a gelatina reservado e em seguida a mistura cremosa, em taças.
- Deverá ficar por aproximadamente 5 horas na geladeira. Sirva gelado.


Fonte:http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/goji-berry-saiba-mais-e-conheca-algumas-receitas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Frutas vermelhas - Goji Berry


01/12/2012 07h00 - Atualizado em 01/12/2012 07h00

Nutricionista Karin Honorato revela benefícios das frutas vermelhas

Uva, morango, amora e gold berry estão entre os destaques.
'Principal benefício é a ação antioxidante', explica Karin.

Do G1 MG
Comente agora
Uva, morango, amora, framboesa, mirtilo e cranberry. Na coluna deste sábado (1º), a nutricionista Karin Honorato revela quais são os benefícios desses alimentos, conhecidos como frutas vermelhas.
“As antocianidinas são as substâncias mais presentes nessas frutas. E o principal benefício é a ação antioxidante dessa substância”, explica a nutricionista. Segundo ela, as uvas são ricas em resveratrol, uma substância que ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares e tem uma ação benéfica na circulação.

O mirtilo ou blueberry, uma fruta um pouco menos comum no Brasil, tem um valor nutricional muito forte. É uma fruta rica em vitamina C, em antioxidantes, e ótima para reforças os capilares.
O morango, uma fruta bem consumida no Brasil, possui uma substância chamada ácido elágico, que é excelente para o colágeno e também defende o organismo contra as doenças cardiovasculares.
A fruta gold berry é conhecida como o “tesouro da China”, segundo a nutricionista.“A ação dela em vitamina C equivale a 500 vezes o valor da laranja. Sem contar que, de todas as frutas, ela é a que tem a maior ação antioxidante”, explica Karin. A nutricionista destaca, ainda, que a fruta ajuda a prevenir doenças cancerígenas.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012