quinta-feira, 22 de julho de 2010

CHIA – O Super Alimento


Sementes de CHIA são oriundas do México e Guatemala, e eram consideradas um Super Alimento para os Incas e Maias, sendo que os seus guerreiros alimentavam-se alguns dias só com estas sementes em tempos de batalhas. O significado de Chia é “força”, pela energia que proporciona e naquela época valia mais do que o próprio ouro. As sementes de Chia são a terceira semente Andina a ressurgir, primeiro foi a quinua, depois o amaranto e em breve veremos muito falar da Chia.

Quando uma colherada de “chia” é despejada num copo d’água e deixada por 30 minutos, se formará como uma gelatina sólida. Este gel, ou gelatina, é criado devido à fibra solúvel que contém. Pesquisadores acreditam que este mesmo gel é o fenômeno que ocorre no estômago quando a comida contém este tipo de fibra pegajosa conhecida como mucilagem.

O gel criado, quando ingerido, produz uma barreira física, que divide as enzimas digestivas dos carboidratos, isto faz uma lenta conversão de carboidratos em açúcar. Tende a fazer uma digestão lenta e mantém os níveis de açúcar no sangue, a qual pode ser útil na prevenção e controle da diabete.

Fácil de digerir, a absorção de água na “chia” é uma ajuda importante para a digestão humana. A “chia” amolecida n’água é melhor absorvida e digerida. Isto significa um rápido transporte aos tecidos.

Vejamos as suas características:

  • Cerca de 19 a 23% do seu peso é proteína completa, contém todos os aminoácidos essenciais em equilibrio perfeito.
  • 60% do seu óleo é Ómega 3 e 40% Ómega 6.
  • Contem: 5 vezes mais cálcio do que o leite; 3 vezes mais ferro do que os espinafres; 15 vezes mais magnésio do que os brócolis; 2 vezes mais potássio que a banana; 3 vezes mais antioxidantes que a uvas-do-monte (mirtilo). É também rico em manganêsio e boro (que também é fundamental para os ossos).
  • 100% natural, sem glúten e não OGM.

Benefícios:

  • As sementes de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome por aumentarem o seu volume evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e, além disso, limpam o corpo das toxinas dos intestinos.
  • Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2.
  • Ajudam a regular o trânsito intestinal, previne divertículos (divertículos), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico.
  • Elimina os desejos constantes de petiscar comida.
  • Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídios.
  • São também muito benéficas para desportistas, pois por serem hidrofílicas, e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado.
  • No caso de refluxo gastro esofágico, colocar 1 colher de chá de sementes de chia num pouco de água, mexer e beber de imediato. Aguardar uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água. Ajudam a absorver o excesso de ácido.

Indicadas para:

    • Perda de peso e manutenção
    • Problemas da tiróide
    • Hipoglicémia e diabetes
    • Sindrome do cólon irritável
    • Doença celíaca (intolerância permanente ao glúten)
    • Refluxo gastro esofágico
    • Hipercolesterolemia (nível alto de colesterol no sangue)
    • Indispensável para os vegetarianos por conter muita proteína

Bebida popular no México e na América Central chamada “chia fresca” : 1 colherada das sementes num quarto de litro de água (você verá um líquido levemente gelatinoso). Adicione lima ou suco de limão e açúcar, e desfrute.



Comprar na Loja Giroil

http://loja.giroil.com.br/

domingo, 11 de julho de 2010

O poder dos grãos : Linhaça, Girassol e Canola



















Óleos extraídos a frio de sementes e grãos são excelentes complementos para uma alimentação saudável.


Cientificamente comprovada como eficiente no tratamento de vários tipos de câncer, como os de mama e de próstata, e no controle dos níveis de colesterol, a semente do linho – a linhaça – transformou-se em hit da alimentação. É mais um reflexo da busca por hábitos de vida saudáveis que pauta a sociedade no novo milênio.


Assim como a linhaça, inúmeros tipos de grãos e sementes representam rica fonte de ácidos graxos essenciais, importantes na manutenção do organismo, reposição das células e prevenção de doenças. Alguns deles, como o ômega-3 e ômega-6, não são fabricados pelo organismo, sendo necessário a obtenção por meio da alimentação. Óleos vegetais extraídos a frio destes grãos configuram em um importante suplemento natural e conquistam cada vez mais adeptos pelos reflexos positivos com o consumo regular.


Diferentemente dos óleos refinados disponíveis nas prateleiras dos supermercados o processo de extração a frio não envolve nenhuma etapa industrial. O processo padrão de refino industrial altera os ácidos graxos essenciais, ao mesmo tempo em que remove importantes elementos e agentes protetores naturais, como sais minerais e vitamina E. No processo a frio, não há nenhum tipo de aquecimento ou adição de substância. A prensagem a frio não é um atributo a mais e sim um requisito básico para a obtenção de um óleo saudável e funcional.


O óleo de linhaça obtido por prensagem a frio apresenta ácido graxo essenciai, ômega-3, bioativo. Atua como notável antioxidante e imonoestimulante; previne doenças degenerativas e cardiovasculares; apresenta resultados no tratamento da “síndrome do olho seco”, tensão pré-menstrual e menopausa e na redução dos riscos de câncer de mama, próstata e pulmão. Na indústria cosmética e farmácias de manipulação, pode ser usado para tratamento de eczema, acne e dermatite atópica devido ao seu poder cicatrizante.


O óleo extraído da semente do girassol é eficiente para a saúde da pele e para os sistemas nervoso e endócrino por apresentar os ácidos graxos essenciais ômega-6, além da vitamina E. Seu efeito é notado em enfermidades degenerativas e cardiovasculares, agindo eficientemente bem sobre a pele e os sistemas nervoso e endócrino. A presença de vitamina E atua favoravelmente sobre as funções reprodutoras, além de ter destacada ação nutritiva, antioxidante e antienvelhecimento.


Outra novidade é o óleo de canola, rico em ômega-3 e ômega-9, que contribui para o controle da pressão arterial, reduz o LDL e aumenta o HDL. O LDL é conhecido como “mau colesterol” já que seu deposito nas artérias pode provocar o entupimento. O HDL, o chamado “bom colesterol”, funciona como um sistema de limpeza da árvore arterial, impedindo o depósito de gordura em suas paredes, diminuindo a formação da placa de gordura e, consequentemente, a incidência de eventos cardiovasculares. . Isto porque este óleo é rico em gorduras monoinsaturadas, além de baixo teor de gorduras saturadas. A vitamina E, que é um antioxidante que protege o corpo contra os radicais livres e pode reduzir as doenças cardiovasculares e até prevenir alguns tipos de câncer também está presente no óleo de canola.


Precisamos de matéria-prima para realizar a produção equilibrada de nossos hormônios, responsáveis pela grande rede de comunicação e comandos do metabolismo humano. A este tipo de alimento damos o nome de construtor hormonal ou de gordura nutricional. Lembrar também que o cérebro humano é basicamente constituído de lipoproteínas, portanto 65% gordura (nutricional) e 35% proteína. Portanto, olho na qualidade e quantidade de proteína e gordura que ingerimos, porque através de uma Alimentação Balanceada e Consciente podemos construir mais inteligência, serenidade e equilíbrio emocional.


Bem, não é à toa que o consumo de sementes gergelim, linhaça, girassol esta em alta, pois elas apresentam uma composição nutricional muito semelhante à do cérebro humano. Inclusive, sua classificação é muito sugestiva: Sê - Mente!