terça-feira, 27 de março de 2012

Semente de Chia elimina gordura e traz benefícios para saúde

Os alimentos têm grande influência no desempenho do nosso organismo. Por isso é importante manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. A queridinha da vez é a semente de chia, encontrada no sul do México. Entre tantos benefícios, ela é capaz de auxiliar na perda de peso, na prevenção da diabetes e doenças cardiovasculares.
Segundo a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, essa semente era muito utilizada pelos astecas, mexicanos e habitantes do Sul da Califórnia e do Arizona como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária sob condições extremas como o calor intenso, a escassez de água e alimentos.
Fibra
“A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago”, conta a nutricionista.
Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite. Além disso, a formação desse “gel” aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. O “gel” formado pela fibra em contato com líquido auxilia ainda no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Parte da glicose e gordura em excesso permanecem retidos na fibra, sendo eliminados através das fezes.
Proteína
“Outra característica é que a semente apresenta maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta”, afirma.
A chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários.
Vitamina e Minerais
Chia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. “Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea”, explica Thais.
Antioxidantes
Os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos, exposição à poluição, dentre outros. Os radicais livres podem danificar as células levando desde envelhecimento precoce até doenças como câncer. Os antioxidantes são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. A maioria dos antioxidantes são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Onde encontrar e como consumir
A semente pode ser adquirida em qualquer loja de produtos naturais. E consumida de diferentes maneiras: espalhada em cereais, iogurtes, saladas ou adicionada na bebida.

Loja Giroil

segunda-feira, 19 de março de 2012

Ômega 3 - Semente de Chia - Receitas

Receitas com semente de chia

11 de março de 2012 às 15h40
O nutricionista Helson Corrêa destaca os benefícios do ômega 3 com receitas deliciosas feitas com a tão comentada semente de chia. Você vai aprender a fazer um molho de salada, um suco integral de uva e uma mousse de cacau, todas feitas com chia. Bom demais!

sábado, 17 de março de 2012

ÓLEO DE CHIA - CANELONE VEGETARIANO




















CANELONE VEGETARIANO REGADO COM ÓLEO DE CHIA

Ingredientes:

Recheio:
· 2 maços médios de espinafre
· 4 colheres (sopa) de azeite
· 1 colher (chá) de noz-moscada
· 200 g de ricota peneirada
· Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho:
· 2 dentes de alho amassados
· 2 cebolas picadas
· 2 colheres (sopa) de azeite
· 1 colher (sopa) de manjericão picado
· 1 kg de tomates bem maduros sem pele cortados em quatro
· 10 azeitonas pretas picadas
· Sal a gosto

Massa:
· 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
· 2 ovos
· 1 pitada de sal

Para Polvilhar:
· Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Recheio:
Lave o espinafre e cozinhe sem água até ficar macio. Escorra, esprema e pique. Refogue no azeite com noz-moscada, sal e pimenta. Acrescente a ricota e misture. Molho: Refogue o alho e a cebola no azeite. Junte os demais ingredientes e cozinhe por 20 minutos.

Massa:
Misture a farinha com os ovos e o sal. Amasse, faça uma bola e envolva em papel-alumínio. Deixe descansar por 15 minutos. Abra a massa bem fina e corte pedaços de 12 x 14 cm. Cozinhe 2 pedaços por vez, em água com sal, até ficarem al dente. Retire com escumadeira e coloque em água fria.

Montagem:
Aqueça o forno em temperatura média. Ponhe o recheio sobre a massa, enrole e arrume no refratário untado com azeite. Polvilhe o parmesão e asse por 10 minutos.

Após servir no prato regar um fio de óleo de Chia!

terça-feira, 6 de março de 2012

Mulher, criação maravilhosa de Deus.






Para você que é mãe ou não, mas que com certeza sendo mulher, é um ser forte, inteligente, doce, capaz, solidária, amiga, companheira, mãe, avó, irmã…um só dia em sua homenagem é pouco. Outro dia li uma mensagem onde um anjo conversava com DEUS sobre a criação ‘Mulher’, foi a descrição mais perfeita que já li da ‘mulher’.

Transcrevo-a abaixo:

Quando Deus criou a mulher, trabalhou seis dias consecutivos. Um anjo apareceu junto Dele e perguntou-lhe:

-Deus, porque estás a perder tanto tempo com esta criação? Ao que Deus respondeu:
-Já viste a minha lista de especificações para este projecto? Ela tem que ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, tem mais de 200 partes móveis, todas substituíveis, e é capaz de sobreviver à base de Coca-Cola light e restos de comida. Tem um colo capaz de segurar quatro crianças ao mesmo tempo; tem um beijo capaz de curar qualquer coisa desde um arranhão no joelho a um coração ferido e faz isto tudo apenas com duas mãos.

O anjo ficou estupefacto com estas especificações.
-Só duas mãos!? Impossível! E esse é apenas o modelo normal? É muito trabalho para um só dia. É melhor acabares amanhã.’

-Nem pensar, protestou Deus. Estou quase a acabar esta criação que me é tão querida. Ela já é capaz de se curar a si própria quando fica doente e consegue trabalhar 18 horas por dia.’

O anjo aproximou-se e tocou delicadamente na mulher.
-Mas fizeste-a tão macia e delicada, meu Deus!
-Sim, mas também pode ser muito resistente. Nem fazes ideia o que ela pode fazer e aguentar.
-E ela vai ser capaz de pensar? perguntou o anjo.
-Não só é capaz de pensar como é capaz de negociar e convencer

O anjo então reparou num pormenor e tocou na cara da mulher.

-Ups!!! Parece que tens uma fuga neste modelo. Eu disse-te que estavas a tentar fazer demais numa criatura só.
-Isso não é uma fuga, é uma lágrima!
-E para que é que isso serve? perguntou o anjo.
-A lágrima é o seu modo de exprimir alegria, pena, dor, desilusão, amor, solidão, luto e orgulho.’

O anjo estava impressionado. És um génio, Deus. Pensaste em tudo.

-É! Realmente, as mulheres são verdadeiramente espantosas. Têm capacidades que surpreendem os homens. Carregam fardos e dificuldades, mas mantendo um clima de felicidade, amor e alegria. Sorriem quando querem gritar. Cantam quando querem chorar. Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas. Lutam por aquilo em que acreditam e não aguentam injustiças.

Não aceitam um não quando acreditam que existe uma solução melhor. Prescindem de tudo para dar à família. Vão com um amigo assustado ao médico. Amam incondicionalmente. Choram quando os seus filhos são os melhores e aplaudem quando um amigo ganha um prémio. Ficam radiantes quando nasce um bebé ou quando alguém se casa. Ficam devastadas com a morte de alguém querido, mas mantêm a força além de todos os limites.

Sabem que um abraço e um beijo pode curar qualquer desgosto. Existem mulheres de todos os formatos, tamanhos e cores. Elas conduzem, voam, andam e correm ou mandam e-mails só para mostrar que se preocupam contigo. O coração de uma mulher mantém este mundo a andar. Elas trazem alegria, esperança e amor. Dão apoio moral à sua família e amigos. As mulheres têm coisas vitais a dizer e tudo para dar.

No entanto, existe um defeito nas mulheres: esquecem-se constantemente do seu valor.

Autor desconhecido.




sexta-feira, 2 de março de 2012

TV GAZETA - Semente de Chia - Receita






Benefícios e Receitas de Chia - Video Você Bonita

Oie!!
Obrigada a todos que me acompanharam ontem no Você Bonita! Adoro estar lá! E como disse ao vivo, vou voltar para falar de chocolates diferentes para a páscoa! Já falei sobre isso no ano passado, mas tenho novidades quentes para contar! Não percam!!!
Pra quem não assistiu, aí vão as fotos, receitas, dicas e o vídeo!!!


Essas são as três formas que encontramos a chia: farinha, grão e óleo/azeite! Existe em cápsula também, mas se só achei cápsula de farinha! Aí não dá, né?? #indignada


Aqui abaixo duas receitinhas rápidas e fáceis de consumir a chia: colocar 1 colh de sopa no iogurte (vira um creme de leite) e 1 colh de sopa no suco de uva sem açúcar e sem conservante (vira uma gelatina beeeeem mais saudável #indignada4cruzes)
Esse iogurte com chia é um ótimo lanche pós-treino ou um lanche da tarde mesmo!

Gelatina de Uva

Coloque 1colh de sopa de semente de chia em 100ml de suco de uva interal sem açúcar e sem conservantes



E vamos às receitas?? Anota aí!

Mousse de Cacau com Chia (sem açúcar, sem ovo e sem leite)


Mousse de cacau e chia

Ingredientes:
2 xícaras de chá de água gelada
½ xícara de água com 1 colh de sopa de semente de chia (deixar por 20 min)
½ abacate maduro
2 colh de sopa rasas de cacau em pó
Melado de cana para adoçar
Modo de Preparo:
Coloque tudo no liquidificador e acrescente o abacate picado e o cacau.
Bata até que fique com a consistência de mousse.
Sirva em seguida.




Molho de Chia para saladas



Molho de Chia para a salada

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de sementes de chia
2 dentes de alho amassados com sal marinho a gosto
Suco de 1 limão
1 tomate (sem pele e sem sementes)
1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo:
Bata os ingredientes em um processador e use como tempero.





Agora o vídeo!!!!





E aí?? O que acharam?? Vão colocar no cardápio??
beijossss

Fonte: http://www.drafernandagranja.com/

Loja Giroil
http://loja.giroil.com.br/

quinta-feira, 1 de março de 2012

Preparar Sementes de Chia - Receita- Emagrecer


Só o bom senso salva




Depois de fazer furor nos States, parece que a semente de chia virou a comida saudável da moda no Brasil. Quando escrevi sobre como preparar essa sementinha, ela ainda era uma desconhecida por aí, mas depois de ter aparecido algumas vezes na telinha brasileira a chia virou estrela. Desde então muitas pessoas me escreveram querendo saber como usar essa nova maravilha da natureza. Falei tudo o que sabia sobre a chia naquele post, mas pensei em voltar ao assunto por dois motivos. Primeiro porque fico extremamente incomodada quando uma comida ganha fama de “super alimento”. Segundo porque descobri uma maneira nova de comer chia e queria dividir essa deliciosa receita com vocês. Mas comecemos pelo começo.

Não há dúvidas que semente de chia é um dos alimentos mais nutritivos que existe. Ela é extremamente rica em fibras, ômega 3, cálcio e ainda por cima é uma proteína vegetal completa! O que me incomoda é essa ruma de gente pensando que a chia é a solução pra todos os problemas do mundo. A bola da vez agora é a chia, mas já andaram falando maravilhas sobre farinha de feijão branco, linhaça, ração humana… Seria ótimo se a saúde perfeita, ou o peso ideal, só dependesse da ingestão de um único alimento. Mas precisamos reconhecer que a única maneira de manter a saúde, e o peso, é ter uma alimentação equilibrada, pelo menos na maior parte do tempo. Comer chia, linhaça, ração humana, ou o que mais estiver na moda, e continuar com os mesmos maus hábitos alimentares e falta de exercício não vai fazer milagre nenhum. Todos os dias (TODOS OS DIAS!) pessoas me escrevem dizendo que começaram a “tomar chia” e que esperam emagrecer. E eu fico pensando que se essas pessoas não estão fazendo algo mais (comendo mais legumes, menos açúcar, menos carboidrato refinado, fazendo mais exercício…) a chia não vai operar o milagre sozinha.

Se você estava vivendo bem e com saúde antes da chia dar o ar da graça, ela vai com certeza trazer benefícios pra a sua dieta, especialmente se você for vegano/vegetariano (pensem em todo esse ômega 3!). Já pra quem precisa perder peso, a chia sozinha tem poucas chances de revolucionar a sua vida. Em todo caso, ela está longe de ser um alimento indispensável. Não adianta procurar atalho nem produtos milagrosos! Saúde e peso equilibrado são o resultado, principalmente, de uma alimentação rica em verduras e frutas frescas, folhas, feijões e cereais integrais e pobre em açúcar, cereais refinados e gordura saturada. Mesmo se um alimento tem a reputação de ter poderes mágicos, se ele não vier acompanhado da dieta citada acima as chances de perder todo o seu “poder” são enormes. Alimentação pobre em nutrientes é kryptonita pra qualquer “super alimento”.

Depois de ter esclarecido esse assunto, passemos à receita. Ontem depois do jantar percebi que o pão tinha acabado e que não tinha farinha pra fazer mais. Sabendo que hoje eu ia ter um dia cheio e que precisava de um café da manhã robusto, resolvi preparar aveia dormida. Aveia é pra mim o café da manhã mais perfeito que existe. Ela é rica em proteína, ferro e fibras e me deixa alimentada até a hora do almoço. Mas, pensei, um tiquinho de chia deixaria a refeição ainda melhor, não? Bingo! Por que não pensei nisso antes? A textura da aveia dormida com chia fica sublime, mais leve do que uma papa normal e cremosa como um pudim. Juntando passas e amêndoas, criei um café da manhã delicioso e extremamente nutritivo. E se você quer aumentar a quantidade de fibra da sua dieta, aqui está o prato que vai te ajudar. Mais fibra do que isso, só engolindo uma bucha vegetal!

Moral da história: nenhum alimento sozinho é capaz de trazer saúde ou fazer alguém perder peso, só o bom senso salva e aveia dormida com chia é o meu novo café da manhã preferido.

Aveia dormida com chia e amêndoas

Essa receita pode ser servida fria ou quente. No verão como minha aveia dormida gelada, mas agora que está bem frio, prefiro esquentar um pouquinho antes de degustá-la. Uma colher de sopa de passas é suficiente pra adoçar minha aveia, mas se preferir algo mais doce dobre a quantidade. Pra deixar a mistura mais nutritiva (e mais doce), gosto de acrescentar uma banana pequena em rodelas. Maçã ou pera ralada também ficam uma delícia aqui.

1/2x de aveia em flocos

1cs de chia

1 1/3x de leite vegetal (amêndoas, soja, aveia…)

1-2cs de passas

1/3cc de canela em pó

Um punhado de amêndoas cruas picadas (ou castanha do Pará, nozes…)

1 banana (opcional)

Misture os cinco primeiros ingredientes* e deixe uma noite na geladeira (em um recipiente com tampa). No dia seguinte esquente a aveia em fogo baixo. Talvez seja preciso juntar um pouco mais de leite pra manter a consistência de pudim. Fora do fogo, junte as amêndoas e a banana picada (se estiver usando). Sirva imediatamente. Também pode ser servido frio. Rende uma porção.

*Esqueci de dizer ontem que ao misturar a chia com a aveia e o líquido será necessário esperar 5 minutos, mexendo umas 3 ou 4 vezes, antes de colocar na geladeira. Assim a chia hidrata por igual e a textura fica uniforme, sem “aglomerações” (bolinhos de chia). Só depois disso transfira a aveia pra geladeira pra terminar de hidratar.

Fonte: http://papacapimveg.com/2012/01/31/so-o-bom-senso-salva/