quinta-feira, 19 de abril de 2012

Chia e Balanço de Ômegas 3 e 6







Chia (salvia hispanica L.), na língua maia significa força. As sementes ovais e pequenas tem cor preta, marrom escura, branca ou cinza. A chia é originária do México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia, hoje ganha espaço e pode ser encontradas ao redor do mundo(BENECHIA, 2011).
As sementes de chia são ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio e magnésio,são fontes de fibras e de proteínas (cerca de 16g/100g), apresentando todos os aminoácidos essenciais (USDA, 2011).
Nutriente
Valor por 100g
Energia
490kcal
Proteínas
15,62g
Carboidratos
43,85g
Gorduras totais
30,75g
Gorduras saturadas
3,18g
Gorduras monoinsataradas
2,11g
Gorduras poliinsaturadas
23,33g
Fibra
37,7g
Adaptado: USDA, 2011
Estudos realizados com animais mostram que a chia melhora o perfil lipídico e adoposidade visceral; parece exercer também melhora da resistência à insulina (CHICCO,A.G. et al., 2008);(VUKSAN,V. et al., 2007).
Um dos principais benefícios e um importente diferencial da chia é que, além de ser fonte de ácidos graxos ómega 3 e 6, apresenta um balanço adequado entre esses dois ácidos graxos essenciais (USDA, 2011).
As gorduras, até algum tempo atrás, diferenciadas somente em saturadas e insaturadas, vem sendo cada vez mais estudadas e a importância dos diversos tipos de ácidos graxos mono e poliinsaturadas é um dado consolidado. Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 são as gorduras poliinsaturadas e para desempenhar seu papel vital no organismo humano de maneira ideal devem respeitar uma proporção adequada entre eles – ômega 3 e ômega 6 (1:5). (OMS, 2011).
O equilíbrio entre omegas 3 e 6 promove regulação da resposta inflamatória, imunidade e atividade cerebral, esses ácidos graxos são fundamentais para a formação das membranas celulares, transmissão de impulsos nervosos, transferência do oxigênio atmosférico para o plasma sanguíneo, síntese de hemoglobina e da divisão celular (MATIN, C.A. et al., 2006).
Ancestrais mais antigos da raça humana tinham facilidade em manter o equilíbrio adequado entre ácidos graxos ômega 3 e 6, com o advento da Revolução Industrial e as alterações nos padrões de consumo passou a existir um desiquilíbrio neste consumo, aumento das gorduras saturadas presentes na dieta e uma proporção de 20:1 entre ômega 6 e ômega 3(BENEXIA, 2011).

fonte: BENEXIA, 2011
As sementes de chia estão, portanto, entre os alimentos capazes de colaborar para melhora da adequação do consumo de gorduras de boa qualidade. Essas sementes podem ser incluídas na dieta de diversas maneiras: salpicadas em saladas; adicionadas a mix de sementes e cereais, para serem consumidas com iogurte, frutas, sucos; podem ainda entrar nas composições de pães, bolos, tortas.
Referências
BENEXIA. Disponível em: . Acesso em: 20/08/2011.
CHIACORP. Disponível em: . Acesso em: 22/08/2011.
CHICCO, A.G.; D’ALESSANDRO, M.; HEIN, G.; OLIVA, M.; LOMBARDO, Y. Dietary chia seed (Salvia hispanica L.) rich in α-linolenic acid improves adiposity and normalises hypertriacylglycerolaemia and insulin resistance in dyslipaemic rats. British Journal of Nutrition, v.101, p.41-50, 2009.
MARTIN, C.A.; ALMEIDA, V.V.; RUIZ, M.R.; VISENTAINER, J.E.; MATSHUSHITA, M.; SOUZA, N.E.; VISENTAINER, J.V. Ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 e ômega 6: importância e ocorrência em alimentos. Rev. Nutr.,v.19, 2006.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 21/08/2011.
USDA. United States Department of Agriculture. Disponível em: . Acesso em: 13/08/2011.
VUKUSAN, V.; WHITHAN, D.; SIEVENPIPER, J.; JENKINS, A.; ROGOVIK, A.; BAZINET, R.; VIDGEN, E.; HANNA, A. Supplementation of Conventional Therapy With the Novel Grain Salba (Salvia hispanica L.) Improves Major and Emerging Cardiovascular Risk Factors in Type 2 Diabetes. Diabetes Care, v.30, p.2804-2810, 2007.
Fonte: RG Nutri
Loja Giroil:

terça-feira, 10 de abril de 2012

Barra de cereal- semente de Chia





















Barras de cereais com sementes de Chia


4 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 xíc cheia de açúcar mascavo
1/4 xíc de mel
2-1/2 xícaras de aveia
1/4 xíc de gérmen de trigo

2 colheres de sopa de farinha de linhaça

2 colheres de sopa de sementes de linhaça

1/2 xíc de sementes de girassol
1/2 xíc de lascas de chocolate meio amargo
1/2 xic de semente de Chia


Em uma panela média, misture o açúcar mascavo com o mel e manteiga. Leve a mistura para ferver em fogo médio-alto, em seguida, abaixe o fogo para médio-baixo e deixe ferver até dissolver o açúcar, cerca de 2 minutos. Retire a panela do fogo.
Adicione os ingredientes restantes, transfira a mistura de granola para uma assadeira e pressione firmemente para preencher uniformemente. Pressione suavemente as lascas de chocolate em cima da granola. Deixe na geladeira até ficar firme, cerca de 15 minutos, depois corte em pequenas barras.
Guarde na geladeira.

Serve como sobremesa ou lanche.

Compras

http://loja.giroil.com.br/

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Loja Virtual Giroil - Chia emagrece


Na verdade, a chia emagrece porque o gel que ela forma no estômago dá uma sensação de saciedade e isso diminui a fome. Além disso, a chia tem ômega 3 e combate os processos inflamatórios. Como a gordura é uma inflamação nas células, isso é evitado. Outro ponto que ajuda no emagrecimento é a capacidade que o grão tem de desintoxicar o organismo.

Para comprar semente de Chia: