Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2011

Pão com sementes de Chia

Imagem
Colocar 3 colheres de semente de Chia para hidratar na água(gel Chia).











Fazer massa de pão normal e acrescentar o gel Chia.











Assar normalmente.

Sementes de Chia pode oferecer omega-3 do coração e os benefícios do fígado: Estudo Por Nathan Gray, 26-Jul-2011 Consumo de sementes de chia como uma fonte de ácido alfa-linolênico (ALA) pode trazer redistribuição associados com o coração ea proteção do fígado, de acordo com uma nova pesquisa em ratos. O estudo, publicado no The Journal of Nutritional Biochemistry, relata que ratos alimentados com chia suplementos sementes foram protegidas contra problemas de coração e fígado associado a uma dieta rica em gordura, incluindo sensibilidade à insulina e da tolerância à glicose, redução da adiposidade visceral, diminuição da gordura no fígado, e cardíaco e menor h epa tic inflamação e fibrose. A pesquisa, da Universidade de Queensland, na Austrália, revelou que as sementes trazidas chia redistribuição lipídica em ratos, com lipídios traficada…

Amaranto grãos - Comida viva

Imagem
O grão tem propriedades que se assemelham ao arroz com feijão.
O amaranto é um cereal rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Seus muitos benefícios se estendem aos mais diferentes perfis e necessidades específicas:

O alto valor protéico – de 14 a 20% a mais, quando comparado a outros cereais - e de minerais atuam na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral.

Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. O alimento também funciona como uma ótima opção de variação nutritiva no cardápio dos celíacos, além de atuar no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concent…

Como preparar sementes de chia

Imagem
Sandra Guimarães Faz muito tempo que quero falar sobre sementes de chia aqui, mas não conseguia me decidir se era uma boa ou má idéia. Muita gente acha que comida vegana é diferente, exótica, cara e difícil de encontrar (o que chamo de “comida esotérica”) e falar desse alimento que pouca gente conhece só reforçaria esse mito. Mas, por outro lado, eu gosto de mostrar a imensa variedade de produtos que a natureza nos oferece, o que ajuda a acabar com um outro mito, o de que veganos não podem comer nada. Antes de começar a falar desse super alimento, que está na moda em alguns países do hemisfério norte, gostaria de avisar que feijão com arroz também é vegano e que ninguém precisa de comida esotérica pra adotar uma dieta 100% vegetal. Chia é uma planta (seu nome botânico é salvia hispanica) cultivada há muitos séculos no sul do México. Os Maias e os Astecas eram grandes apreciadores das sementes de chia, que além de ocupar uma parte importante de sua alimentação (parece que…

Revista Saúde - Amaranto anticolesterol

Imagem
A semente merece muito mais do que 15 minutos de fama, já que é capaz de derrubar a gordura que entope as artérias. Foi o que comprovou um estudo brasileiro por Caroline Randmer foto Dercílio O grão símbolo da culinária dos incas, povo pré-colombiano que habitava o Peru, agora é a mais nova opção para quem quer afastar o perigo da aterosclerose sem perder o prazer à mesa. Trata-se do amaranto, uma semente conhecida como feijão dos Andes e que é uma verdadeira aliada no combate às altas taxas do LDL, o colesterol ruim, aquele que financia as temidas placas de gordura responsáveis por entupir as artérias.

A boa notícia vem da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, no interior de São Paulo. Ali os pesquisadores convidaram 18 indivíduos com a famigerada síndrome metabólica, um emaranhado de doenças como pressão alta, ventre avantajado e, claro, colesterol nas alturas. Eles foram orientados a consumir durante um mês inteiro até 30 gramas de farinha de amaranto por dia, algo…

Mudança de Hábito e Estilo de Vida

Imagem
Alimentação

Dentre as várias dificuldades de nosso dia a dia, perder peso e fazer atividade física são sempre um grande desafio. Perder peso é um processo que envolve vontade férrea, disciplina e mudança de certos hábitos. Estes fatores contribuem muito para o sucesso na manutenção de um peso saudável. É bom que um médico o acompanhe a fim de que você não entre em nenhuma dieta exótica.

Sempre que se fala em perder peso temos que falar em reeducação alimentar. A recuperação do peso é comum em pacientes que interrompem o uso de medicamentos, quando não houve mudança no estilo de vida e na alimentação.

Para que se consiga sucesso é imperioso passar por este processo de aprendizagem, que consiste em orientações nutricionais específicas, onde o indivíduo conhece e aprende novos hábitos alimentares, proporcionando a escolha correta dos alimentos das suas refeições, tanto quantitativo quanto qualitativamente falando.

Reeducação alimentar não é regime, mas a forma de resgatar o v…

Gorduras como fonte de energia

Imagem
Gordura é uma fonte concentrada de energia. Enquanto cada grama de gordura contém 9 kcal, um grama de carboidratos contém em torno de 4 kcal. Além disso, nossas reservas de energias provenientes de gordura são muito mais abundantes. Em média um corredor tem mais de 60 mil calorias estocadas na forma de gordura contra menos de 2 mil de carboidratos. Sendo assim, gorduras são essenciais quando se está exercitando por longos períodos de tempo. Exercícios de baixa intensidade utilizam gordura como pelo menos metade da fonte de energia. Isto porque, para usar gordura como energia, é preciso muito mais oxigênio do que o necessário na utilização de carboidratos. Assim, em exercícios de baixa intensidade nos quais há farto oxigênio, gordura é a principal fonte de energia. A utilização de gordura diminui à medida em que a intensidade do exercício aumenta. Outro fator na utilização de gordura como fonte de energia é a duração da atividade física. Durante exercícios longos (mais de 90 minutos) de…

Mingau de Inverno - Quentinho, Saboroso e Nutritivo

Imagem
Ingredientes

2 xic de leite3 colheres de Amaranto em grãos3 colheres de farelo de aveiacanela a gosto2 colheres de açucarModo de fazer

Cozinhar o Amaranto em grãos com um copo de água por 12 min. Escorrer a borra de água que forma em cima. Reserve.
Cozinhar o farelo de aveia com leite e açucar.
Misturar os dois ingredientes. Colocar uma pitada de canela. Servir quente. Durante o dia reaquecer no microondas pequenas porções.


Amaranto, grão que reduz o colesterol
Amaranto, grão que reduz o colesterol O amaranto, também conhecido como feijão dos Andes, é altamente nutritivo e um excelente redutor dos níveis de colesterol total do sangue. Essa redução acontece devido a sua fração protéica que, ao ser digerida, inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo. Rico também em proteínas e fibras, o amaranto tem rutina, um poderoso antioxidante.

A rutina é um bioflavonóide também conhecida como Vitamina P, Importante para a perfeita absorção e funcionamento da vitamina C no …