Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2010

CHIA – O Super Alimento

Imagem
Sementes de CHIA são oriundas do México e Guatemala, e eram consideradas um Super Alimento para os Incas e Maias, sendo que os seus guerreiros alimentavam-se alguns dias só com estas sementes em tempos de batalhas. O significado de Chia é “força”, pela energia que proporciona e naquela época valia mais do que o próprio ouro. As sementes de Chia são a terceira semente Andina a ressurgir, primeiro foi a quinua, depois o amaranto e em breve veremos muito falar da Chia.Quando uma colherada de “chia” é despejada num copo d’água e deixada por 30 minutos, se formará como uma gelatina sólida. Este gel, ou gelatina, é criado devido à fibra solúvel que contém. Pesquisadores acreditam que este mesmo gel é o fenômeno que ocorre no estômago quando a comida contém este tipo de fibra pegajosa conhecida como mucilagem.O gel criado, quando ingerido, produz uma barreira física, que divide as enzimas digestivas dos carboidratos, isto faz uma lenta conversão de carboidratos em açúcar. Tende a fazer uma d…

O poder dos grãos : Linhaça, Girassol e Canola

Imagem
Óleos extraídos a frio de sementes e grãos são excelentes complementos para uma alimentação saudável.
Cientificamente comprovada como eficiente no tratamento de vários tipos de câncer, como os de mama e de próstata, e no controle dos níveis de colesterol, a semente do linho – a linhaça – transformou-se em hit da alimentação. É mais um reflexo da busca por hábitos de vida saudáveis que pauta a sociedade no novo milênio.
Assim como a linhaça, inúmeros tipos de grãos e sementes representam rica fonte de ácidos graxos essenciais, importantes na manutenção do organismo, reposição das células e prevenção de doenças. Alguns deles, como o ômega-3 e ômega-6, não são fabricados pelo organismo, sendo necessário a obtenção por meio da alimentação. Óleos vegetais extraídos a frio destes grãos configuram em um importante suplemento natural e conquistam cada vez mais adeptos pelos reflexos positivos com o consumo regular.
Diferentemente dos óleos refinados disponíveis nas prateleiras dos supermercados …