Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2011

GORDURA DO BEM X GORDURA DO MAL

Imagem
Desde a tenra infância se escuta notícias assustadoras sobre os malefícios da gordura, mas se viver com gordura pode ser ruim, viver sem ela é péssimo. Péssimo não: inviável. As gorduras servem de base para a formação de diversos hormônios em nosso corpo, inclusive os hormônios sexuais. Sem a gordura, o organismo não consegue, por exemplo, absorver as vitaminas A, D, E e K, que são lipossolúveis (só se dissolvem na gordura), provocando a carência de vitaminas.
Além disso, possuem outras funções:
Abastecem os músculos de energia; Ajudam a manter a elasticidade da pele; Regulam a temperatura corporal, funcionando como um isolante térmico; Intensificam o aroma e dão mais sabor e textura aos alimentos; Proporcionam maior sensação de saciedade; Gorduras como ômega 3 e ômega 6, são essenciais para fortalecer o sistema imunológico;Para constituição do córtex cerebral e para o desenvolvimento funcional da retina.
Os regimes que cortam por compl…

Receitas com Óleo de Cártamo

Imagem
Ratatouille de forno regado a óleo de cártamo




Ingredientes
1 berinjela
1 abobrinha amarela
1 pimentão vermelho
1 cebola
2 dentes de alho
4 tomates maduros
4 colheres (sopa) de óleo de cártamo
1 colher (café) de mel
Suco de 1 limão
Ervas aromáticas frescas (tomilho, orégano, salsa, manjerona)
Sal e queijo ralado a gostoPreparo
Corte a berinjela, a abobrinha e o pimentão vermelho em rodelas pequenas. Polvilhe-os com sal e reserve. Regue a berinjela com suco de limão para evitar o seu escurecimento. Em seguida, prepare o restante dos vegetais: corte a cebola em meias-luas e lamine os alhos. Pique os tomates. Faça um refogado utilizando duas colheres (sopa) do óleo de cártamo, a cebola e o alho. Quando a cebola começar a dourar, junte o tomate, adicione as ervas, despeje um pouco de água e deixe refogar. Quando o refogado estiver pronto, coloque em um copo e triture. Junte o mel e volte a triturar. Deite a mist…