Conheça o Goji Berry, um fruto considerado super-alimento


O nome científico do Goji Berry é Lycium barbarum L., é oriundo dos himalaias, onde é colhido de Julho a Setembro. Tem a aparência de um pequeno tomate-cereja, de cor vermelha viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado, por isso não deve ser tocado pela mão humana. Esse é o motivo pelo qual sua colheita é feita sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambu, sendo depois as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra.



Bagas de Goji, são talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida. 

Proteínas

As bagas de goji contém 18 tipos de aminoácidos, incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, sendo por isso indicada para vegetarianos.

Minerais

As bagas de Goji contêm também mais de 21 oligoelementos, incluindo o zinco, o ferro, o cobre, o cálcio, o germânio (mineral anti-cancerígeno), o selênio e o fósforo.
ÔMEGAS 3 e 6
As bagas de goji são também muito ricas em ácidos graxos essenciais, que são requeridos pelo corpo para a produção de hormônios e promovem o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

Antioxidantes e vitaminas

As bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenoides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno (melhor fonte do que a cenoura), zeaxantina e a luteína (os grandes protetores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas. São ricas em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona (regula a pressão arterial, alivia o desconforto menstrual, usada no tratamento do câncer do colo do útero) e solavetivona (que contêm propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o DNA) e fisalina (substância ativa contra todos os tipos de leucemia). As bagas de Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibras. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji, demonstrou ser um poderoso estimulante da secreção rejuvenescedora do hormônio do crescimento humano (HGH). As bagas de Goji foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC. Recordemos que as amoras e os mirtilos, exelentes anti-oxidantes apresentam, respectivamente, 2.036 e 2.300.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento